Conheça o CONTROLA TELEMETRIA da Ticket Log! Fechar

Conheça o CONTROLA TELEMETRIA da Ticket Log!

Uma solução para integrar seu sistema de telemetria com a nossa gestão de frotas!

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigada!

Voltar

O que é telemetria veicular, como funciona e soluções

28 de janeiro de 2023 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Telemetria

A telemetria veicular coleta diferentes informações dos veículos, como velocidade atingida, RPM, temperatura do motor, consumo de combustível e rota, para que o gestor tenha controle sobre o uso consciente e adequado dos veículos, trazendo segurança para a empresa.

Você já ouviu falar em telemetria veicular? Essa tecnologia pode ser uma mão na roda pra você que lida com os desafios de gerenciamento de veículos em sua empresa. 

Sabemos que pode ser difícil controlar a grande variedade de aspectos, como gerenciamento de combustível, dos veículos e motoristas, otimização de custos operacionais e muito mais. 

Por isso, a integração com telemetria no processo de gerenciamento do abastecimento e dos veículos traz vantagens significativas para a empresa. Veja todas abaixo!

O que é a telemetria veicular?

A telemetria veicular é uma tecnologia que permite que as empresas que gerenciam veículos automatizem muitos aspectos de suas operações por meio de formas inovadoras. 

Um software de gerenciamento de transporte usa a capacidade da tecnologia de transmitir informações de inúmeras maneiras, como coleta de dados do veículo, navegação por GPS, conexão de rede etc.

Esses dados são coletados, armazenados e disponibilizados por um sistema a fim de que o gestor de frotas possa analisá-los. 

Com base nessas informações, ele pode chegar a decisões mais assertivas e estratégias que otimizem todas as operações, tornando-as mais rápidas, econômicas e eficazes.

Como funciona a telemetria veicular?

Normalmente, há um dispositivo instalado no veículo que permite a transferência e o armazenamento das informações. A ferramenta reúne dados da tecnologia GPS, diagnósticos e uma ampla gama de sensores no veículo.

Entre os parâmetros analisados pela telemetria, que são encaminhados a um servidor na central de monitoramento, estão: 

  • Localização;
  • Dados do motor;
  • Comportamentos de direção;
  • Velocidade;
  • Torque;
  • Dados gerais: Temperatura do freio, óleo, água, combustível e sensores diversos instalados no veículo.

Tipos de telemetria

Hoje em dia, estão disponíveis dois tipos diferentes de telemetria veicular: a analógica e a digital. Conheça a seguir um pouco mais sobre cada uma delas:

Telemetria veicular analógica

Este modelo de telemetria veicular só opera após a instalação de uma série de sensores no automóvel em questão, pelos quais é realizada a medição dos parâmetros desejados.

Por exemplo, se o seu desejo é gerir o RPM do veículo, será necessária a instalação de um sensor capaz de realizar o cálculo do valor no conta giro e calibrar o sensor para cada veículo.

Agora, se quiser ler também os dados do odômetro, se faz necessária a instalação de um novo sensor, que deve ser calibrado individualmente.

Esse sistema é compatível com diversos veículos, inclusive os mais antigos. Mas é muito mais complexo no que diz respeito à instalação e manutenção, uma vez que cada sensor individual exige regulagem em uma média de 3 a 6 meses.

Telemetria veicular digital

Neste caso, a leitura de informações é realizada pela central eletrônica do automóvel, que recebe o nome de computador de bordo.

Desde 2009, há uma série de padrões internacionais para facilitar e padronizar a leitura dessas informações, como a Rede CAN (Controller Area Network), utilizada para veículos pesados.

Os sensores são instalados pelo próprio fabricante, para que enviem todos os dados necessários ao computador de bordo. Diferente do sistema analógico, não é preciso instalar novos sensores para a leitura de diferentes parâmetros.

Embora bastante eficaz por si só, a telemetria pode ser associada a outras soluções na busca por mais economia e segurança. Conheça algumas delas a seguir:

Videomonitoramento embarcado

Muito utilizado por empresas que valorizam a utilização do recurso visual no acompanhamento do motorista, o videomonitoramento embarcado contribui em casos de auditoria para acidentes e evasão de receitas, incrementando a segurança das cargas e dos próprios passageiros em trânsito.

Sensor de fadiga

A fadiga é um dos grandes causadores de acidentes. No entanto, embora seja fácil de evitar por parte dos motoristas, é complicado de identificar.

Por isso, o sensor de fadiga atua fazendo uma análise do comportamento do motorista, relacionando diretamente com os movimentos do veículo, estrada e nível de atenção do condutor.

Leia também: Como uma boa gestão contribui para a segurança dos motoristas?

Compilando esses comportamentos de risco e enviando alertas em tempo real, ajuda o motorista a se manter focado na direção, reduzindo riscos.

Existem diferentes sensores de fadiga no mercado. Desde aqueles que detectam apenas motoristas com fadiga e sonolência aos que atuam em comportamentos de risco diretamente ligados a acidentes de trânsito, como:

  • Fadiga;
  • Distração;
  • Uso de celular;
  • Distância perigosa em relação a outros veículos;
  • Fumar enquanto dirige;
  • Mudança de pista sem acionar o alerta.

Soluções de telemetria veicular para o gerenciamento de frota

A telemetria veicular protegendo sua empresa

A telemetria veicular é um processo fundamental para o gerenciamento e controle dos veículos de uma empresa. Com ela, o gestor tem condições de tomar decisões estratégicas, garantir a segurança dos motoristas e a qualidade das operações da empresa.

Algumas soluções são indispensáveis nesse processo. Conheça:

Rastreamento e navegação de veículos

O uso mais comum da telemetria é para o rastreamento de veículos. Por meio da tecnologia GPS, os gestores podem localizar com precisão a localização e o movimento exatos de seus veículos.

Monitoramento da condição do veículo

Com a telemetria, também é possível monitorar a condição atual dos veículos em um painel centralizado. Vários sensores são colocados no carro para monitorar os diagnósticos do motor, como temperatura, tensão da bateria, funcionamento do sistema, etc.

Além do diagnóstico do motor, mede-se o tempo de inatividade e o consumo de combustível. Essas informações ajudam posteriormente a tomar decisões fundamentadas em relação ao gerenciamento de custos de combustível e à manutenção de veículos.

Atualizações e notificações de status imediatas

Por meio da telemetria, é possível fornecer atualizações e notificações rápidas. Os despachantes podem dar notificações sobre mudanças de rota e programação em tempo real aos motoristas. 

Os motoristas, por outro lado, podem transmitir atualizações sobre as condições da estrada e do tráfego.

Controle de velocidade, freadas e acelerações bruscas

Esses dados são fundamentais para contribuir com o gestor a ter mais clareza sobre o uso dos veículos e, principalmente, estabelecer medidas de segurança e redução de gastos

Afinal, quanto mais adequadamente um veículo é utilizado, maior a economia de combustível, menores as multas e infrações de trânsito e mais segurança para o condutor.

Jornada de trabalho: produtividade e eficiência​ 

Outra possibilidade que os sistemas de telemetria veicular permitem é o acompanhamento da jornada de trabalho de sua equipe. 

Assim, podem ser criadas soluções envolvendo atendimento mais eficiente, aumento no número de visitas na rota e até mesmo questões de recursos humanos relacionadas à motivação e recompensa por desempenho.

Benefícios do uso da telemetria no gerenciamento de frota

Já está claro que a telemetria veicular é uma tecnologia que traz segurança, economia e controle dos veículos da empresa. Mas, existem ainda outras vantagens para o gestor e para o negócio. Confira:

Aumenta a produtividade da frota

Processos automatizados e comunicação em tempo real geram mais eficiência nas operações do negócio. Ter acesso a informações sobre a localização do veículo, diagnóstico do motor e condições de direção permite que os gerentes otimizem os serviços.

Ter a capacidade de rastrear veículos também permite que os gestores monitorem o comportamento de direção, visto que essa prática impede maus hábitos de direção, como viagens desnecessárias que geralmente causam atrasos.

Com o uso da telemetria, os gestores podem encontrar as rotas mais adequadas, tendo informações sobre as condições meteorológicas, podendo facilmente sugerir desvios para evitar condições adversas de tráfego.

Melhora a segurança dos veículos

Conforme mencionado acima, o uso da telemática permite que os gerentes monitorem e evitem comportamentos inseguros e promovam práticas de direção eficiente, aumentando a segurança dos veículos.

Além disso, o controle de hodômetro, fornecido pela Telemetria e integrado com soluções de manutenção e revisão automotiva como a da Ticket Log, promove alertas para Manutenção Preventiva, o que ajuda a certificar de que os veículos estão em condições adequadas e evitar gastos inesperados!

Lembrando que a manutenção no período adequado reduz a probabilidade de precisar de peças de reposição e estende a vida útil do veículo.

Reduz custos operacionais

Um dos fatores que mais causam impacto nos custos operacionais são as despesas com combustível, e, portanto, cartão de combustível

Por isso, a integração da telemetria na gestão reduz significativamente o consumo de combustível de várias maneiras: da roteirização à regra de localização e hodômetro para liberar o abastecimento no posto.

Por meio da telemetria, os gerentes podem criar as rotas ideais, com o propósito de reduzir a distância percorrida em cada deslocamento. 

Também podem conectar a telemetria a sistemas de controle de abastecimento, como o Ticket Fleet, permitindo inserir a localização do veículo e o hodômetro como regras de abastecimento.

Integração com telemetria veicular

O Ticket Fleet permite a integração com sistemas de telemetria, dessa maneira é possível fazer uso de dados do rastreamento como parâmetros de controle das transações de abastecimento na plataforma Sou Log.

Por exemplo, para evitar a tentativa de transação fraudulenta, é possível configurar a autorização das transações a partir da validação do km e posição do veículo pela telemetria.

Saiba mais sobre esse recurso baixando a nossa apresentação sobre a solução Controla Telemetria no formulário ao lado desse texto!

Para saber mais sobre o Ticket Fleet, fale com um especialista!

Nosso conteúdo foi útil? Então aproveite para conhecer mais sobre consumo de combustível e descobrir como economizar com os veículos da sua empresa.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 4 comentários

  1. Minha empresa de rastreamento utiliza a integração com a telemetria de vocês, mas recentemente deve ter havido alguma alteração no WebService e estou recebendo mensagens de erro. Favor me informar com quem falo para obter a documentação mais atual da integração.

  2. Gustavo disse:

    Vocês trabalham com Telemetria?