Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Manutenção preventiva: importância e como criar um plano para a frota

9 de abril de 2021 por Ticket Log em Manutenção de Frotas
Você sabe como a manutenção preventiva pode facilitar o dia a dia da sua empresa?

Agir com antecipação é uma maneira muito sábia de valorizar seu trabalho, não prejudicar a prestação de serviços alheia e não atrasar as entregas para o consumidor final. Com a manutenção preventiva de veículos sua frota ficará livre de situações de risco.

Fazer esse planejamento requer muita atenção e comprometimento de todo time. Afinal, o intuito é prevenir estragos e diminuir qualquer possibilidade de atraso ou demais problemas que possam gerar um alto custo a corporação.

Se deseja saber a importância desse plano e qual o melhor jeito de criá-lo, continue conosco e tire todas as suas dúvidas nos tópicos abaixo. Boa leitura!

O que é plano de manutenção preventiva

O plano de manutenção preventiva focado em frotas consiste em uma série de documentos que buscam garantir a eficácia e o bom funcionamento de seus veículos. É um projeto que reúne várias informações importantes para que a execução seja feita sem nenhum contratempo.

Nele estará contido a periodicidade da manutenção, os responsáveis por cada serviço, peças, ativos necessários para as tarefas, a frequência que ela ocorrerá, KPI’s de produtividade, cronograma e questões ligadas a otimização de resultados.

As principais vantagens da manutenção preventiva

Sabemos que, com o tempo de uso, todo veículo apresenta sinais de desgaste e não se deve esperar o dia em que ele pare de funcionar para realizar o devido conserto. Ao pensar dessa maneira, você está colocando sua empresa em uma situação de risco.

Imagina um cenário em que o seu veículo não funcione em meio a um local distante em que é preciso aguardar várias horas até a chegada de uma ajuda. Com a manutenção preventiva sua empresa irá prevenir esse tipo de situação. Veja abaixo outras vantagens que ela apresenta.

Redução de custos

A manutenção preventiva permite a adoção de várias práticas no projeto que colaboram para uma redução de custos: cria uma frequência de balanceamento e alinhamento de pneus, combustível, compra de peças primordiais em um tempo mais otimizado e também daquelas ferramentas que são necessárias para estarem em estoque.

Melhor controle das atividades

Ter um melhor controle das atividades que acontecem dentro do seu departamento é de total interesse para o gestor que quer sempre melhorar o desempenho da equipe. Portanto, não deixe de investir na criação de um plano de manutenção preventiva.

Mantém a produtividade na equipe

Com a delegação de responsabilidades dentro do projeto de manutenção preventiva seus colaboradores se sentiram mais valorizados e focados em soluções que garantem a qualidade dos serviços prestados e a valorização do trabalho desses profissionais. Uma ótima maneira de manter a sinergia do time.

Como fazer um plano de manutenção preventiva

Comece com uma coleta de dados com as situação dos veículos, em seguida determine um orçamento para os reparos, compra de ativos e demais recursos financeiros. Depois elabora dois checklist: uma para identificar os componentes do carro e outro para fazer a revisão em todos eles.

Ou seja, tapeçaria, mecânica, borracharia e as outras áreas do veículo. Organize um cronograma e mantenha uma frequência de análise saudável a fim de manter a produtividade da sua frota.

Durante a leitura deste artigo você conheceu a importância da manutenção preventiva e como o gestor pode criar um plano para os veículos da frota da empresa. Invista nessa atividade e conte com a ajuda de uma empresa especializada em gestão de frotas.

A Ticket Log é um forte nome no segmento de mobilidade e gestão de frotas que pode te ajudar nesta rotina de forma automatizada e prática. Visite nosso site e conheça agora mesmo nossas soluções!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 2 comentários

  1. Marina disse:

    A manutenção preventiva é atualmente indispensável para aredução de custos em uma empresa…ótima postsgem!