Você sabe o que é frota sustentável? Acesse e saiba mais

Frota sustentável: o que é e como manter

11 de agosto de 2021 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Voltar

Diante de tantas mudanças climáticas, nunca se falou tanto sobre sustentabilidade. Diversos segmentos estão voltando seus olhos para o meio ambiente e buscando soluções que mantenham a eficiência, sejam economicamente viáveis e sem agredir a natureza. Um dos temas que vem ganhando destaque é sobre a implementação de uma frota sustentável.

O setor de transporte tem sido um dos maiores afetados para que haja uma mudança efetiva, afinal esse é um ponto importante para diminuir a emissão de gases poluentes e reduzir os impactos ambientais. Acompanhe esse artigo para entender mais sobre as frotas sustentáveis e saber como manter esse tipo de frota. Boa leitura!

O que é a frota sustentável?

Antes de entendermos o que é uma frota sustentável, precisamos falar de sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade surgiu da preocupação com o futuro e é um desenvolvimento capaz de suprir todas as necessidades da geração atual sem afetar negativamente a próxima geração.

Seguindo o mesmo conceito, uma frota sustentável nada mais é do que a implementação de uma série de práticas que ajudam a preservar o planeta, seguindo uma política ambiental ativa e comprometida, com responsabilidade social e eficiência.

Além de reduzir a emissão de gases poluentes para atmosfera, uma frota sustentável envolve toda a cadeia de gestão. Principalmente porque essa prática pode ser rentável para sua empresa e que com certeza terá um impacto direto na eficiência do trabalho como um todo.

Como implementar e manter esse tipo de frota?

O primeiro passo para a implementação de práticas sustentáveis é entender que essas ações não produzem resultados se forem feitas isoladamente. Isso quer dizer que é preciso organização e planejamento, já que cada mudança pode variar de acordo com o tamanho da empresa. Veja algumas maneiras de manter uma frota sustentável:

Realize manutenções preventivas

A melhor forma de evitar um problema é preveni-lo. As manutenções preventivas ajudam a estender a vida do veículo, mantendo seu desempenho sempre alto e economizando combustível. Ela também ajuda a diminuir os desgastes mecânicos e  mantém os pneus na pressão correta.

Faça um treinamento com a equipe

Mesmo que você já tenha falado com a equipe sobre as mudanças para deixar a frota mais sustentável, os motoristas e todos os colaboradores têm um papel muito importante para prática dessas ações. Treinar os condutores, educar as equipes sobre essas mudanças e ouvir sugestões será uma ótima maneira de entender a realidade de todos e fazer uma gestão ainda mais efetiva.

Estabeleça metas

É ideal que todos os projetos da gestão tenham metas mensuráveis, por isso é importante estabelecer objetivos com a sua frota sustentável. Determine metas de consumo, economia e quaisquer outros fatores que achar importante. Com esses números, fica mais fácil entender o impacto das mudanças sustentáveis e saber quais os seus benefícios no dia a dia.

Quais os benefícios de uma frota sustentável?

A maior vantagem que a implementação de uma frota sustentável pode trazer é a contribuição com o meio ambiente. Essa contribuição também ajuda a manter a segurança dos colaboradores e reduz consideravelmente os custos operacionais de todas as ações da gestão. Veja a seguir algumas outras vantagens da frota sustentável:

  • Menos emissão de gases;
  • Diminuição dos impactos ambientais;
  • Menos custos com pneus, manutenção e combustível;
  • Mais produtividade da frota como um todo;
  • Maior vida útil dos veículos.

Como a Ticket Log está ajudando a sustentabilidade?

A Ticket Log está empenhada em trazer uma mudança positiva para frotas e consequentemente para o mundo. Nossas soluções estão cada vez mais adaptadas para ajudar a aumentar a eficiência da sua frota e cuidar do meio ambiente. Por isso, temos algumas soluções que ajudam no dia a dia da sua frota sustentável.

Uma delas é a Compense, nossa plataforma para compra e venda de créditos de carbono. Criada para incentivar a compensação de gases de efeito estufa (GEE) da frota é uma forma de estimular negócios mais sustentáveis e ajudar uma conscientização sobre a importância da sustentabilidade nas frotas.

Outra iniciativa da Ticket é o Programa Crédito de Carbono. Certificado pela VCS (Verified Carbon Standard) e com o objetivo de promover o comprometimento de seus clientes para optar por combustíveis renováveis em frotas flex.

Esse programa visa cumprir com a meta de alcançar o mínimo de 95% de etanol no mix de abastecimento. Dessa forma, as empresas geram créditos de carbono no mercado voluntário e ainda contribuem para a redução expressiva das emissões de gases ligadas à frota.

a plataforma Direção Eficiente, é voltada para o treinamento e educação dos seus condutores. Esse estudo é voltado para o comportamento e estímulo da inteligência emocional dos colaboradores, tudo isso para evitar riscos no trânsito e entregar a melhor performance. Tudo isso impacta a sua frota sustentável, por isso é importante fornecer um bom material educativo.

Viu só como é importante se manter sustentável? Comece agora mesmo a mudança na sua gestão e pense em como uma frota sustentável pode trazer bons frutos para a sua empresa e para o planeta Terra. E, claro, conte com a Ticket Log para alcançar todas as suas metas!

Para conhecer mais sobre as soluções da Ticket, confira em “O que a Ticket Log tem feito para o mercado?

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *