Conheça o CONTROLA TELEMETRIA da Ticket Log! Fechar

Conheça o CONTROLA TELEMETRIA da Ticket Log!

Uma solução para integrar seu sistema de telemetria com a nossa gestão de frotas!

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigada!

Telemetria

O que é telemetria veicular, como funciona e soluções

9 de março de 2021 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Voltar

Gerenciar uma frota é um verdadeiro desafio. Inclui uma grande variedade de aspectos, como gerenciamento de combustível, dos veículos e motoristas, otimização de custos operacionais e muito mais.

Por isso, a integração com telemetria no processo de gerenciamento do abastecimento e da frota traz vantagens significativas para a empresa. Veja todas abaixo!

O que é telemetria e como funciona?

Telemetria é a combinação de duas ciências, que são as telecomunicações e a informática. Telecomunicação significa literalmente a troca de informações a longas distâncias por meios eletrônicos.

Essa tecnologia permite que as empresas que gerenciam frotas automatizem muitos aspectos de suas operações por meio de formas inovadoras. Um software de gerenciamento de transporte usa a capacidade da tecnologia de transmitir informações de inúmeras maneiras, como coleta de dados do veículo, navegação por GPS, conexão de rede etc.

Normalmente, há um dispositivo instalado no veículo que permite a transferência e o armazenamento das informações. A ferramenta reúne dados da tecnologia GPS, diagnósticos e uma ampla gama de sensores no veículo.

Os dados que vão para a telemetria podem incluir localização, dados do motor, comportamentos de direção, entre outras informações essenciais para manter as operações da frota eficientes e eficazes.

Soluções de telemetria para o gerenciamento de frota

Rastreamento e navegação de veículos

O uso mais comum da telemetria no gerenciamento de frota é para o rastreamento de veículos. Por meio da tecnologia GPS, os gestores podem localizar com precisão a localização e o movimento exatos de seus veículos.

Monitoramento da condição do veículo

Com a telemetria, também é possível monitorar a condição atual dos veículos em um painel centralizado. Vários sensores são colocados no carro para monitorar os diagnósticos do motor, como temperatura, tensão da bateria, funcionamento do sistema, etc.

Além do diagnóstico do motor, mede-se o tempo de inatividade e o consumo de combustível. Essas informações ajudam posteriormente a tomar decisões fundamentadas em relação ao gerenciamento de custos de combustível e à manutenção de veículos.

Atualizações e notificações de status imediatas

Por meio da telemetria, é possível fornecer atualizações e notificações rápidas. Os despachantes podem dar notificações em tempo real aos motoristas sobre mudanças de rota e programação. Os motoristas, por outro lado, podem transmitir atualizações sobre as condições da estrada e do tráfego.

Benefícios do uso da telemetria no gerenciamento de frota

Aumenta a produtividade da frota

Processos automatizados e comunicação em tempo real geram mais eficiência nas operações do negócio. Ter acesso a informações sobre a localização do veículo, diagnóstico do motor e condições de direção permite que os gerentes de frota otimizem os serviços da frota.

Ter a capacidade de rastrear veículos permite também que os gerentes de frota monitorem o comportamento de direção. Essa prática impede maus hábitos de direção, como viagens desnecessárias que geralmente causam atrasos.

Com o uso da telemetria, os gestores de frota podem encontrar as rotas mais adequadas, tendo informações sobre as condições meteorológicas, podendo facilmente desviar as rotas para evitar condições adversas de tráfego.

Melhora a segurança dos veículos

Conforme mencionado acima, o uso da telemática permite que os gerentes de frota monitorem e evitem comportamentos inseguros e promovam práticas de direção eficiente, aumentando a segurança da frota.

Além disso, o controle de hodômetro, fornecido pela Telemetria e integrado com soluções de manutenção, como a da Ticket Log, promove alertas para Manutenção Preventiva, o que ajuda a certificar de que os veículos estão em condições adequadas e evitar gastos inesperados!

Lembrando que a manutenção no período adequado reduz a probabilidade de precisar de peças de reposição e estende a vida útil do veículo.

Reduz custos operacionais

Um dos fatores que mais causam impacto nos custos operacionais são as despesas com combustível. Por isso, a integração da telemetria na gestão da frota reduz significativamente o consumo de combustível de várias maneiras: da roteirização à regra de localização e hodômetro para liberar o abastecimento no posto.

Por meio da telemetria, os gerentes de frota podem criar as rotas ideais, o que, por sua vez, reduz a distância percorrida em cada deslocamento, e também podem conectar a telemetria à sistemas de controle de abastecimento, como o da Tciket Log, permitindo então inserir a localização do veículo e o hodômetro como regras de abastecimento.

Integração com telemetria

Nossa solução Ticket Fleet permite a integração com sistemas de telemetria para o uso de dados das empresas que fazem o rastreamento como parâmetros de controle das transações de abastecimento na plataforma Sou Log.

Por exemplo, para evitar a tentativa de transação fraudulenta, é possível configurar a autorização das transações a partir da validação do km e posição do veículo pela telemetria.

Saiba mais sobre esse recurso baixando a nossa apresentação sobre a solução Controla Telemetria no formulário ao lado desse texto!

Conheça agora nossas soluções que agregam tecnologias de telemetria para uma gestão mais eficiente da sua frota aqui na Ticket Log:

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *