Gerenciamento de frotas: você sabe o que é e como funciona?

7 de junho de 2022 por Ticket Log em Abastecimento
Voltar

Cuidar dos veículos de uma empresa não é uma tarefa fácil. Controlar abastecimentos, manutenções, entre outras despesas e obrigações pode tomar grande parte do tempo do gestor da frota. Entretanto, o gerenciamento de frotas pode ser mais eficaz quando se tem como aliado um sistema de gestão de frotas.

Quer saber mais sobre o gerenciamento de frotas? Convidamos você a continuar a leitura.

Gerenciamento de frotas: o que é?

O gerenciamento de frotas é a atividade que acompanha as despesas e movimentações relacionadas à frota de uma empresa. Esse processo é de extrema importância, pois centraliza e mantém sob controle as atividades que envolvem manutenção, combustível, controle de quilometragem, entre outros.

Benefícios do gerenciamento de frotas

São diversos benefícios que o gerenciamento de frotas promove. Confira alguns:

  • Economia de tempo e dinheiro: uma frota bem administrada está sujeita a menos imprevistos que podem gerar prejuízos financeiros e de tempo.
  • Prevenção de acidentes: uma gestão de manutenção de frota ajuda a evitar acidentes, afinal, muitos são causados por falhas mecânicas.
  • Evita multas: a falta de manutenção no veículo, incluindo rodagem com pneus carecas, gera multa e pontos na CNH. Entretanto, o gerenciamento de frota permite monitorar e programar manutenções que podem evitar essas infrações.
  • Melhor performance: a empresa ganha em performance ao eliminar notinhas e reembolsos, que acabam gerando perda de tempo da equipe administrativa e, também, do motorista.

Como funciona o gerenciamento de frotas?

Cada empresa possui uma forma de lidar com a gestão de frotas, entretanto, existem pontos em comum, como a utilização de um sistema de gerenciamento de frota. Outra opção é a contratação de empresas de gestão de frotas de veículos, o que terceiriza o gerenciamento de frota de caminhões, carros, motos etc.

Confira alguns pontos essenciais do funcionamento da gestão de frotas em empresas:

  • Limitação da velocidade máxima dos veículos;
  • Utilização de cartão de abastecimento com estipulação de regras de finalidade do uso;
  • Controle do prazo de validade das CNHs dos motoristas;
  • Valores máximos para abastecimento;
  • Mapeamento dos gastos mensais;
  • Controle de manutenção;
  • Treinamento dos condutores;
  • Localização dos postos com melhores preços etc.

Quer mais uma dica para melhorar o seu gerenciamento de frotas? Conheça a Ticket Log!

A gestão de frota fica mais fácil com as soluções Ticket Log. São mais de 30 anos de mercado, mais de 41 mil parceiros credenciados em todo o Brasil e 1 milhão de veículos administrados. Conte com a Ticket Log é líder no mercado de gestão de frota de veículos e nossas diversas soluções para gerenciar a frota da sua empresa. São opções de acordo com a necessidade da sua frota, com ajuda de custo e até benefícios aos funcionários: Ticket Car, Ticket Fleet e Ticket Cargo.

E mais: com a plataforma Sou Log+, é possível acompanhar pelo computador, celular ou tablet todos os gastos e movimentações nos cartões da frota da sua empresa. Gere relatórios, estipule regras de abastecimento, efetue bloqueio por perda ou roubo e muito mais, e ainda tenha facilidade de pagamento em fatura única e automática, e  suporte 24 horas por dia. É mais que um cartão de combustível, é Ticket Log. Solicite um contato.

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *