Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

5 desafios de recursos humanos na hora de escolher benefícios

15 de maio de 2021 por Ticket Log em Gestão Empresarial
São muitos os desafios de recursos humanos. Saiba alguns deles aqui

As empresas sabem que ter um RH bem estruturado faz toda a diferença na hora de gerenciar os negócios, principalmente nas pequenas companhias, já que os funcionários tendem a acumular funções. A organização se mostra ainda mais crucial na hora de escolher os benefícios para os colaboradores, além disso, é preciso se manter atualizado com as tendências para os negócios.

Por isso vamos entender melhor sobre esta área e quais os desafios do recursos humanos na hora de escolher os benefícios para a empresa. Continue lendo para saber mais!

Qual o papel do RH?

Todos gostam de receber algum benefício no trabalho, e algumas pessoas até consideram eles tão importantes quanto o salário. Mas quem faz esse levantamento e o implementa é o setor de recursos humanos.

Dessa forma, os recursos humanos desempenham um papel crucial nessa escolha. Já que eles são os responsáveis pela gestão de pessoas e fazem a mediação entre colaboradores e gestores, visando o alinhamento das expectativas dos profissionais dos dois lados.

As possibilidades de benefícios são infinitas, por isso é sempre bom estar atento a elas e promover alinhamentos constantes com a equipe. Ir além das possibilidades óbvias faz parte da estratégia de um RH competente e dinâmico.

O RH entra na hora de mensurar os dados relacionados a satisfação dos funcionários e pensar em melhorias que aumentem a qualidade de vida e retenha talentos para a empresa.

Desafios do recursos humanos na hora de escolher os benefícios

Mas cuidar do relacionamento entre funcionários e chefes nem sempre é fácil. Confira abaixo alguns dos desafios encontrados pelos profissionais de recursos humanos:

1- Compreender as necessidades dos colaboradores

Cada pessoa possui um perfil e um tipo de necessidade diferente. Por isso, na hora de montar um plano de benefícios, o profissional de RH deve promover uma pesquisa ampla e abrangente entre os colaboradores da empresa. Com ela em mãos, ele deve priorizar aqueles benefícios que agradem e se encaixem no maior número de perfis possíveis.

2- Conciliar com as políticas da empresa

Conhecer bem as políticas da empresa e seu perfil é muito importante para os recursos humanos. Dessa forma, é possível alinhar as expectativas da empresa com as dos funcionários e oferecer benefícios de acordo com o porte da empresa e os objetivos dela.

3- Realizar uma análise financeira para viabilizar os benefícios

Outro fator importante é saber o quanto a empresa está disposta a investir nos benefícios. Analise os custos e seja realista. Se ele for superior ao orçamento, pense em parcerias ou outras alternativas para que o projeto se torne viável.

Para isso é preciso realizar um alinhamento bem pontual e esclarecer todos os pontos para disponibilizá-los. Uma alternativa interessante para economizar é escolher benefícios flexíveis.

Os benefícios flexíveis, além de serem personalizáveis para o uso da empresa, permitem mais liberdade de uso para seus colaboradores.

Além de melhorar o aproveitamento do seu investimento em benefício, esta modalidade amplia a noção de que o colaborador participa efetivamente das decisões na empresa.

4- Ficar atento a legislação vigente

Ao elaborar o plano de concessões de benefícios é preciso prestar atenção ao que diz a legislação trabalhista. Pois alguns benefícios são obrigatórios e aqueles pagos em dinheiro podem gerar encargos sociais.

Pensando nisso, é sempre bom manter toda a documentação necessária em ordem e deixar bem claro o que será de responsabilidade da empresa e do funcionário. Basicamente, é manter uma política transparente e legal dentro de sua companhia.

5- Estar atento a novos benefícios

Estar antenado com novos benefícios que surgem no mercado é outro desafio diário na vida do RH, porém é algo necessário. Estar atento ao que seus concorrentes oferecem aos colaboradores e as novas opções que surgem no mercado podem fazer com que sua empresa se torne pioneira no mercado e atraia diversos talentos.

Deu para entender melhor como superar os desafios que os recursos humanos enfrentam na hora de oferecer e gerenciar os benefícios, não é mesmo?

Quando for pensar em soluções inteligentes em frotas para seus colaboradores, lembre-se que a Ticket Log é pioneira no assunto e possui diferentes possibilidades para seus funcionários. Desde ajuda de custo para combustível, serviços e deslocamento até gestão de abastecimento para transportadoras. Conheça as soluções agora mesmo!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *