Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigada! Em breve entraremos em contato.

Voltar

Indicadores para gestão de frotas: otimize seu controle

26 de junho de 2023 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Mulher mostrando indicadores de frota no laptop para homem

Indicadores para gestão de frota são métricas que fornecem insights sobre a eficiência e o desempenho da frota de veículos da empresa. A análise dos indicadores permite tomar decisões mais embasadas e otimizar o uso de recursos.

O dia a dia de uma frota envolve muitos fatores. A maioria deles precisa ser previsto pelo gestor para garantir uma eficiência diária e assim conseguir ter indicadores chave para a melhora de todo o fluxo de trabalho.

Uma gestão eficiente da frota de veículos é o core para o sucesso de muitas empresas. Para garantir que os recursos sejam utilizados de forma inteligente e os objetivos sejam alcançados, é fundamental contar com indicadores de desempenho adequados.

Neste conteúdo que preparamos, exploraremos formas de otimizar o controle da frota por meio desses indicadores. É isto que permitirá uma tomada de decisão mais informada e eficaz.

Mas, quais são os indicadores que um sistema de gestão de frotas pode trazer? E qual a melhor plataforma para o gestor? 

Neste conteúdo, você vai descobrir mais sobre:

  • Quais são os indicadores para gestão de frota (KPIs)?
  • De que maneira os indicadores podem ajudar na gestão da empresa
  • 8 indicadores de gestão de frotas
  • Benefícios do monitoramento dos indicadores para gestão de frota
  • Melhore a gestão de sua frota com a Ticket Log
  • Conclusão

Ótima leitura!

Quais são os indicadores para gestão de frota (KPIs)?

Os KPIs, Key Performance Indicator, ou Indicadores-chave de desempenho, são aqueles critérios que podem informar oportunidades e ameaças de uma determinada atividade. Eles devem ser observados atentamente para que todo o sistema seja rentável e produtivo.

Estes indicadores para gestão de frotas são ferramentas valiosas que fornecem insights essenciais sobre o consumo de combustível, custos operacionais, manutenção preventiva e produtividade dos motoristas. 

Com um sistema de gestão de frotas completo, o trabalho do gestor é voltado para a estratégia, principalmente porque os KPIs informados são únicos. 

Sendo assim, toda a parte operacional fica centralizada no sistema e as decisões são feitas baseando-se em dados reais.

De que maneira os indicadores podem ajudar na gestão da empresa

Com uma boa análise dos indicadores, é possível saber alguns fatores de mudança que a frota pode passar. Eles podem ser sinônimo de melhoria para que haja uma detecção de oportunidades únicas, além de aumentar positivamente os próximos dados.

Os KPIs fornecem métricas mensuráveis e objetivas que permitem acompanhar o desempenho em relação aos objetivos estabelecidos. 

Ao monitorar e analisar os KPIs relevantes para cada área de negócio, é possível identificar tendências, tomar decisões embasadas, otimizar processos, melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, identificar oportunidades de crescimento e aprimorar o desempenho geral da empresa. 

Como construir, monitorar e analisar KPIs na prática?

Os KPIs atuam como indicadores-chave que fornecem informações precisas para a tomada de decisões estratégicas, ajudando a empresa a alcançar seus objetivos de forma mais eficaz. Mas como chegar até eles e, indo além, como conduzir estes indicadores?

É essencial definir objetivos claros e mensuráveis. O segundo passo é identificar os indicadores-chave que fornecerão insights relevantes sobre o desempenho. 

Estabeleça metas e referências para cada KPI, colete dados, monitore regularmente e registre os resultados. Analise os dados obtidos para identificar tendências, padrões e oportunidades de melhoria.

8 indicadores de gestão de frotas

Mockup de painel de indicadores de frota

Construir, monitorar e analisar os indicadores-chave de desempenho requer um processo estruturado e contínuo. 

Com base nas análises, tome ações corretivas e ajuste os KPIs conforme necessário. Revisões periódicas são importantes para garantir a relevância dos indicadores em relação aos objetivos da empresa.

Trouxemos alguns indicadores para que fique mais fácil a visualização e implementação dessa abordagem, confira:

1. Quantidade de multas

Um dado que deve ser deve ser acompanhado de perto é o índice de multas, tanto por parte dos motoristas, quanto por veículo.

A quantidade e custo que a empresa tem com infrações é um importante indicador de segurança, acima de tudo, e auxilia os gestores na identificação dos condutores mais reincidentes.

Exemplos:

  • multas por veículo;
  • multas por condutor;
  • frequência da frota e por veículo;
  • valores gastos por mês e ano com multas.

Esse controle na incidência de multas também pode mostrar o padrão de comportamento dos motoristas da sua frota, evitando outros possíveis problemas, como acidentes mais graves, por exemplo.

2. Manutenção por veículo

Gastos inesperados com manutenção também podem gerar um prejuízo desnecessário para sua empresa, sendo um dos fatores que merece maior atenção e deve ser acompanhado de perto.

Nesse caso, o ideal são KPIs:

  • Valor total com manutenções;
  • Quantidade de veículos que realizaram;
  • Custo por Veículo;
  • Custo por Manutenção;
  • Quantidade de Manutenções Preventivas realizadas;
  • Quantidade de Manutenções Corretivas realizadas;
  • Taxa de disponibilidade da frota;

Lembrando que, além do controle através dos KPIs, ter o hábito de realizar as manutenções preventivas ajuda na conservação dos veículos e diminuição de gastos. 

Leia mais sobre como fazer a manutenção de veículos de frotas!

3. Manutenção por motorista

A maneira de condução dos motoristas pode ter impacto direto na frequência de manutenções, tornando-se uma maneira eficaz de avaliar seu desempenho.

Motoristas inexperientes ou com hábitos inadequados de direção podem acelerar o desgaste de peças e aumentar o consumo de combustível. Portanto, é importante monitorar esse indicador para identificar a necessidade de treinamentos que melhorem o desempenho desses profissionais.

Lembre-se: a periodicidade para uma manutenção preventiva pode variar de acordo com o modelo do seu veículo, mas também com o comportamento do motorista.

Leia também: Técnicas de direção econômica reduzem o gasto com combustível

4. Consumo de combustível

Um dos maiores gastos com a frota está no consumo de combustível e, por isso, é importantíssimo ter uma gestão de abastecimento que acompanhe se este gasto está dentro do padrão ou se pode ser melhorado. 

É importante ter uma visão por veículo, por motorista, por km rodado, entre outros.

Os mais usados:

  • custo total da frota (R$);
  • custo por km rodado (R$/km);
  • desempenho média da frota (km/l);
  • consumo por veículo e por motorista;
  • consumo por tipo de combustível;
  • veículos que mais consomem fora de média;
  • motoristas que mais consomem fora da média;
  • principais motivos de abastecimentos indevidos.

Além de acompanhar de forma detalhada e precisa, a partir dos indicadores, você consegue identificar as melhorias que irão gerar economia sem impactar na operação.

5. Taxa de disponibilidade da frota

A compreensão da qualidade das manutenções e do cuidado dos motoristas com o transporte é um indicador essencial. Essa análise abrange a qualidade das peças, os serviços prestados, a atenção dos condutores e a vida útil dos veículos. 

Para aumentar a produtividade e eficácia na gestão da frota, é fundamental contar com orientação especializada e utilizar serviços e componentes adequados. Dessa forma se reduzem os riscos de prejuízos.

6. Idade média da frota

A partir da aquisição de um veículo ou mais, especialmente um caminhão – que possui o custo mais elevado -, é essencial ter seu histórico de manutenções. 

A gestão de veículos antigos pode ser extremamente desafiadora. O consumo ineficiente, reparos demorados e manutenções frequentes consomem muito tempo e impactam negativamente nas operações. 

Leia também: Como saber quando é o momento de trocar os veículos da empresa

Muito além do histórico, manter as revisões em dia e programadas. Esta é a base do gestor de frotas.

É claro que, ao substituir veículos antigos por novos, a frota experimentará imediatamente um aumento na produtividade e economia, contribuindo para o desempenho geral da equipe. Mas nem sempre isto é possível. Por isso, a manutenção em dia pode ser a chave para uma frota prolongar sua vida útil.

A Ticket Log te ajuda a estar em dia com a sua manutenção de frota. 

7. Produtividade

Outro importante indicador para a gestão de frotas é a produtividade. Um olhar atento assegura que a capacidade da frota seja utilizada de maneira eficiente. Alguns pontos úteis para serem observados:

  • capacidade dos veículos da frota;
  • quantidade de viagens realizadas por determinado período;
  • tempo médio para a conclusão do trabalho
  • quantas viagens foram realizadas.

Ao possuir essas informações e compartilhá-las com a equipe, é possível obter uma visão mais clara do processo e identificar insights para a organização das rotas de entrega. 

Isso resulta em uma redução no número de veículos utilizados, gerando economia e aumentando a eficiência do processo. 

8. Custo por manutenção

A análise do custo médio por manutenção e do gasto total em um determinado período é essencial para obter uma visão abrangente do setor e entender seu impacto na receita da empresa. 

O objetivo é identificar a origem das despesas e buscar maneiras de reduzi-las. Além disso, esse KPI pode ser útil ao estabelecer parcerias com fornecedores, buscando preços mais competitivos e vantajosos.

Benefícios do monitoramento dos indicadores para gestão de frota

O monitoramento dos indicadores para gestão de frota traz uma série de benefícios práticos para as empresas:

  1. Tomada de decisão embasada: ao acompanhar os indicadores, as decisões com base em informações se tornam embasadas. Fica fácil identificar áreas que necessitam de melhoria; 
  2. Otimização de recursos: com base nos dados, é possível realocar veículos de forma mais eficiente, melhorar rotas de entrega, reduzir ociosidade e maximizar a utilização da frota como um todo;
  3. Redução de custos operacionais: também é possível analisar indicadores como consumo de combustível, manutenção preventiva e corretiva, além de custos operacionais. Após, pode ser estudada implementação de práticas de condução mais eficientes, o planejamento adequado da manutenção e a negociação de melhores condições com fornecedores;
  4. Melhoria da produtividade: aqui pode-se analisar possíveis ações corretivas, como treinamentos para os motoristas, reorganização das rotas ou adoção de tecnologias que otimizem a produtividade dos veículos;
  5. Aumento da segurança: ao monitorar esses indicadores, é possível identificar padrões preocupantes e implementar medidas preventivas, como treinamentos de direção defensiva e monitoramento dos comportamentos dos motoristas.

Em resumo, o monitoramento dos indicadores para gestão de frota oferece benefícios tangíveis, incluindo tomada de decisão embasada, otimização de recursos, redução de custos, aumento da produtividade e melhoria da segurança. 

Melhore a sua gestão de abastecimento e reduza despesas com combustível!

Melhore a gestão de sua frota com a Ticket Log

Sabe qual o sistema de gestão de frota que conta com todos esses benefícios e oferece ainda mais vantagens? As soluções da Ticket Log!

Não importa o tamanho, nem o tipo da sua frota, estamos aqui para te ajudar a ser mais eficiente, produtivo e melhorar a performance do seu negócio. Conheça mais sobre nossos produtos:

Para quem quer separar os custos do veículo

Mais que um cartão de combustível, a solução de mobilidade do grupo Edenred é um jeito ainda mais fácil de pagar despesas.

Com um sistema centralizado, você pode ter acesso às informações de despesas com abastecimento, manutenção, patinetes e bikes compartilhadas, estacionamento, multas, licenciamento e outros débitos do veículo e ainda contar com uma assistência 24h.

Para quem quer mais controle nos abastecimentos

Acompanhe os dados de todos os seus veículos, compare os melhores preços de combustível, configure regras e receba alertas de uso. Simples e acessível, com a Ticket Log fica ainda mais fácil saber como a sua frota está performando e tomar as melhores decisões para a sua gestão de abastecimento.

Tudo isso em uma plataforma revitalizada, o Sou Log+, que pode ser acessada diretamente do seu celular, onde quer que você esteja!

Para quem quer planejar rotas

Programe suas rotas aproveitando os melhores preços de combustível em uma ampla rede de postos.

Com mais de 36 mil parceiros, a solução voltada para pequenas e grandes frotas de caminhões atua na roteirização, economia de combustível e claro, contando com a segurança que só a Ticket Log oferece.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são KPIs e a importância de utilizá-los na sua gestão de frotas, está na hora de pensar em como fazer isso de forma simples na prática.

Aqui na Ticket Log, todas as informações, desde o abastecimento à manutenção, podem ser de fácil acesso para a gestão da sua frota, transformando automaticamente os dados em indicadores precisos para gestão.

Outras sugestões de artigos que podem ser úteis:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 2 comentários

  1. Thyago Padula disse:

    Bom dia.
    Me chamo Thyago e sou responsável pela empresa ZTF AUTOMEC e gostaria de me credenciar a sua empresa. Pois tenho alguns clientes que estão solicitando o pagamento pelo cartão de vocês na minha empresa.
    Gostaria de ter mais informações.
    Segue meu telefone para contato.
    1322028525
    13976007023