Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Gerenciamento de frotas: o que é e como aplicar de maneira eficiente?

3 de julho de 2023 por Ticket Log em Abastecimento

O gerenciamento de frotas é uma atividade destinada às empresas que utilizam o transporte para fornecer seus produtos ou serviços. O processo permite controlar custos, gerenciar a produtividade e reduzir riscos.

Cuidar dos veículos de uma empresa requer a atenção a uma série de fatores: abastecimentos, manutenções, documentação, multas, além de outras despesas e obrigações.

Este processo pode consumir um tempo considerável do gestor de frota. Contudo, pode se tornar mais eficaz quando há um sistema para otimizar o processo de gerenciamento de frotas.

Que saber mais? Leia o artigo completo! Iremos abordar:

  • O que é o gerenciamento de frotas
  • Por que o gerenciamento de frotas é importante
  • Como funciona o gerenciamento de frotas
  • Como criar um gerenciamento de frotas mais eficiente
  • Qual o futuro do gerenciamento de frotas
  • Gerencie seus veículos com a Ticket Log

Boa leitura! 

O que é gerenciamento de frotas?

O gerenciamento de frotas é a atividade que controla as despesas e movimentações relacionadas à frota de uma empresa.

Esse processo é de extrema importância, pois centraliza as atividades respectivas à manutenção de veículos, controle de quilometragem, abastecimento, entre outros.

Por que o gerenciamento de frotas é importante?

O gerenciamento de frotas pode beneficiar significativamente uma organização.

Através dele, é possível aumentar a eficiência na aquisição de veículos e no gerenciamento de combustível, intensificando a segurança dos funcionários e reduzindo as emissões de carbono.

Como funciona o gerenciamento de frotas?

Cada empresa possui seu próprio método para realizar o gerenciamento de frotas, entretanto, há uma ferramenta de uso comum para este processo: o sistema de gerenciamento de frotas. Através de softwares de gerenciamento de frotas, acompanhar o desempenho dos veículos e custos relacionados fica muito mais fácil.

Outra alternativa é a contratação de empresas especializadas na gestão de frota de veículos, terceirizando o gerenciamento de frotas de caminhões, carros, motos, etc.

Seja qual for o formato utilizado, alguns pontos essenciais para um gerenciamento de frotas eficiente inclui os seguintes tópicos:

  • Limitação da velocidade máxima dos veículos;
  • Utilização de cartão de abastecimento com definição de regras para uso;
  • Controle do prazo de validade das CNHs dos motoristas;
  • Valores máximo permitidos para abastecimento;
  • Mapeamento dos gastos mensais;
  • Controle de manutenção;
  • Treinamento dos condutores;
  • Localização dos postos com melhores preços, etc.

Como criar um gerenciamento de frotas mais eficiente?

É importante que os gestores prestem atenção a diversos aspectos a fim de garantir que os veículos estejam em boas condições e que os custos sejam devidamente controlados.

Para ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas de gerenciamento de frotas de sua empresa. Confira!

Estabeleça políticas claras de gerenciamento de frota

As políticas devem incluir regras e procedimentos para o uso dos veículos, manutenção, segurança, gestão de combustível e outros aspectos importantes relacionados à gestão de frotas.

É fundamental que as políticas sejam seguidas por todos os envolvidos na empresa, incluindo motoristas, mecânicos, analistas e gerentes de frotas.

Isso garante que os veículos da empresa permaneçam em boas condições e que haja transparência e responsabilidade no uso e orçamento a eles destinado.

Treine os funcionários envolvidos no gerenciamento de frotas

É importante que todos estejam cientes das políticas da empresa e dos recursos oferecidos na gestão de veículos. Além disso, o treinamento da equipe pode ajudá-los a lidar com situações de emergência, garantindo a segurança dos veículos e das pessoas envolvidas.

Manter a empresa a par das últimas tendências do mercado automotivo também é uma forma de estar sempre preparado para lidar com as necessidades do negócio.

No blog da Ticket Log você encontra atualização constante com guias, novidades e dicas para gerenciamento de frota. Compartilhe o canal com seus colegas!

Utilize sistemas de gerenciamento de frotas

Otimize a gestão da sua frota de veículos com sistemas de gerenciamento eficientes.

Com recursos de rastreamento em tempo real, acompanhamento de manutenção, gerenciamento de combustível e custos, você tem mais controle e visibilidade sobre os seus veículos.

Quando há inteligência artificial embarcada, você pode receber relatórios e análises proativas com recomendações para otimizar rotas, reduzir custos com combustível, ampliar a eficiência e rentabilidade dos seus veículos e muito mais.

Otimize rotas e monitore o desempenho dos motoristas

Para fazer isso, você pode contar com ferramentas de rastreamento de veículos e soluções completas para gestão de frotas.

Sistemas de monitoramento de frota permitem acompanhar a localização e a velocidade dos veículos, bem como a identificação de possíveis problemas de desempenho, como excesso de velocidade ou uso inadequado do veículo.

Os dados coletados podem ser utilizados para otimizar rotas e melhorar a eficiência do transporte, reduzindo o tempo de viagem e aumentando a segurança dos motoristas.

Implemente a manutenção preventiva e o monitoramento de combustível

Para garantir que seus veículos estejam sempre em boas condições, é importante investir em manutenção preventiva. Isso inclui verificações regulares, troca de peças desgastadas e outras medidas para evitar falhas inesperadas e prolongar a vida útil dos veículos.

Além disso, o uso de sistemas de gerenciamento de frota permite monitorar o consumo de combustível, acompanhar o desempenho dos veículos e gerenciar os custos operacionais.

Com o uso deste tipo de solução, é possível estabelecer metas de consumo de combustível e trabalhar para alcançá-las, reduzindo as despesas e otimizando seu tempo.

Conheça suas despesas com gerenciamento de frota

Embora pareça fácil, levantar todas as despesas de uma frota é uma tarefa complexa. Ao realizar o controle de veículos de forma manual podem haver múltiplos desafios como a identificação do valor exato de combustível gasto por mês.

Manter os registros atualizados dos veículos, incluindo quilometragem, históricos de manutenção e outras informações importantes também são dificuldades frequentes.

Com a utilização de sistemas de gerenciamento de frotas eficientes essa tarefa é facilitada, pois os relatórios e gráficos são realizados de forma automática, com base nas informações do sistema, atualizadas em tempo real. 

Pode acreditar: tendo maior controle sobre os seus gastos atuais e situações dos veículos da empresa você consegue economizar. Faça uma simulação de economia e observe!

Elabore previsão e metas de despesas com a frota

Através da previsão e metas de despesas, você garante que sua frota esteja sempre operando de forma eficiente e rentável.

Estabeleça limites de gastos com combustível, manutenção e outros custos operacionais e acompanhe tudo de forma otimizada através de uma ferramenta de gestão.

Leia também: Planejamento Orçamentário: organize as despesas da sua empresa

Defina indicadores de sucesso para sua gestão de veículos

Para reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência dos veículos é importante mensurar dados através da definição de indicadores-chaves de desempenho (KPIs).

Isso permitirá que a equipe possa tomar medidas corretivas rapidamente, quando necessário, além de otimizar o tempo de análise.

Gerencie os custos operacionais

Uma visão clara dos gastos operacionais lhe permite tomar decisões mais assertivas. Algumas dicas para gerenciar os custos operacionais da frota incluem:

  • Monitorar os gastos com combustível e identificar formas de reduzi-los;
  • Realizar a manutenção preventiva, evitando reparos de maior valor no futuro;
  • Pesquisar e após escolher seguros para os veículos, garantindo que o patrimônio da empresa esteja sempre protegido;
  • Implementar um sistema de gerenciamento de frotas que permita acompanhar e controlar esses custos de forma precisa e eficiente.

Busque a melhoria contínua no gerenciamento de frota

Identificar oportunidades de melhoria deve ser um trabalho recorrente: afinal, sempre há ajustes que podem otimizar os resultados de um processo. Às vezes pequenas mudanças, como trocar o posto de abastecimento dos veículos da empresa, já permitem grandes impactos na operação – e no bolso!

Colabore com outras áreas da empresa

Isso significa estabelecer canais de comunicação claros e eficientes entre a equipe de gerenciamento de frotas e outras áreas da empresa, como finanças, logística e recursos humanos.

Quando essas áreas trabalham juntas para alinhar objetivos e metas, é possível garantir que a gestão dos veículos seja integrada e otimizada, resultando em melhores resultados para a empresa.

Qual o futuro do gerenciamento de frotas?

O gerenciamento de frotas evolui em direção à sustentabilidade como métrica principal, além do progresso de recursos tecnológicos. Como resultado, devem haver avanços em diferentes aspectos, conforme abordamos nos tópicos a seguir.

Tecnologia de blockchain

Dados são centralizados e disseminados de forma anônima, com a finalidade de fortalecer a segurança e permitir que as empresas acessem as informações que necessitam.

Mobilidade como serviço

Plataforma sob demanda e em tempo real oferecendo a combinação de modos de transporte, com amplas opções ao consumidor, incluindo o pagamento de seus deslocamentos.

Acesso sem chave ao veículo

Facilidade de acesso a veículos compartilhados com um simples toque em um botão ou acessando um aplicativo, graças às chaves digitais como a Geotab Keyless.

Soluções em veículos sustentáveis

Devido ao crescente interesse por soluções sustentáveis, deve ampliar o leque de ofertas de veículos: de caminhões elétricos para longas distâncias a modelos específicos para as necessidades da sua frota.

Leia também: Qual é o futuro dos carros elétricos?

Veículos autônomos

Existem oportunidades no transporte rodoviário para aproveitar os benefícios de veículos autônomos em função da previsibilidade dos padrões de tráfego nas rodovias.

Gerencie seus veículos com a Ticket Log

Com a Ticket Log, realizar o gerenciamento de frota fica muito mais fácil: são mais de 30 anos de mercado acumulados, mais de 41 mil parceiros credenciados em todo o Brasil e 1 milhão de veículos administrados.

Líder no mercado de gestão de frotas, dispõe de diversas soluções para sua empresa. São diferentes opções de acordo com a necessidade do seu negócio:

Para quem quer separar os custos dos veículos

É a melhor opção de ajuda de custo combustível para colaboradores. Permite otimizar o pagamento de combustível, manutenções, serviços veiculares, além de poder utilizá-lo em diferentes modais de deslocamento.

Com esta solução, o usuário tem liberdade para escolher onde quer utilizar o saldo, tudo através de uma plataforma simples, inteligente e integrada.

Além do abastecimento do veículo, é possível pagar corridas de táxi, caronas compartilhadas por aplicativo e aluguel de bicicletas convencionais ou elétricas. Também permite pagar estacionamentos e débitos veiculares, entre outros serviços.

Faça uma simulação online!

Para quem quer mais controle nos abastecimentos

É a melhor solução para controle de abastecimento e gestão de veículos. Com o cartão, que é integrado a um sistema completo de gestão, você define quem, quando e onde abastecer ou realizar outros tipos de serviço no veículo, garantindo a correta utilização dos recursos destinados para a frota.

Contrate online, sem burocracias, e tenha 60 dias sem taxas!

Para quem quer planejar as suas rotas

Ideal para frotas de caminhões. Com essa solução, o gestor pode planejar as rotas, negociar o preço do diesel e reduzir as despesas com combustível, contribuindo para uma gestão mais eficiente.

Contrate agora!

App SouLog+

A plataforma Sou Log+ foi feita para o gestor controlar seus veículos em tempo real a qualquer hora do dia e de qualquer lugar.

Com o app, é possível acompanhar todos os gastos e movimentações nos cartões da frota da sua empresa pelo computador, celular ou tablet.

Também consegue gerar relatórios, estipular regras de abastecimento, liberar transações, efetuar bloqueio por perda ou roubo, realizar o pagamento de forma facilitada através de uma fatura única e contar com a comodidade de um suporte 24 horas por dia.

TED

O TED é a inteligência artificial para gestão de frotas da Ticket Log. Por meio dela, é possível realizar análises preditivas e prescritivas com base nos dados de abastecimento e manutenção da sua frota, obter sugestões de possíveis ações para reduzir gastos, melhorar a performance e otimizar outros recursos.

Painel da frota

O Painel da Frota é um dashboard onde ficam disponíveis diversos indicadores da performance da sua frota, como parâmetros estabelecidos pelo próprio gestor e acompanhamento de KPIs. Todos os dados são gerados a partir das informações transacionais dos cartões na hora de abastecer e nas oficinas.

Com o acesso ao Painel da Frota, você tem o balanço completo do uso dos veículos e reúne todos os dados sobre a frota em um só lugar. Através dessas informações, você pode identificar oportunidades de melhoria na performance da frota e otimizar ao máximo os recursos dedicados a ela. Veja algumas delas:

  • Despesas (R$);
  • Litros consumidos;
  • Preço por litro (RS/l);
  • Km rodado;
  • Custo por km rodado (R$/km);
  • Km rodado por litro;
  • Emissão de GEE por veículo.

Simplifica fiscal

Sistema automatizado para recolhimento das notas fiscais e acompanhamento em tempo real das emissões de notas durante transações, para validação online.

O Simplifica Fiscal contribui para que a sua empresa esteja de acordo com as normas junto à Receita Federal e ajuda no resgate de valores de acordo com oportunidades tributárias para gestores de frotas.

Controla Telemetria

Integração das regras de utilização com empresas de telemetria, permitindo o controle avançado da localização e hodômetro como critérios para liberação do pagamento/transação. Ou seja, só pode abastecer se estiver no posto e com o hodômetro idêntico ao informado na maquininha de cartão (POS).

Integra Dados

Integra nossa plataforma com outros softwares de gestão para que você tenha mais facilidade no consumo de dados externos integrados ao de abastecimento.

Docs e multas

Tenha a segurança de estar em dia com suas obrigações através do controle de documentação dos veículos, dos condutores e multas, evitando assim, gastos e incômodos desnecessários.

Assistência 24 horas

Garanta tranquilidade aos condutores com serviço vinculado à solução de manutenção disponível 24 horas para a frota. Conte com assistência para situações emergenciais como guincho, chaveiro, troca de pneu, etc.

Posto interno

Controle o abastecimento em bombas de combustível na garagem ou pátio da empresa, assim como nos abastecimentos externos.

Conclusão: gerenciamento de frotas e mobilidade é para todos!

Através de um planejamento sólido e de uma execução baseada em ações previamente estabelecidas, é possível criar um gerenciamento de frotas único, dinâmico, produtivo e, acima de tudo, seguro.

Por isso, o gerenciamento de veículos traz inúmeros benefícios para a empresa, que consegue ter mais controle, transparência e economia.

E com a Ticket Log, sua empresa obtém inúmeras vantagens: acompanhamento da frota através de relatórios, agilidade nas consultas, transparência nos seus gastos, mobilidade e muitas outras facilidades em uma única solução.

Que tal elevar os resultados da sua empresa com o gerenciamento de frotas? Fale com a gente e saiba mais.

Leia também:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *