Boas práticas da direção econômica que ajudam na redução de custos

10 de março de 2020 por Ticket Log em Abastecimento
Voltar

Você sabia que os custos com frotas na sua empresa podem ser reduzidos através de boas práticas de direção econômica? E além de dar retorno financeiro, essas práticas também dão mais segurança aos motoristas!

Descubra abaixo os principais hábitos que podem ser introduzidos na rotina de condução dos motoristas e reduzir custos para a empresa.

Com essas dicas, você pode promover um pequeno treinamento entre os motoristas na sua empresa, para conscientizá-los das boas práticas. Ou, você também pode enviar esse conteúdo por e-mail, é uma forma de ajudar mesmo que fique inviável de acontecer um treinamento por agora.

Atenção no conta-giros

O conta-giros está presente no painel, contabilizando as rotações do motor por minuto, mas muitas pessoas nem prestam atenção nele. O segredo é que, quando ele roda na rotação correta, ajuda a reduzir o cálculo de combustível.

Na prática, é importante que o ponteiro nunca chegue na zona vermelha, que sinaliza que o motor já está sendo prejudicado.

Janelas fechadas

Essa é uma atitude muito pequena, mas que também faz parte das boas práticas de direção econômica. Os carros que andam em alta velocidade com janela fechada economizam em até 10% no consumo de combustível. Então, sempre que possível, vale a pena manter este hábito!

Cuidados nas subidas

As subidas são momentos onde o automóvel precisa de mais força e pode acabar gastando mais combustível. Os cuidados são:

  • na aceleração na hora de subir, que deve ser feita antes de começar o aclive;
  • no uso da marcha na hora de descer, que deve estar engatada e não em ponto morto (ou neutro, no caso de carros automáticos).

Excesso de peso no carro

Outra dica de direção econômica é carregar somente o que for necessário, mesmo as equipes que trabalham com vendas ou que precisam ter sempre materiais no veículo. Isso porque o carro mais pesado precisa de mais força e, consequentemente, gasta mais combustível.

Filtro de ar higienizado

O filtro de ar deve ser higienizado com a frequência correta, conforme a indicação do fabricante, pois quando está sujo impede a circulação de ar no motor e acaba comprometendo o seu rendimento. O resultado é o uso excessivo de combustível!

Pneus calibrados

Entrando no mesmo mérito do item anterior, os pneus que não estão calibrados acabam exigindo mais do motor, pois aumentam o atrito com o solo. Dessa forma, também geram mais gasto de combustível, além de diminuir a vida útil dos pneus.

Evitar é simples: basta lembrar das boas práticas de direção econômica e manter os pneus sempre calibrados!

Como as duas últimas dicas foram relacionadas à manutenção do carro, vale a pena ler o nosso guia sobre manutenção dos veículos e cuidados com a frota!

Rotas alternativas

O famoso “para e arranca” que acontece nos congestionamentos exige muito do motor e do motorista. Por isso, a dica é sempre procurar rotas alternativas, especialmente em horários de muito movimento.

Para isso, vale a pena planejar os trajetos com antecedência e também coletar feedbacks das rotas que estão sendo feitas para trazer melhorias quando necessário. Ou, contar com um sistema de controle de frota que facilite essa informação para você.

Postos de gasolina confiáveis

Esforços para economizar combustível nunca são demais! E você já sabe que combustível de má qualidade acarreta diversos problemas no desempenho dos veículos e acaba trazendo gastos que não estavam previstos.

Uma forma de solucionar este problema é orientando os motoristas para abastecerem sempre em postos de gasolina confiáveis. Dica extra: com um sistema de controle de abastecimento fica mais fácil ter essas informações através do mapeamento de postos conveniados!

Dá para encher o tanque? Mitos e verdades sobre abastecimento de combustível

São muitos detalhes, não é? Não perca tempo e dinheiro preocupando-se com estas questões: conte com a Ticket Log para ajudar você na gestão da frota da sua empresa!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *