Descubra a importância do treinamento de equipe

Treinamento de equipe: qual a importância para a gestão de frotas?

15 de outubro de 2021 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Voltar

Na vida de um gestor de frotas, é preciso sempre prestar atenção em seus motoristas e outros colaboradores, para que todas as etapas do processo sejam eficientes. Uma das táticas para manter os colaboradores integrados e até gerenciar custos é adotar um treinamento de equipe.

O treinamento de equipe pode trazer muitos benefícios de curto e longo prazo. Por isso, preparamos esse conteúdo para te mostrar a importância dessa prática no dia a dia da gestão de frotas.

A importância do treinamento da equipe

Gerenciar frotas envolve uma série de funções importantes para o dia a dia da empresa e o sucesso do negócio. Avaliar os resultados, ter critérios para análise de dados e encontrar indicadores de desempenho é apenas uma parte do processo.

Alguns desses indicadores, podem estar relacionados ao trabalho mais operacional, como gasto excessivo de combustível, multas, baixa produtividade, sinistros recorrentes, entre outros exemplos. Diante deles, fica mais fácil entender quais os acertos e os erros da frota em um todo, pensando em uma solução satisfatória e eficiente.

Dentro disso, uma das maneiras de conseguir organizar melhor as soluções é optando por treinar a equipe. Essa medida é muito indicada e costuma trazer efeitos positivos para a frota, gerando muitos resultados a curto e longo prazo.

Os treinamentos podem variar de acordo com a necessidade da frota. Por exemplo, se o principal problema é relacionado a segurança, um treinamento da equipe sobre o assunto pode conscientizar e ajudar a melhorar esse problema.

Então, um processo de treinamento é bastante benéfico para a gestão no geral. Assim, o problema é resolvido e a chance de voltar a ser recorrente é muito pequena, evitando mais gastos para solucionar a emergência e deixando o fluxo de trabalho sem imprevistos.

Veja a seguir alguns benefícios que o treinamento de equipe pode trazer para a sua gestão:

Quais os benefícios dessa prática?

Cada pessoa da equipe tem uma forma de realizar o seu trabalho. Isso tem relação com a sua produtividade, entrega e, claro, com a realização das tarefas diárias. Ao escolher treinar uma equipe, você como gestor está pensando de uma forma estratégica para a melhora da cadeia de compromissos como um todo.

A ideia desses treinamentos em equipe não é condicionar o trabalho e sim mostrar uma maneira mais consciente de realizá-los. Quer ver os benefícios disso na prática? Veja abaixo uma lista de vantagens que a aplicação de um treinamento em equipe pode trazer:

Otimização de manutenções

Quando os condutores sabem da melhor maneira de fazer determinadas ações, fica mais fácil prevenir acidentes e ter um melhor resultado. Ao otimizar manutenções nos veículos da frota, o desempenho da equipe é melhorado e o trabalho realizado de uma forma mais eficiente.

Redução de custos

Ao treinar a equipe sobre determinados assuntos, a longo prazo, é possível garantir uma redução drástica de custos. Gastos com multas, trocas de peças e até com a compra de outros veículos podem ser evitadas.

Mais produtividade

Como explicamos, a produtividade está ligada diretamente ao trabalho diário da frota. Lidar com prazos e com a imprevisibilidade do tráfego é uma tarefa difícil, mas após um bom treinamento, esse processo pode ser mais seguro e eficiente.

Sendo um gestor, o seu trabalho é garantir que a equipe trabalhe com segurança e consiga realizar todas as tarefas sem problemas maiores. Então, a produtividade da equipe afeta diretamente a sua rotina de gestão, por isso, optar por um treinamento será muito benéfico para as entregas.

Pense na roteirização dos trajetos, verifique o estado físico do veículo e converse com os colaboradores para que todo o processo seja mais simples e renda bons frutos após o treinamento.

Menos acidentes

Condutores bem treinados evitam acidentes, danos e até sinistros aos veículos e a si próprio. O trânsito é imprevisível e precisa de cuidado, atenção e muita calma. Ao dirigir com cautela, além de prezar a segurança própria, o condutor também está pensando nos carros ao seu redor. Dessa maneira, toda a frota ganha e o trânsito tem menos acidentes!

Conheça os melhores treinamentos para a sua equipe de frotas

Para te ajudar a escolher o melhor treinamento para equipe, separamos alguns temas que ajudarão na gestão e ainda trarão todos os benefícios que citamos. Confira:

Direção defensiva e eficiente

Boa parte dos acidentes ocorrem por algum tipo de imprudência dos condutores. Por isso, praticar a direção defensiva é a melhor maneira de evitar choques e outros imprevistos mais sérios.

Ao escolher um treinamento sobre esse tema, os colaboradores têm acesso a dados sobre as estradas e centros urbanos, saberão como economizar recursos e conservar os veículos, além de tirarem dúvidas sobre a direção defensiva e sabem como tornar seu trabalho mais eficiente.

Código de Trânsito Brasileiro

Falar sobre o CTB nunca é demais. Conhecer as principais leis de trânsito é uma obrigação de todos os condutores e, por esse código sempre sofrer alterações, dedicar um treinamento da equipe para essas mudanças com certeza será benéfico para todos do time.

Gerenciamento de riscos

O gestor de frotas deve saber muito bem sobre os riscos diários que a frota pode sofrer. Porém, ao mostrar aos condutores como minimizar prejuízos, evitar danos durante o transporte das cargas e reconhecer as ameaças, o gerenciamento de riscos diminuirá drasticamente.

Melhore a gestão da sua equipe com a Ticket Log!

Uma das melhores formas de melhorar a produtividade de toda a sua equipe é fazer uma gestão e análise completa de todos os seus dados. E, para isso, você pode contar com a Ticket Log!

Nossas soluções ajudam a monitorar a frota, criar uma melhor rota diária, controlar gastos como combustível e ainda lidar com toda a parte de documentos de um jeito muito mais fácil.

Não importa o tamanho da sua frota, estamos aqui para te ajudar. Por isso, trabalhamos com três soluções, sendo elas:

  • Ticket Car: o Ticket Car é nosso cartão combustível, que para além disso, funciona para pagamento de abastecimentos, manutenções leves, entre outros serviços.
  • Ticket Fleet: já o nosso Ticket Fleet é a solução que ajuda no controle de combustível, trás relatórios que indicam os melhores resultados e várias outras vantagens!
  • Ticket Cargo: para pequenas e grandes frotas de caminhão, o Ticket Cargo integra ferramentas de gestão e planejamento para controlar custos e reduzir despesas.

E não é só isso! Venha conhecer a Ticket Log e melhorar toda a sua frota com as nossas soluções!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *