Saiba mais sobre nossas soluções de gestão de frotas Fechar

Saiba mais sobre nossas soluções de gestão de frotas

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigado! Em breve um especialista entrará em contato.

Voltar

Roteirização de transporte: principais vantagens operacionais

17 de abril de 2023 por Ticket Log em Gestão de Frotas
roteirização de transporte

A roteirização de transporte é um processo fundamental para a logística de empresas para otimizar a distribuição de seus produtos. Com o uso de tecnologias avançadas, é possível criar rotas mais eficientes e seguras, levando em consideração todos os fatores envolvidos.

Diversos estudos ressaltam a eficácia da roteirização. Aqui, você vai poder compreender um pouco mais sobre pontos específicos sobre esta importante etapa de planejamento e porque ela pode ser a solução.

Neste artigo, você vai descobrir um pouco mais sobre:

  • O que é e quais objetivos da roteirização do transporte?
  • Quais as vantagens da roteirização?
  • Quais são os métodos de roteirização?
  • Como implementar a roteirização do transporte?
  • Como criar rotas mais eficientes e otimizadas?
  • Exemplos de roteirização de transporte
  • Escolhendo um software para a roteirização de sua frota
  • Utilização da roteirização de transporte e o meio ambiente
  • Impactos da utilização da roteirização de transporte na sua empresa

Boa leitura!

O que é e quais objetivos da roteirização do transporte?

A roteirização do transporte é uma solução cada vez mais adotada por gestores de frota que buscam aumentar a eficiência de suas operações

O objetivo principal da roteirização é aumentar a produtividade da frota, reduzindo custos operacionais e melhorando a qualidade do serviço que é oferecido.

Com rotas mais eficientes, é possível reduzir o tempo e o número de viagens, o que se traduz em economia de combustível, de mão-de-obra e, consequentemente, de custos para a empresa.

Quais as vantagens da roteirização de frota?

No âmbito logístico, a roteirização poderia ser sintetizada em uma palavra: eficácia. Não é à toa que empresas de diversos setores acabam implementando a prática. 

Aqui, listamos 6 vantagens da roteirização de frota que podem auxiliar a começar ou aperfeiçoar o processo. Vamos lá?

#1 Melhor tomada de decisão

A adoção da roteirização de cargas pode trazer diversos benefícios. Além da redução dos custos de transporte, é possível otimizar a utilização dos recursos disponíveis, reduzir o tempo de espera, melhorar a qualidade do serviço prestado e aumentar a satisfação dos clientes. 

Além disso, a roteirização de frota também contribui para a redução do impacto ambiental da operação logística, uma vez que a diminuição do número de veículos utilizados resulta em menor emissão de gases poluentes.

#2 Garantia de rastreabilidade

roterirização de transporte permite rastreabilidade da carga

A garantia de rastreabilidade permite o monitoramento constante da localização e do deslocamento dos veículos. Essa funcionalidade também garante a segurança das cargas, dos motoristas e dos clientes, assim como a otimização das operações de transporte. 

Com a rastreabilidade, é possível identificar possíveis problemas nas rotas, atrasos ou desvios. 

Com o monitoramento, os clientes podem ter acesso às informações sobre a localização de suas cargas em tempo real. Esse fato também permite uma maior transparência e confiabilidade nas operações de transporte.

A garantia de rastreabilidade também pode ser uma vantagem competitiva para as empresas de transporte, já que muitos clientes consideram a segurança e a transparência como critérios importantes na escolha de uma transportadora.

#3 Segurança

Rotas mais planejadas e organizadas tendem a reduzir o risco de acidentes e incidentes, garantindo a segurança dos motoristas e dos passageiros.

Evitar trechos perigosos ou com alto índice de acidentes, assim como planejar paradas estratégicas para descanso e alimentação, garantindo que os motoristas estejam sempre alertas e em condições de dirigir com segurança são pontos a serem observados.

#4 Melhor aproveitamento da frota

Rotas planejadas podem significar um melhor aproveitamento dos veículos disponíveis,  pois auxilia a minimizar o tempo parado da frota e maximizar o número de entregas realizadas por viagem.

Com uma otimização das rotas, é possível reduzir o número de viagens, diminuindo os custos com combustível, manutenção e depreciação dos veículos. 

#5 Foco na atividade-fim

Existem outras atividades que demandam a atenção do gestor. Um processo que ocorre de forma sincronizada se torna uma preocupação a menos, uma vez que a entrega ou coleta foi agendada e tudo segue no ritmo programado, sem desvio de atenção. 

Assim, o gestor de frota pode investir teu tempo em análises e decisões estratégias que contribuam para o resultado do negócio.

#6 Redução de custo e otimização

Um estudo da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, mostrou que a roteirização de transporte pode reduzir o tempo de entrega em até 40%. 

Ainda, a adaptação pode diminuir a distância percorrida em até 30%, resultando em uma redução de até 20% nos custos operacionais.

Outra pesquisa aponta que a roteirização aliada ao uso de tecnologias pode reduzir em  aproximadamente 48,1% os custos envolvidos. 

Conheça as nossas soluções para gestão de frotas

Quais são os métodos de roteirização?

métodos para roteirização de transporte

Diversos fatores influenciam para otimizar a roteirização: o peso e o tipo da carga transportada, as condições de estradas, pedágios no percurso, os veículos utilizados, o trânsito e distâncias – total e entre paradas.

Há algumas técnicas que podem ser empregadas. Listamos 4 métodos considerados principais para a roteirização. Confira:

1. Problema do caixeiro viajante ou método do vizinho mais próximo

É uma técnica utilizada na roteirização de frotas para definir a melhor rota a ser percorrida pelos veículos. 

Nesse método, parte-se de um ponto inicial e, a partir dele, escolhe-se o destino mais próximo. E assim sucessivamente, até que todos os destinos tenham sido visitados.

Este método, que pode ser colocado em prática com o auxílio de um mapa e indicação das paradas, é bastante utilizado na roteirização de frotas devido à sua simplicidade e rapidez de implementação.

2. Método de Varredura ou Sweep Algorithm

Aqui, busca-se definir a melhor rota para veículos que precisam percorrer vários pontos de entrega

Esse método é utilizado quando a rota precisa passar por uma sequência específica de destinos, como na coleta de lixo em um determinado bairro ou na entrega de produtos em uma região específica.

A técnica consiste em criar uma rota que passa pelos pontos de entrega em ordem crescente ou decrescente de acordo com uma determinada variável, geralmente a distância ou o tempo de viagem. 

O algoritmo começa a varrer a partir de um ponto inicial e segue até o final, passando por todos os pontos de entrega na sequência definida. 

Esse método é simples de implementar e pode ser utilizado por empresas que precisam definir rotas fixas com uma sequência pré-determinada de entregas.

3. Método de Clarke e Wright ou método das economias

O Método de Clarke e Wright se baseia na ideia de que é possível economizar tempo e dinheiro ao agrupar entregas em um mesmo veículo, aproveitando melhor a capacidade de carga e reduzindo o número de viagens necessárias.

Este método das economias começa com a criação de uma rota básica, que passa por todos os pontos de entrega, mas sem considerar a ordem ou a capacidade de carga. 

Em seguida, o algoritmo analisa as combinações de entregas que compartilham o mesmo trecho de viagem e avalia o impacto dessas combinações na rota final. 

O método utiliza uma fórmula matemática para calcular a economia gerada por cada combinação, levando em consideração fatores como a distância percorrida e a capacidade de carga utilizada.

Assim é possível encontrar a melhor combinação de entregas e criar rotas mais eficientes e econômicas.

4. Programação linear e a heurística 

A programação linear é um método matemático utilizado na roteirização de frotas que tem como objetivo minimizar ou maximizar uma função linear, sujeita a um conjunto de restrições. 

Essa técnica é amplamente utilizada na otimização de rotas, onde a função a ser minimizada é o tempo ou o custo da viagem e as restrições são limitações físicas ou operacionais, como o tamanho da frota, o horário de entrega e as restrições de tráfego.

Já a programação heurística é uma técnica que busca encontrar soluções próximas à ótima, mesmo quando a solução exata é inviável. 

Esse método permite a criação de rotas otimizadas com base em soluções aproximadas, levando em conta fatores como a priorização de clientes, a capacidade de carga e as restrições de tempo. 

Como implementar a roteirização do transporte?

Para implementar a roteirização do transporte é importante seguir algumas etapas. A primeira delas é avaliar a necessidade da roteirização. 

Para isso, é necessário analisar o volume de entregas, a quantidade de veículos disponíveis, os locais de entrega, os prazos e outras variáveis que possam influenciar na eficiência do transporte.

A tecnologia é uma aliada no processo. Por isso, o segundo passo é a escolha de uma ferramenta de roteirização. Existem diversas opções disponíveis no mercado, desde planilhas de Excel até softwares especializados em logística e transporte.

Com a ferramenta escolhida, é necessário inserir os dados necessários para a criação das rotas, como os endereços de entrega, a quantidade de carga e a capacidade dos veículos. 

A ferramenta irá criar as rotas mais eficientes, levando em consideração fatores como o tempo de entrega, a distância percorrida e o custo do transporte.

Por fim, é importante monitorar constantemente o desempenho da roteirização e fazer ajustes quando necessário. Dessa forma, é possível garantir que a roteirização tenha um fluxo eficiente e contribua para a redução de custos.

Como criar rotas mais eficientes e otimizadas?

O objetivo é realizar uma entrega com o mínimo de percalços durante o trajeto? O Painel de Frota pode ser uma ferramenta útil na mensuração e identificação de pontos a serem otimizados. Além dele, outros fatores podem ser observados com objetivo de melhoria contínua:

Estudo prévio das rotas

Com informações como condições dos trechos a serem percorrido, data e hora de entrega, tamanho da carga, restrições da frota, postos parceiros, em mãos, tudo se torna mais prático.

Além disso, um estudo prévio das rotas permite que você priorize as entregas de acordo com sua urgência e importância, o que é fundamental para organizar as rotas de maneira que as entregas mais críticas sejam feitas primeiro, evitando atrasos e problemas de logística. 

Também é possível estabelecer pontos de controle ao longo da rota para verificar o progresso da entrega e fazer ajustes, se necessário. 

Conhecimento operacional

O conhecimento dos motoristas e do gestor de frota sobre as condições da estrada, o tráfego e as restrições de carga pode ajudar a criar rotas mais eficientes, evitando rotas congestionadas ou com restrições de carga que possam atrasar a entrega. 

Esse conhecimento também pode ajudar a identificar rotas alternativas em caso de congestionamentos, acidentes ou outros imprevistos.

Motoristas e gestores possuem um conhecimento mais profundo sobre a frota utilizada, como as capacidades e limitações do ambiente em que opera, a capacidade máxima de carga, o consumo de combustível e as limitações de tempo de direção. 

Utilização de tecnologia

A tecnologia pode ajudar do início ao fim da roteirização. Com ela, pode-se monitorar e gerenciar a frota em tempo real, permitindo a identificação de problemas e ajustes imediatos.

Por exemplo, sensores de telemetria instalados nos veículos podem fornecer dados em tempo real sobre o consumo de combustível, a velocidade e desempenho do motor.

O uso de indicadores de performance como tempo de entrega, eficiência de combustível e custos operacionais para avaliar a eficácia das rotas criadas também auxilia nesta realização de ajustes, caso necessário.

Criação de estratégias para redução de tempo/custos

Soluções integradas podem auxiliar a salvar alguns quilômetros ou até alguns litros de combustível por ano. Adotar uma mudança de rota, total ou parcial, é algo que pode auxiliar no bom andamento de um planejamento.

Outra opção válida é de se observar e adequar as técnicas já conhecidas de roteirização. Vamos descobrir um pouco mais?

Exemplos de roteirização de transporte

A roteirização pode ser aplicada em diferentes setores, como na logística de entrega de alimentos, transporte de pessoas em ambulâncias e gerenciamento de frota de veículos.

A utilização de tecnologias como GPS e dispositivos de rastreamento para melhorar a eficiência e reduzir os custos envolvidos na roteirização de cargas é fator diferencial no mercado

Os pedágios, por exemplo, podem ser uma dor de cabeça – tanto financeiramente, quanto na prática da logística: o atraso é algo que pode te comprometer com o cliente. 

Dentro da roteirização de cargas, a gestão de pedágio pode ser uma forma de otimização de uma frota complexa.

A prevenção de custos de uma frota também é algo complexo. Quanto tempo é investido para calcular a manutenção de um veículo? De quanto em quanto tempo deve ser realizada? Um processo automatizado, além de responder estas perguntas de forma muito mais rápida, garante segurança.

Agora, como comentamos, a aplicação dessa metodologia é ampla e pode ser empregada em diferentes segmentos. Na prática: 

  • No setor de transporte de alimentos, a roteirização tem sido amplamente utilizada por empresas de delivery. A plataforma iFood, por exemplo, utiliza a tecnologia de geolocalização para mapear a melhor rota de entrega, levando em conta fatores como o tempo de preparo do alimento, a distância a ser percorrida e o trânsito local;
  • Outro exemplo prático é no transporte de medicamentos. A empresa farmacêutica Eurofarma utiliza a roteirização. Por meio dele é possível definir a melhor rota para as entregas, levando em consideração a urgência e a importância do medicamento. Além disso, a empresa também utiliza a tecnologia de rastreamento em tempo real, o que possibilita monitorar a localização da carga durante todo o percurso;
  • Já a empresa Transfolha, por exemplo, utiliza um sistema de roteirização para otimizar a distribuição de mercadorias em todo o país. Através do software, a empresa consegue determinar a melhor rota para cada entrega, levando em conta fatores como distância, horário de trânsito e prazo de entrega. 

Escolhendo um software para a roteirização de sua frota

A escolha de um software para roteirização de frota pode ser uma tarefa desafiadora, uma vez que existem diversas opções disponíveis no mercado. Nesta etapa, a pesquisa é fundamental.

Abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudar a escolher o software mais adequado para a sua empresa:

  • Avalie as suas necessidades: antes de escolher um software, é importante avaliar as necessidades da sua empresa. Algumas perguntas importantes a serem feitas incluem: quantos veículos serão roteirizados? Qual é o volume de entregas diárias? Quais são os prazos de entrega? Essas informações são importantes para encontrar um software que atenda às suas necessidades específicas;
  • Considere o custo-benefício: ao escolher um software, é importante avaliar o custo-benefício. Algumas ferramentas são mais caras do que outras, mas podem oferecer recursos adicionais que podem ser úteis para a sua empresa. Considere quanto a sua empresa está disposta a investir e compare as opções disponíveis para encontrar o melhor custo-benefício;
  • Verifique a compatibilidade: é importante verificar se o software escolhido é compatível com os sistemas utilizados pela sua empresa, como sistemas de gestão de estoque ou de gestão de transportes. Além disso, é importante avaliar se o software é fácil de usar e se a equipe que irá utilizá-lo está capacitada para utilizar a ferramenta;
  • Pesquise a reputação da empresa: antes de escolher uma solução, pesquise a reputação da empresa. Verifique se a empresa é confiável e se possui uma boa reputação no mercado. Isso pode ajudar a garantir que o sistema escolhido seja confiável e eficiente.

Ao seguir essas dicas, é possível encontrar um software de roteirização de frota que atenda às suas necessidades e contribua para a redução de custos e aumento da eficiência do transporte.

Utilização da roteirização de transporte e o meio ambiente

Muito além da redução de custos, a roteirização auxilia a reduzir o impacto ambiental, como por exemplo na emissão de gases poluentes e consumo de combustível.

O método também pode ser utilizado para evitar áreas de tráfego congestionado, que costumam gerar grandes emissões de gases poluentes, e para programar entregas em horários de menor tráfego, reduzindo o tempo de deslocamento dos veículos e os riscos de acidentes.

Alguns governos têm incentivado a utilização da roteirização para reduzir o impacto ambiental do transporte de cargas. A cidade de São Paulo instituiu a Lei nº 16.802/2018, do Programa Municipal de Roteirização de Entregas e Coletas de Mercadorias, que exige que todas as empresas de transporte e logística realizem a roteirização das entregas. 

A lei serve para reduzir o tráfego de caminhões e as emissões de poluentes. Além disso, estabelece a criação de um cadastro municipal de empresas de transporte e logística, que deverão informar ao município os dados de suas frotas e rotas.

Impactos da utilização da roteirização de transporte na sua empresa

A roteirização influencia na logística interna, sem dúvidas. Além de processos mais ágeis e assertivos, o profissional que teve sua rota planejada, reconhecendo fazer parte de um processo seguro e eficaz, garante que seja cumprido o que foi acordado com o cliente.

Tendo impacto tanto na eficiência como na redução de custos, o método também envolve uma preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Resultados sociais

Uma melhor utilização de mão de obra da equipe garante também o aumento da qualidade de vida dos colaboradores do setor logístico.

Ao otimizar as rotas, também é possível melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de deslocamento de todos os usuários das vias.

Os benefícios também podem impactar áreas onde ocorrem as entregas e coletas. Ao evitar a circulação de veículos de carga em áreas residenciais durante a noite, a roteirização contribui para a redução do ruído e poluição sonora, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Somando-se, estes fatores ajudam a construir uma melhoria na imagem social da empresa.

Resultados ambientais

Ao reduzir as emissões de gases poluentes, é possível contribuir para a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas, impactando positivamente na saúde da população.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Carlos, por exemplo, mostrou que a adoção da roteirização por uma empresa de transporte permitiu uma redução de até 24% no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes.

E, claro, a preocupação com o cuidado ambiental reflete de forma muito impactante como uma empresa sustentável.

Resultados econômicos

Já embasada por lei em alguns lugares, a roteirização garante benefícios econômicos claros: 

  • Redução de custos nos processos (combustível/manutenção)
  • Otimização de processos garantem preços mais competitivos e investimentos em outras áreas da empresa

A adoção da roteirização pode gerar uma economia de até 17% nos custos logísticos e em um aumento de 20% na produtividade dos motoristas conforme estudo realizado pela Universidade de São Paulo. 

Outros estudos também embasam essa economia a partir das práticas da roteirização.

Conclusão

Conseguiu visualizar quais pontos da roteirização da sua frota podem ser otimizados? 

Monitorar e analisar o desempenho da roteirização de frotas ao longo do tempo é importante para identificar as oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento contínuo, permitindo que você crie rotas ainda mais eficientes e otimizadas.

A tecnologia é uma forte aliada em um planejamento de grande escala e, hoje, você pode planejar a roteirização da sua frota, garantindo maior eficácia dentro do que se propõe entregar: com menos custos e maior controle.

Você também vai gostar destes artigos:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *