Ofereça auxílio gasolina na sua empresa Fechar

Ofereça auxílio gasolina na sua empresa

Conheça o cartão combustível da Ticket Log!

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigado! Em breve você receberá o contato de um especialista.

Voltar

Vale gasolina: como funciona e quais os benefícios para sua empresa?

8 de junho de 2023 por Ticket Log em Abastecimento
Auxílio combustível: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa?

O vale gasolina é um benefício concedido por empresas aos colaboradores que utilizam da condução própria para realizar o percurso de ida e volta do trabalho, além de outros deslocamentos de interesse da empresa.

Apesar de não ser obrigatório, muitas empresas optam em oferecê-lo para reforçar o amparo aos trabalhadores, servindo como um benefício de atração e retenção ao emprego. Com o vale gasolina, os colaboradores que não gozam do vale-transporte (vale exclusivo para transporte público), também conseguem usufruir de um benefício para deslocamento.

Ademais, sua adesão permite uma gestão eficiente às empresas, graças ao controle apurado de custos com deslocamento dos funcionários e devido à otimização de processos operacionais. Quer saber mais sobre o vale gasolina? Confira neste artigo!

Aqui você vai entender:

  • O que é o vale gasolina
  • vale gasolina, vale-transporte e reembolso: quais as diferenças
  • Como calcular o vale gasolina
  • Existem recursos para facilitar o pagamento do vale gasolina
  • Como utilizar
  • Onde adquirir
  • Qual melhor forma de fornecer auxílio gasolina
  • Vantagens do auxílio gasolina utilizando soluções Ticket Log

Boa leitura! 

O que é auxílio gasolina?

Também conhecido como auxílio combustível ou vale combustível, o auxílio gasolina é um benefício opcional, feito em acordo entre empresa e colaborador.

É concedido aos colaboradores que utilizam dos seus veículos próprios para realizar o percurso de ida e volta ao local de trabalho, visitar clientes e fornecedores e realizar outros deslocamentos de interesse da empresa.

Quem tem direito?

Possuem direito ao auxílio gasolina todos aqueles que utilizam da condução própria para realizar deslocamentos de ida e retorno do trabalho, além de outros percursos com finalidade profissional.

O valor a ser pago pelo auxílio gasolina e a forma como será pago dependerá do acordo firmado entre profissional e empregador.

Quais tipos de empresa podem contar com o auxílio gasolina?

Independente do tamanho da empresa ou do ramo de atividade, o benefício do auxílio gasolina é adaptável à necessidade específica de cada negócio.

Na Ticket Log, sua empresa pode escolher entre diferentes soluções. A mais utilizada, no entanto, é o Ticket Car, o cartão mobilidade que permite que o colaborador utilize o saldo disponível no cartão para pagamento de diferentes modais de transporte, incluindo fretado, uber, transporte público, entre outros.

Saiba mais: Como usar Ticket Car? Todas as possibilidades para você

Auxílio gasolina e a CLT

O auxílio gasolina não é previsto pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Por esse motivo, fica a cargo da empresa e dos colaboradores entrarem em um acordo quanto ao seu fornecimento.

O valor pago pelo auxílio não entra na base de cálculo para férias, décimo terceiro salário, FGTS e horas extras, devendo ser pago integralmente, sem descontos.

Auxílio gasolina, vale-transporte e reembolso: quais as diferenças?

Os três são benefícios oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores. Contudo, cada um deles possui diferentes aplicações definidas por lei.

Vale-transporte

O vale-transporte trata-se de um direito trabalhista, e deve ser oferecido pela empresa a todos os funcionários que possuírem carteira assinada. É aplicável para meios de transporte público (ônibus ou metrô), e é destinado ao percurso casa-trabalho e vice-versa.

Qualquer trabalhador que se enquadre nessas condições pode solicitar o vale-transporte, independente da distância de deslocamento entre sua residência e o local de trabalho. Os devidos custos são divididos entre a empresa e o colaborador, representando um desconto de 6% ao mês no salário fixo do funcionário.

Desse modo, o empregador realiza o pagamento antecipado das passagens do mês, para que o colaborador consiga locomover-se até o local de trabalho e retornar à sua casa, durante o período respectivo.

Reembolso de combustível

Já o reembolso não é um direito previsto pela CLT, e refere-se a um acordo entre empresa e colaborador. Pode ser aplicado para diferentes fins de deslocamento profissional, e requer que o colaborador guarde cada nota fiscal utilizada no abastecimento do seu veículo, para posteriormente apresentá-la ao departamento responsável.

Leia também: Reembolso de quilometragem: O que é? Como calcular?

Este método acaba demandando maior esforço para empresa e colaborador, já que com o passar dos dias, e dependendo do local de armazenamento das notas, pode ocorrer dos dados perderem a nitidez, de haver alguma rasura, entre outras intempéries, que dificultem sua interpretação.

Na modalidade de reembolso, por conta do valor gasto com o deslocamento ser primeiramente acumulado para só então ser ressarcido no final do mês, acaba acarretando na cobrança do Imposto de Renda sobre o valor do auxílio, abrindo brechas do colaborador incorporar essa quantia ao seu salário, gerando um risco trabalhista.

Auxílio gasolina

Quanto ao auxílio gasolina, conforme abordamos anteriormente, também não é um benefício obrigatório. Sua diferença em relação às demais opções se dá principalmente pela praticidade e abrangência que oferece.

Disponibilizado através de um cartão, torna-se mais interessante para os colaboradores que a opção de reembolso, por não comprometer parte do salário com o abastecimento até o momento do reembolso.

Em relação ao vale-transporte, é um benefício mais abrangente, pois não se restringe ao trajeto casa-trabalho e trabalho-casa.

Também facilita o processo para a empresa, pois centraliza todos os gastos em uma única fatura, dispensando a análise de múltiplas notas fiscais e o pagamento de diversos reembolsos.

Como calcular o auxílio gasolina?

Há diferentes formas de cálculo do auxílio gasolina.

Veja aqui algumas delas:

  • valor fixo oferecido aos colaboradores de maneira igual;
  • valor equivalente ao disponibilizado no vale-transporte;
  • valor proporcional aos gastos com combustível, considerando os deslocamentos realizados em prol da empresa;
  • valor baseado na média de consumo do veículo e do valor do combustível. Por exemplo: um veículo que faça 10 km/L, com um combustível de R$5,00 por litro, corresponderá a: 5,00/10 = 0,5. Ou seja, R$0,5 será o valor de reembolso por quilômetro percorrido por funcionário.

Existem recursos para facilitar o pagamento do auxílio gasolina?

O auxílio gasolina geralmente é pago através de reembolso. Para tal, o colaborador apresenta as notas fiscais referentes aos gastos com combustível ao setor responsável, e após, o valor é ressarcido junto ao salário. 

Há serviços que facilitam o pagamento do auxílio gasolina, e que dispensam a necessidade do uso de notas e processo de reembolso: os cartões abastecimento, também conhecidos como cartões combustível.

Funciona da seguinte forma: a empresa recebe os cartões e configura os parâmetros de abastecimento conforme as necessidades específicas de cada colaborador.

Após, entrega o cartão ao colaborador e mensalmente adiciona o saldo no valor previamente acordo ou conforme a política estabelecida.

Caso o colaborador faça qualquer tentativa de utilização fora das regras definidas, a empresa é notificada por meio da plataforma de gerenciamento ou o cartão é bloqueado no uso, auxiliando no controle de custos e redução de fraudes.

Como utilizar o cartão combustível?

Após receber o cartão combustível, o colaborador terá acesso à utilização do auxílio gasolina. O valor para uso do cartão dependerá do valor disponibilizado pela empresa. Assim como em outros cartões, é necessária senha para autorização do pagamento.

O tipo de combustível autorizado para abastecimento pelo cartão também dependerá do que a empresa tiver previamente estabelecido ao configurar os parâmetros do mesmo.

Onde adquirir o cartão abastecimento?

Com a Ticket Log, as empresas interessadas em adquirir o serviço de gestão de abastecimento para auxílio gasolina, podem fazê-lo facilmente, de forma on-line. Além disso, ainda podem testar a solução por 60 dias sem taxas! Faça uma simulação.

Qual a melhor forma de fornecer auxílio gasolina?

O cartão combustível é a melhor e mais moderna forma para fornecimento do auxílio gasolina, seja em função das facilidades oferecidas como por conta da redução de custos que ele proporciona.

Facilidade

Com o cartão abastecimento, sua empresa consegue automatizar processos fiscais e de conferência, além de centralizar o pagamento dos benefícios de abastecimento. Você também pode gerar relatórios em uma plataforma on-line.

Redução de custos

Através das mais de 30 regras de utilização do cartão é possível apurar os resultados de cada veículo e condutor, impedindo o uso indevido dos recursos destinados ao abastecimento, dessa forma, reduzindo custos e aumentando a performance da empresa.

Vantagens do auxílio gasolina usando soluções Ticket Log

Contratar o auxílio gasolina da Ticket Log traz diversas vantagens para o seu negócio. A seguir abordamos cada uma delas, confira!

Agilidade no pagamento

Com a Ticket Log, seus colaboradores podem abastecer facilmente, seja realizando o pagamento por meio do cartão combustível ou até sem ele (para isso basta usar o app Minha Mobilidade).

O pagamento para a sua empresa também é facilitado, já que todos os gastos ficam centralizados em uma fatura única e podem ser pagos através de débito automático.

Organização financeira

Sabe-se que os valores de combustível são voláteis, e que podem ser expressivos nos custos de operação de uma empresa. Assim, o controle otimizado torna- se uma solução inteligente para amenizar tais variações.

Através da modalidade de pagamento antecipado, sua empresa consegue estimar quais custos terá relacionado ao consumo de combustível. De todo modo, é possível carregar créditos adicionais, caso seja necessário.

Centralização de pagamentos

Mais transparência em suas operações, pois todas as movimentações e gastos são centralizados em uma única fatura, facilitando ao gestor a visualização e compreensão dos valores pagos.

gestão de despesas para pequenas empresas

Acompanhamento de gastos em tempo real

Atrelados a um sistema on-line, os cartões combustível da Ticket Log permitem o acompanhar os abastecimentos em tempo real, bem como a média de consumo. Assim, ao obter maior controle de abastecimento, é possível tomar decisões de forma mais ágil e assertiva.

Otimização de tempo

Deixe para trás planilhas e outros controles manuais: com o cartão abastecimento da Ticket Log, não há necessidade de cobrar notas fiscais de colaboradores, nem de conferi-las uma a uma, ou ainda de realizar os reembolsos individualmente: sua equipe poderá focar em outras atividades e projetos de maior relevância.

Redução do risco de fraude

Ao eliminar a prática de reembolso, a empresa elimina os riscos de fraude, do uso indevido de recursos da empresa ou, ainda, de erros manuais e humanos nessas operações.

Parceiro na economia

Graças ao app Minha Mobilidade, disponibilizado pela Ticket Log, sua empresa consegue conferir os melhores valores de combustível oferecido pelos postos mais próximos.

Conte, também, com a inteligência artificial embarcada, trazendo sugestões proativas para você economizar ainda mais.

Leia também: O que o Chat GPT tem a ver com a gestão de frotas?

Autonomia para os colaboradores

Com o cartão combustível da Ticket Log, seus funcionários podem escolher o melhor local (com menor preço e tipo de combustível desejado) para abastecer, além do horário de melhor conveniência. 

Redução de burocracias

A automatização de processos beneficia também o colaborador ao eliminar a espera pelo reembolso, já que não precisará mais ser ressarcido, o que contribui para o aumento da sua satisfação com a empresa.

Diferencial competitivo para a empresa

Ao adotar a estratégia de oferecer benefícios além do básico estabelecido por lei, sua empresa se diferencia frente aos concorrentes, possibilitando atrair e reter talentos para o seu negócio. Ou seja, o auxílio gasolina torna-se um atrativo para os colaboradores, além de agregar valor para a imagem da sua marca.

Melhor controle sobre os gastos com a frota

Ao configurar mais de 30 tipos de regras em seu cartão Ticket Log, você protege os recursos financeiros da sua empresa. Definindo parâmetros como dias da semana, horários para abastecimento, preço do combustível, quantidade de litros, tipo de combustível, cidades, bairros, postos e outros, você garante mais segurança e economia para o seu negócio.

Atendimento especializado 24h

Conte com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, de consultores especialistas que lhe ajudarão a analisar indicadores e construir planos de ação para sua empresa.

Conclusão

Conforme pudemos observar através deste artigo, por ser uma opção segura, ágil e que promove economia, é bastante vantajoso optar pelo auxílio gasolina através de um cartão combustível, independente do porte que a empresa tenha.

A automatização do processo confere comodidade aos funcionários, facilita as atividades de rotina da equipe, gera maior satisfação aos colaboradores e por fim, transmite (ou reforça) a boa reputação da sua marca no mercado.

Para alcançar esses resultados, é importante contar com uma gestão de auxílio gasolina eficiente e sustentável, voltada à empresas e funcionários.

A Ticket Log, empresa do grupo Edenred, está presente há mais de 30 anos no Brasil, é líder no mercado de gestão de frotas com mais de 21 mil postos de combustível credenciados, mais de 22 mil parceiros, cerca de 30 mil clientes e mais de 1 milhão de veículos administrados.

Quer saber mais como a Ticket Log pode contribuir para a sua empresa? Fale com um especialista!

Você também vai gostar de ler:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *