Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Direção defensiva: 6 dicas de direção segura

6 de abril de 2023 por Ticket Log em Mobilidade
Conheça as melhores práticas de direção segura

A direção defensiva é uma direção segura, que prioriza o cuidado e a atenção plena no trânsito, evitando acidentes, imprevistos e, ainda, contribuindo para um consumo de combustível dentro do esperado.

Manter a segurança no trânsito é uma prioridade, e vai muito além das ações do motorista: é preciso levar em consideração as condições adversas e saber como lidar com os imprevistos, de forma a priorizar a vida de todos os envolvidos.

Para isso, existe a direção defensiva, que é uma forma de se comportar no trânsito de modo a escolher a segurança, respeitando as regras e mantendo uma postura calma e concentrada. 

É através da direção defensiva que os trajetos se tornam mais seguros para todos os envolvidos, e foi por isso que pensamos neste conteúdo para você: para que sua empresa possa contribuir para vias mais seguras.

Neste texto você vai encontrar:

  • O que é direção defensiva
  • Quais são os 5 elementos da direção defensiva
  • Quais são os tipos de direção defensiva
  • 6 dicas de direção segura no trânsito

Boa leitura!

O que é direção defensiva

A direção defensiva é o nome dado para um conjunto de técnicas, manobras e atitudes que um motorista adota quando está no trânsito. 

Através dela, o condutor tem uma postura preventiva e cautelosa, sempre evitando situações que possam colocar a sua vida ou a de outras pessoas em risco. 

Além disso, o motorista defensivo é aquele que age pacificamente e possui autoconsciência de seus atos.

Dentro dessas técnicas, estão várias precauções que podem ser tomadas pelo condutor, e elas devem ser utilizadas antes mesmo de começar o trajeto. 

Para adotá-las, não é preciso ser especializado em alguma coisa, apenas seguir os direcionamentos que são aprendidos desde o início da autoescola: cinto de segurança, distâncias seguras, respeito aos limites e regras, e educação.

A condução defensiva existe para aperfeiçoar os motoristas, evitando situações que os levem a causar um acidente, e também sabendo lidar com as adversidades do trânsito de forma ágil.

Quais são os 5 elementos da direção defensiva?

Na direção defensiva existem 5 elementos essenciais que devem ser levados em consideração antes de tomar qualquer atitude, e eles devem estar sempre presentes na rotina do motorista.

São aqueles que vão guiar durante o trajeto, assim como garantir o bem-estar e a segurança do condutor, passageiros e demais carros na via.

Atenção

O primeiro princípio básico da direção defensiva é a atenção. Significa que o condutor deve prestar atenção aos seus arredores e estar sempre ligado às alterações que podem surgir a qualquer momento na pista.

A atenção também engloba a atitude do motorista em saber como lidar com os pontos cegos do veículo, fazendo com que ele cheque regularmente retrovisores e o vidro traseiro, tendo ciência dos seus arredores.

Ação

Já o segundo elemento da direção defensiva está relacionado com as atitudes que o motorista irá tomar. 

Cada ação faz toda a diferença no trânsito, especialmente em situações complicadas, onde o pensamento rápido e a agilidade podem evitar fatalidades.

Condutores que adotam a direção defensiva utilizam as suas ações para prezar pela sua segurança e de todos os outros envolvidos, preferindo utilizar posturas calmas e corretas, como por exemplo, ultrapassagens apenas em locais permitidos.

Previsão

A previsão está diretamente ligada com o princípio da ação: isso porque a previsão trata de observar o trânsito ao redor e prever situações que podem vir a ocorrer. Sem a atenção, não é possível realizar algum tipo de previsão.

Por exemplo, o condutor que está atento verá um motorista fazendo manobras perigosas e poderá reduzir a sua velocidade, buscando manter distância deste veículo perigoso.

Também, em multidões ou lugares com crianças, o ideal é reduzir a velocidade e dirigir com cautela, pois tanto crianças quanto adultos podem reagir de forma imprevisível.

Conhecimento

Já o quarto elemento da direção defensiva se trata de antecipar informações sobre o trajeto que será feito

Conhecendo a via, é possível saber os pontos onde as condições de conservação não são boas, locais onde o trânsito é mais intenso, pedágios e até os limites de velocidade.

Habilidade

Por fim, o último princípio da direção defensiva é a habilidade. É importante que o condutor tenha confiança e saiba o que está fazendo.

Para isso, é necessário ter prática. Com treino e tempo, a habilidade é desenvolvida ainda mais, tornando o motorista mais preparado e seguro em sua posição.

Quais são os tipos de direção defensiva?

o que é direção defensiva

Podemos exemplificar dois tipos de atitudes relacionadas à direção defensiva: são eles que irão nortear o motorista em situações específicas. 

Cada uma delas possui características diferentes, mas exigem do condutor a mesma coisa: atenção e agilidade.

Direção defensiva preventiva

O primeiro tipo da direção defensiva é a preventiva. Nela, o objetivo é que o motorista torne-se capaz de antecipar os riscos. 

Através da direção com atenção e sempre avaliando a situação da via, do carro e de si mesmo, ele está preparado para trafegar com segurança e lidar com imprevistos.

Direção defensiva corretiva

a direção defensiva corretiva baseia-se em situações que o motorista não pode prever, e, portanto, precisa agir com rapidez para que consiga corrigir um momento de perigo. 

Também, é quando o condutor age de forma reparativa, prestando auxílio a vítimas em caso de acidente, por exemplo.

6 dicas de direção segura no trânsito

Só quem convive com o dia a dia das estradas sabe que, mesmo tomando todos os cuidados, o trânsito pode oferecer riscos. Afinal, diversas situações podem ser causadas por terceiros. Por isso, adotar uma posição de direção defensiva é o melhor caminho.

Para ajudar a construir essa cultura nas estradas, a conscientização tem um papel fundamental. Então, confira as 6 dicas para fazer do trânsito um lugar mais seguro para todos.

Pratique a direção defensiva

A primeira dica para garantir uma direção segura é praticar sempre a direção defensiva: estar atento aos arredores, respeitar os limites de velocidade e a sinalização, manter distância dos outros carros, permanecer calmo e estar preparado para agir rapidamente em casos de necessidade.

É através da prática que se cria um hábito, e quando menos esperar, o condutor já estará utilizando a direção defensiva sem perceber.

A manutenção do veículo deve estar sempre em dia

Não existe melhor maneira de fazer das estradas um ambiente seguro do que realizando manutenções periódicas no seu veículo. Principalmente através da manutenção preventiva, diversas situações de perigo podem ser evitadas.

São vários os tipos de manutenção, mas o importante mesmo é estar com o veículo sempre em dia. E você sabia que na Ticket Log você encontra uma solução voltada para otimizar os processos de manutenção da sua empresa?

Com abrangência nacional, só o controle de manutenção de frota permite reduzir os custos e ainda ter a possibilidade de realizar acompanhamentos diários, utilizar aplicativos para conectar motoristas e oficinas, ter um histórico completo das manutenções, além de ainda ter acesso à recolha de notas fiscais e retenção de impostos.

Conheça mais sobre a solução e solicite o seu orçamento!

Obedeça a sinalização

Para um condutor que preza pela direção segura, a sinalização é o maior aliado. Por isso, é um dever respeitá-la, seja uma placa de limite de velocidade, proibição de ultrapassagem e até mesmo atenção para os animais na pista.

Existe um motivo para que esta sinalização esteja ali, e em casos como cruzamentos e rotatórias, respeitar as placas pode evitar inúmeros acidentes.

Respeitar a sinalização é uma forma de direção defensiva e segura!

Faça a sua parte

Ter um trânsito seguro é uma construção de todos os condutores da via, e, portanto, cabe a cada motorista fazer a sua parte. 

Isso significa que quando os indivíduos respeitam a sinalização, os limites de velocidade e os outros carros, criam um ambiente melhor para cada pessoa que trafega por ali.

Então, fazer a sua parte é não beber antes de dirigir, evitar a direção caso não esteja bem, utilizar o cinto de segurança, respeitar os outros condutores e pedestres, usar o pisca alerta, e outras práticas tão simples quanto parecem, mas que fazem toda a diferença.

Mantenha os faróis acesos

Além de ser obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro, manter o farol baixo aceso durante o dia em rodovias ou fora dos perímetros urbanos diminui drasticamente o índice de acidentes e atropelamentos.

Isso porque com os faróis acesos, a visibilidade aumenta tanto para o condutor quanto para o pedestre ou ciclista, por exemplo.

Lembre-se da distância de segurança

Por fim, a última dica é sobre manter uma distância segura entre os veículos. O ideal é que você ou o condutor consigam ver os pneus traseiros do carro da frente.

A distância de segurança serve para que, em caso de uma freada brusca ou acidente, o motorista consiga ter tempo de reação, evitando a criação de engavetamentos ou até acidentes mais graves.

Conclusão

O trânsito é imprevisível, e quase sempre situações inesperadas podem acontecer. Por isso, a adoção da direção defensiva deve ser prioridade para qualquer condutor.

Neste texto você aprendeu os tipos de direção defensiva e até dicas para utilizar a direção segura no dia a dia. Agora é só repassar o conhecimento e contar com a Ticket Log para facilitar ainda mais as suas soluções e processos!

Você vai gostar de ler também:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 2 comentários

  1. Gostei muito de ler todas estas informasáo de tecnas de direçao defensiva, lembei muito o apredi no cursso quando mi formei condutor de veiculo.