Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Analista de frotas: vale a pena ter um? Entenda

15 de março de 2021 por Ticket Log em Gestão de Frotas
O analista de frotas é uma pessoa fundamental nas estruturas de empresas

Quem trabalha com algum tipo de frota em sua empresa entende a importância de um bom gerenciamento para melhorar os resultados. Muitas vezes esse serviço acaba ficando centralizado em um gerente que cuida também de outros setores ou se o negócio for pequeno, fica a cargo do dono.

Porém é comum, que com o acúmulo de funções acabam ocorrendo erros na logística. É nessa hora que aparecem as perdas significativas e o empresário tem de avaliar a contratação de alguém especializado, ou seja, um analista de frotas.

Os analistas de frota ficam responsáveis por toda a logística da frota, assim como seus resultados. Eles são responsáveis pelo gerenciamento deste setor e por isso precisam ser especialistas no assunto. Mas afinal o que um analista faz exatamente? Continue lendo para descobrir!

O que o analista de frotas faz?

Algumas das atividades pelas quais os analistas são responsáveis são:

  • Controle de manutenções, documentos e gastos;
  • Planejamento de compra, venda e troca de carros;
  • Produção de relatórios sobre o desempenho dos veículos;
  • Elaboração de treinamentos de equipes;
  • Otimização de processos diminuindo erros operacionais;
  • Produção de roteiros e trajetos das frotas;
  • Fiscalização de entregas e serviços;
  • Suporte técnico para motoristas e transportadoras;
  • Apresentação de resultados operacionais.

Por isso, para contratar um bom analista fique atento a alguns pontos. O profissional precisa ter as habilidades e competências para tomar decisões assertivas e de acordo com os valores da empresa. Ao contratar alguém você precisa ficar de olho nas habilidades sociais do candidato, pois para essa vaga é preciso saber liderar e ter bom controle emocional. 

Fique atento também se o possível funcionário é organizado, possui boas referências e se tem entendimento das tendências tecnológicas atuais. Já que existem diversas ferramentas que o analista pode utilizar em seu auxílio.

Quando contratar um analista?

Para contratar qualquer pessoa, primeiro é preciso entender as necessidades da empresa. Então faça a pergunta: você, gerente ou dono de algum negócio, precisa de ajuda para gerenciar suas frotas? Se a resposta for sim então comece a estudar a possibilidade de iniciar um setor voltado para isso.

Empresas pequenas podem começar contratando apenas um analista e conforme a companhia for crescendo, expandindo a equipe. Pois o principal papel do analista de frotas é auxiliar o gestor da empresa. Não tenha medo de investir num profissional pois os benefícios a longo prazo valem a pena.

Você terá mais controle de seus veículos e gastos de manutenção, assim poderá ter tempo de encontrar possibilidades de crescimento.

É sempre importante manter-se atualizado dentro do mercado. Por isso, os analistas podem contar com a ajuda de ferramentas que ajudem na difícil tarefa de gerenciar um ramo tão mutável.

A Ticket Log conta com toda a estrutura que você precisa para começar a gerenciar suas frotas de forma mais eficiente. Ela oferece soluções em abastecimento para seus veículos e uma de suas modalidades é o cartão Ticket Fleet. Com ele você consegue acompanhar todo o processo de abastecimento à manutenção, através da plataforma e aplicativos.

Com o Ticket Fleet, você consegue selecionar os parâmetros para o uso dos cartões e ainda tem total controle do uso através do sistema de gestão de frotas, reduzindo os gastos e o mau uso! Essa é uma ótima oportunidade para você introduzir em sua empresa e aumentar os lucros.

Ter um analista de frota é uma ótima solução para sua empresa, ainda mais quando vem acompanhado de soluções inteligentes. Agora que você viu as vantagens que um pode trazer a sua companhia, continue acompanhando nosso blog para mais dicas!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *