Controle de abastecimento de frota: Você sabe o que é e como fazer?

2 de junho de 2022 por Ticket Log em Abastecimento
Voltar

Um dos principais desafios dos gestores de frota é efetuar um controle de abastecimento de frota eficaz, a fim de proporcionar economia e eficiência. Em muitas empresas, uma gestão de frota eficiente pode ser a diferença entre um caixa positivo ou negativo.

Quer saber mais sobre controle de abastecimento de frota? Continue a leitura e fique por dentro.

Controle de abastecimento de frota: o que é?

O controle de abastecimento de frota vai muito além de planilhas e anotações, pois consiste em um conjunto de ações de análise de indicadores a fim de decidir parâmetros para controle de abastecimento dos veículos de uma empresa. Portanto, todas essas ações de controle de combustível de frota têm a finalidade de reduzir custos e otimizar a operação. Para contribuir com o processo, a utilização de um sistema de gestão de frotas pode ajudar com indicadores de monitoramento de manutenção dos veículos, consumo médio, entre outras informações importantes para tomada de decisão.

Como fazer o controle de abastecimento de frota?

Existem algumas formas de se fazer o controle na gestão de abastecimento de frotas, entretanto, a forma mais prática e comum é por meio de um cartão de abastecimento. Geralmente, o serviço desses cartões vem atrelado a um sistema que permite o controle dos gastos com combustível, além da possibilidade de visualizar saldos, utilizações e diversas outras funções. Separamos algumas dicas que podem ajudar no controle de combustível para empresas, confira:

  • Abasteça em postos confiáveis: oriente os motoristas a procurarem postos de combustíveis de confiança, sempre preferindo os que possuem bandeira de redes conhecidas e que garantem a procedência dos produtos.
  • Faça manutenções preventivas na frota: ao manter uma boa gestão de manutenção de frota, com todas as revisões em dia é possível economizar combustível. É importante também se atentar a detalhes como calibragem correta dos pneus e outros fatores mecânicos.
  • Conheça bem a frota da sua empresa: ao tomar conhecimento dos veículos, é possível saber quais consomem mais e, se for o caso, substituí-los.
  • Treinamento de motoristas: você sabia que a forma de dirigir pode contribuir para um maior consumo de combustível? Por isso, capacite a equipe de motoristas com boas práticas na direção, assim é possível economizar e evitar maiores dores de cabeça.
  • Padronização da frota: sabe aquele modelo de veículo mais econômico? Uma boa opção é ficar atento aos que consomem menos e agregá-los à sua frota.

Precisa manter o controle de combustível de frota? Conte com as soluções Ticket Log!

Na Ticket Log, sua empresa conta com soluções sob medida para atender a frota. Com soluções como Ticket Car, Ticket Fleet e Ticket Cargo, é possível economizar até 20% com as despesas com combustível. Sua gestão de frota de veículos pode muito mais com a Ticket Log!

E para auxiliar no controle de abastecimento de combustível, conte com a plataforma Sou Log+, que é muito mais que um sistema de controle de abastecimento de frota. Nele você acompanha todos os gastos e movimentações, emite relatórios, pode configurar parâmetros de abastecimento e muito mais. É muito mais que cartão, é Ticket Log.

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *