Conheça as melhores práticas de direção segura

6 dicas de direção segura no trânsito

8 de outubro de 2021 por Mateada em Mobilidade
Voltar

Só quem convive com o dia a dia das estradas sabe que, mesmo tomando todos os cuidados, o trânsito pode oferecer riscos. Afinal, diversas situações podem ser causadas por terceiros. Por isso, adotar uma posição que priorize a direção segura é fundamental.

Para ajudar a construir essa cultura nas estradas, a conscientização tem um papel fundamental. Então, confira o artigo que preparamos com 6 dicas e comece agora mesmo a fazer do trânsito um lugar mais seguro para todos.

Pratique a direção defensiva

O primeiro item da nossa lista não poderia ser outro. A direção defensiva é uma das melhores maneiras de promover a segurança coletiva das estradas.

A direção defensiva consiste em uma série de práticas que são voltadas para evitar situações de risco. São práticas da direção defensiva algumas atitudes simples, como evitar ultrapassagens e andar dentro dos limites de velocidade.

A manutenção do veículo deve estar sempre em dia

Não existe melhor maneira de fazer das estradas um ambiente seguro do que realizando manutenções periódicas no seu veículo. Principalmente através da manutenção preventiva, diversas situações de perigo podem ser evitadas.

São vários os tipos de manutenção, mas o importante mesmo é estar com o veículo sempre em dia. E você sabia que aqui na Ticket Log nós também oferecemos uma solução voltada para otimizar os processos de manutenção da sua empresa?

Com abrangência nacional, só o controle de manutenção de frota permite reduzir os custos e ainda ter a possibilidade de realizar acompanhamentos diários, utilizar aplicativos para conectar motoristas e oficinas, ter um histórico completo das manutenções, além de ainda ter acesso à recolha de notas fiscais e retenção de impostos.

Clique aqui, conheça mais sobre a solução e solicite o seu orçamento!

Obedeça a sinalização

Pode parecer uma questão óbvia, mas muitos acidentes acontecem pois os motoristas não dão a devida atenção à sinalização do trânsito. Lembre-se que existe um motivo para que a velocidade máxima em uma via seja de 60 km/h e não de 80 km/h.

Além disso, ainda existem situações como os cruzamentos e as rotatórias. Nesses casos, basta uma desatenção para que graves acidentes aconteçam.

Então, redobrar a atenção em determinados momentos e obedecer a sinalização são práticas essenciais para fazer do trânsito um lugar melhor.

Faça a sua parte

O trânsito é coletivo, mas se cada um fizer a sua parte, é o ecossistema das cidades quem se beneficia. Por isso, fazer a sua parte é o primeiro passo para a construção desse ambiente melhor.

Portanto, manter sempre as duas mãos no volante, não beber antes de dirigir, regular os espelhos, utilizar o pisca alerta e outras práticas simples são elementos essenciais para uma direção segura.

Mantenha os faróis acesos

Recentemente, algumas alterações no Código de Trânsito Brasileiro causaram confusão. Entre outras coisas, isso se deve ao fato das alterações referentes a “Lei do Farol Baixo”.

Até as alterações, todos os condutores eram obrigados a utilizar o farol aceso em qualquer via durante o dia. Agora, apenas os veículos que não possuírem luzes de rodagem diurna deverão manter os faróis acesos. Além disso, só há essa necessidade nas rodovias de pista simples fora dos perímetros urbanos.

Porém, a utilização do farol baixo é muito importante para garantir a segurança. Estudos apontam que, em média, 12% dos acidentes envolvendo pedestres e ciclistas são evitados com o uso do farol. Quando falamos em atropelamento de pedestres, esse percentual atinge 60%.

Então, não esqueça: com o farol aceso, todos ganham!

Lembre-se da distância de segurança

Outra prática fundamental de direção segura é manter a distância entre os veículos. Isso é importante pois, em caso de uma freada brusca, é preciso ter tempo de reação.

Assim, acidentes como leves batidas traseiras ou engavetamentos são evitados.

Agora que você conheceu nossas dicas para uma direção mais segura, continue acompanhando outros conteúdos em nosso blog!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *