O monitoramento de frota pode fazer sua empresa economizar. Saiba como!

Monitoramento de frota: saiba o que é e quais tipos existem

1 de junho de 2022 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Voltar

Vivemos em uma era conectada, somos atualizados dos fatos em tempo real e, por isso, nada melhor que atribuir ao trabalho os benefícios da era tecnológica. O monitoramento de frota em tempo real já é uma realidade. Ele contribui para prevenir acidentes e, também, controlar melhor os gastos.

Quer saber mais sobre os benefícios do monitoramento de frota para a sua empresa? Continue a leitura.

Donos de frotas entendem que ter uma logística boa pode fazer toda a diferença nos negócios e que isso atualmente é um grande desafio. É preciso ter conhecimento da movimentação de seu veículo.

Hoje em dia essas informações precisam ser ainda mais acuradas, como por exemplo, com a ajuda do monitoramento em tempo real. O monitoramento de frotas ajuda a prevenir acidentes e controlar melhor os gastos.

O que é monitoramento de frotas?

O monitoramento de frota consiste no acompanhamento em tempo real do andamento dos veículos da empresa, tanto geograficamente falando quanto em relação a seu estado de conservação e status operacional. Por meio dele também é possível obter informações como histórico de rotas percorridas, localizações visitadas, além de recursos como notificações de alertas e as chamadas cercas virtuais, assim, é possível ter a certeza de que o motorista está seguindo o planejamento de rota.

Todas as informações anteriormente citadas são de extrema importância para a identificação de problemas que podem impactar no resultado final ou até no aumento dos custos operacionais. Confira abaixo algumas vantagens de fazer o monitoramento de frota:

  • Otimização de performance;
  • Melhora dos serviços prestados;
  • Auxílio na prevenção de acidentes;
  • Garantia da segurança dos motoristas;
  • Economia de combustível;
  • Fornecimento de dados que ajudam a identificar deficiências e vantagens.

Por mais que estejam interligados, o monitoramento de frota se difere do rastreamento de frota. O monitoramento vai além de somente saber onde estão os veículos no momento, também é possível acompanhar seu histórico de viagens, manutenções, controle de abastecimento, início de movimento e parada, entre outras informações importantes para o gestor de frotas.

O rastreamento serve apenas para avaliar as rotas já realizadas e buscar soluções para melhorar o tempo de viagem.

Apesar de ser uma saída, o rastreamento ainda é uma forma incompleta de levantamento de dados. Por isso, para uma gestão mais assertiva é necessário o monitoramento. Conheça abaixo algumas das vantagens de fazer o monitoramento da frota:

Vantagens

  • Prevenção de acidentes;
  • Controle do consumo de combustível;
  • Acompanhamento da jornada de trabalho dos colaboradores;
  • Mapeia deficiências e vantagens;
  • Aumento dos lucros;
  • Melhoria dos serviços prestados;
  • Controle maior e organização otimizados;
  • Aumento da produtividade.

Como fazer o monitoramento da frota?

Para fazer o monitoramento de sua frota é preciso realizar algumas ações significativas para que o processo funcione. Pois o monitoramento de frota vai muito além de apenas saber onde está o veículo e acompanhar seu desempenho. Por isso trouxemos algumas alternativas que você pode usar para te ajudar com este processo:

  • Rastrear o veículo: Você pode colocar dispositivos de rastreamento nos veículos ou pode usar dispositivos móveis, como smartphones, através de aplicativos;
  • Check-Lists de viagem: Pode ser feito o uso de formulários e, a partir deles, o motorista deve realizar uma checagem garantindo a segurança e qualidade do serviço. Eles podem ser em papel ou digitais. Os formulários serão usados para comparações e identificação de problemas através de padrões;
  • Controle de entregas: É fundamental que seja feito o monitoramento dos status de entregas e coletas realizadas por sua equipe, pois dessa forma fica claro se houve atrasos e por que eles aconteceram. É importante lembrar que esse tipo de identificação tem de ser feita rapidamente e online.

É válido lembrar também que o monitoramento pode ser feito de diversas maneiras, isso irá depender do ramo de atividade que sua empresa realiza. Confira algumas outras maneiras que podem ser usadas para monitorar seus veículos de forma eficiente:

  • Controle de Combustível e Pneus: O consumo de combustível e pneus consistem em uma das maiores despesas relacionadas às frotas. Dessa maneira, o monitoramento por meio de sistemas integrados contribui para que você tenha um controle real desses gastos através dos quilômetros rodados.
  • Planejamento e Otimização das Rotas: Uma peça fundamental na hora de aperfeiçoar seus serviços. É preciso achar soluções referentes à logística de entrega, diminuindo o tempo e melhorando a qualidade da mesma.
  • Controle da Manutenção: Ter um sistema capaz de monitorar as manutenções rotineiras certamente é importante. Principalmente se ele consegue controlar agendamentos e possui um histórico do que já foi feito. Isso ajuda a manter os veículos seguros e disponíveis por mais tempo.
  • Controle de Custos: Com o processo de monitoração fica fácil ter um controle rígido de gastos, principalmente relacionados a multas e combustível. Dessa maneira é possível ter uma segurança maior na hora de tomar decisões relacionadas ao controle dos custos dos processos de entrega.

Dicas

Pensando em começar a usar o monitoramento em sua empresa? Trouxemos dicas para você!

1- Se planeje

Como qualquer ação, antes é preciso fazer um planejamento estratégico para identificar as necessidades da empresa. Com isso, o próximo passo é traçar um plano de ação para implementar o monitoramento da frota de forma consciente e eficiente.

2- Informe sobre o monitoramento

Para sua ação dar certo é muito importante que todos os seus colaboradores estejam cientes de que serão monitorados pelo veículo. É importante esclarecer dúvidas e ser transparente em relação a como ocorrerá o monitoramento.

3- Treine sua equipe

Com todas essas mudanças, é importante treinar seus colaboradores. Eles precisam estar por dentro das novas tecnologias e nova logística adotada pela empresa, para que possam utilizar os novos recursos disponíveis.

A dica aqui é que todos os funcionários passem pelo treinamento para que estejam alinhados com as novas diretrizes.

4- Tenha uma comunicação eficiente

Para que o monitoramento dê certo é preciso que sua empresa invista em uma comunicação eficiente. Ela evita que os veículos fiquem muito tempo parados devido a algum problema e também previne mal-entendidos que prejudicam a produtividade. Esse é um fator muito importante do processo, por isso, não poupe esforços para otimizá-lo.

5- Automatize

Existem algumas maneiras de fazer o monitoramento. Por exemplo, ligações, mensagens ou até mesmo combinar paradas durante a viagem para dar relatório. Contudo, nenhuma delas se mostrou tão eficiente quanto os sistemas especializados em gestão de frotas. Por isso, se você pode investir em um programa assim, não pense duas vezes

Otimize seu monitoramento de frota: conheça a Ticket Log

O monitoramento de frota fica mais fácil com as soluções Ticket Log. Com mais de 30 anos de mercado, a Ticket Log é líder no mercado de gestão de frotas, com 43 mil parceiros credenciados em todo o Brasil. São 1 milhão de veículos administrados. Conte com diversas soluções para gerenciar a frota da sua empresa e economize nos gastos com combustível. Conheça o Ticket Fleet e o Ticket Cargo.

E mais: com a plataforma Sou Log+, é possível acompanhar pelo computador, celular ou tablet todos os gastos e movimentações nos cartões de abastecimento. Ainda: facilidade de pagamento em fatura única e automática, suporte 24 horas por dia. É mais que cartão de combustível, é Ticket Log. Clique aqui e conheça.

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *