Ao longo dos últimos anos, a tecnologia tem revolucionado a forma como nos deslocamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.
Sabendo da necessidade de acompanhar essas tendências, a Edenred Mobilidade, através das marcas Ticket Log e Repom, especialistas em mobilidade e logística, implementou a inovação como seu modelo de negócio. Assista à entrevista de Douglas Pina, diretor-geral da Edenred Mobilidade, para o canal do ClienteSA e entenda este movimento.
Tecnologia no core de investimentos
Nos últimos sete anos, a Edenred, plataforma global e digital de serviços e meios de pagamento, investiu mais de 1,7 bilhão de Euros na criação e aperfeiçoamento de tecnologias voltadas para a mobilidade: um aporte que representa 95% do investimento total da empresa.
Todo esse investimento rendeu à Edenred o prêmio European Technology Award 2022 na categoria Fintech, posicionando assim o grupo como uma referência mundial em inovação, levando aos seus clientes soluções que permitem tomadas de decisões muito mais rápidas e assertivas com embasamento em dados.
A estratégia por trás do sucesso
Segundo Douglas Pina, a receita do sucesso é simples: paixão, comprometimento e inovação. Além de uma boa estratégia por trás disso tudo.
Até 2025, a estratégia de negócio, denominada de “Beyond”, norteará os rumos da empresa baseando-se em três pilares:
- Escalar o negócio – continuar a crescer nos seus mercados atuais;
- Estender horizontes – implementar mais serviços e soluções de valor agregado para os seus clientes, parceiros, comerciantes e utilizadores;
- Expandir seu alcance – levar as soluções Edenred para novos mercados.
E para alcançar essas ambiciosas metas, a tecnologia desempenha um papel crucial.
Produtos desenvolvidos para facilitar e tornar mais eficiente a rotina de abastecimento de seus clientes também são uma fonte valiosíssima de insights e oportunidades de melhorias baseadas na própria experiência do usuário.
Sua ferramenta baseada em inteligência artificial para suporte interno, a EVA (Edenred Virtual Assistant), já foi utilizada pelos funcionários em mais de 23.188 respostas em 6.279 conversas diferentes, atingindo um índice de resolução de chamadas de 85%, tornando-se o principal canal de comunicação entre a Edenred e seu mais de 1 milhão de usuários finais.
O compromisso com a satisfação de seus clientes faz a Edenred sempre ir em busca da próxima inovação, para sempre levar a melhor experiência para seus clientes, estabelecimentos credenciados e usuários.
O futuro da mobilidade
Para Douglas Pina, o futuro da mobilidade é sustentável. Não apenas na introdução de veículos elétricos e modais menos poluentes mas, principalmente, na escolha de combustíveis com menor impacto ambiental: os biocombustíveis.
Diferente dos combustíveis fósseis, que são originados de recursos não renováveis, a produção de biocombustíveis utiliza fontes de energia renováveis e emite menos gases de efeito estufa quando queimados. Em 2021, mais de 64% de todo o combustível usado nas frotas da Edenred foi etanol em detrimento ao uso da gasolina.
“Como líderes em soluções para o setor, estamos eticamente comprometidos em propor alternativas para os gestores de frota identificarem o potencial que sua operação tem para ser mais eficiente, reduzindo os impactos ambientais causados pelas emissões de gases de efeito estufa”, destaca Douglas Pina.
Além de promover o uso de um combustível menos poluente, a Edenred Mobilidade também lançou, em 2022, o Move for Good, um programa global que compreende diversas iniciativas para redução de emissões de carbono em todo o mundo.
Como funciona o Move for Good?
Com o objetivo de apoiar empresas na transição para uma mobilidade de baixo carbono, o Move for Good, programa global de sustentabilidade da Edenred Mobilidade, já conta com mais de 1000 empresas-clientes no Brasil desde seu lançamento, em junho de 2022.
O Move for Good é baseado em quatro pilares: Conscientizar, que tem o propósito de incentivar uma cultura que promova a mobilidade sustentável. Reduzir e Evitar, que encoraja melhores práticas de gestão de frotas. Compensar, que promove a compensação das emissões de carbono, relativa aos abastecimentos, que não puderam ser reduzidas ou evitadas. E Preservar, que tem foco em apoiar projetos locais para preservação da biodiversidade e recuperação de áreas degradadas.
No pilar Compensar, após doze meses de lançamento, o Move for Good compensou mais de 18 milhões de litros de combustível. O montante equivale a 28,8 mil toneladas de carbono e ao consumo mensal de cerca de 19 milhões de lâmpadas de 40 watts.
“Realizamos esse processo em parceria com a PDI Technologies, líder e referência mundial em tecnologia ambiental, que realiza a compensação por meio de projetos que atendem a metodologias reconhecidas internacionalmente, como VCS e Gold Standard, e possui atestado anual emitido por empresa de auditoria independente. Ao longo do ano, colhemos muitos avanços positivos e propiciamos que nossos clientes visualizem as suas emissões de GEE em uma plataforma dedicada“.
Douglas Pina, diretor-geral da Edenred Mobilidade.
No pilar Preservar, em 2023, a Edenred Mobilidade reflorestou uma área de 30 mil metros quadrados, equivalente a três campos de futebol, com o plantio de 5 mil mudas nativas da Mata Atlântica. O plantio aconteceu em parceria com o Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, no Parque Estadual do Jurupará.
Veja como foi a primeira experiência de plantio em parceria com o Legado das Águas no vídeo abaixo:
Para o próximo ano, a iniciativa não será apenas mantida, mas o número de árvores a serem reflorestadas será ainda maior.
Para saber mais sobre tecnologia, estratégia e sustentabilidade, confira a entrevista completa com o diretor-geral da Edenred Mobilidade, Douglas Pina!