Saiba como controlar o consumo de combustível

Saiba como controlar o consumo de combustível na sua frota

12 de outubro de 2021 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Voltar

Saber como controlar o consumo de combustível não é uma tarefa muito fácil. Afinal, é difícil ter certeza quando falamos de algo tão imprevisível como o trânsito.

Além disso, o excesso no consumo de combustível pode acontecer por diversos motivos, desde questões mecânicas, como manutenções, até falhas humanas. Por isso, separamos algumas dicas bem diversas que com certeza vão ajudar você a controlar o consumo da sua frota.

Utilize um sistema de gestão de abastecimento

A automação dos processos é essencial para aprimorar o controle do consumo de combustível. Com as ferramentas certas, você consegue monitorar o desempenho da frota de maneira simples, fácil e muito resolutiva.

Aqui na Ticket Log, nós temos o sistema de gestão de abastecimento mais completo que você precisa: o Ticket Fleet!

Com ele, você pode definir regras de segurança, acessar relatórios de performance e ainda ter uma rede de postos parceiros que atualizam constantemente o preço dos combustíveis.

Clique aqui e saiba por que fazer a gestão de combustível com a Ticket Fleet!

Tenha KPIs bem definidos

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator que, em tradução livre, significa indicador-chave de performance. Ou seja, quer dizer que você precisa ter KPIs bem definidos quer dizer que você precisa estabelecer de maneira clara quais são os seus principais indicadores.

Esses indicadores funcionarão como um balizador para indicar se você está ou não mantendo o consumo de combustível da sua frota dentro do orçamento. Por exemplo, saber quanto cada veículo está gastando individualmente é um KPI importantíssimo.

Além disso, outros KPIs que você não pode deixar de acompanhar são:

  • o custo geral de consumo e o desempenho da frota;
  • o consumo de cada tipo de combustível;
  • a quantidade de abastecimentos além do previsto pelo gestor;
  • consumo de combustível por quilômetro rodado.

Esses são apenas alguns dos KPIs que você pode utilizar. Analise a sua situação e, conforme for necessário, adicione outros indicadores.

Encha o tanque

O dilema entre abastecer os veículos pouco a pouco ou encher o tanque de uma só vez é muito comum. Porém, a verdade é uma só: encher o tanque faz bem para o carro e para o seu bolso.

A explicação para isso é completamente natural. Isso porque, quando os níveis de gasolina estão baixos, há mais espaço vazio dentro do tanque. Assim, a evaporação do combustível acontece muito rapidamente.

Oriente e eduque os motoristas

Uma boa maneira de controlar o consumo de combustível é investir em treinamentos para os motoristas. Existem diversas práticas simples e que fazem uma diferença incrível no consumo final de combustível da frota.

Andar com o carro em ponto morto, por exemplo, é uma dessas atitudes que podem ser evitadas e que trazem um ótimo resultado. Além disso, essa prática ainda pode ser muito perigosa para os condutores.

Outra boa prática de economia e segurança é nunca andar acima do limite de velocidade das rodovias.

O que Ticket Fleet pode fazer por você e por sua frota?

Disponibilizando informações precisas e seguras, Ticket Fleet é uma ferramenta que vincula o cartão de abastecimento à placa do veículo. Assim, todas as informações como gasto mensal, semanal, diário, KM dos veículos, entre outros, são disponibilizadas em um moderno sistema e ficam disponíveis para o controle e consulta do gestor de frotas.

Além disso, o sistema ainda possibilita parametrizar as regras de utilização do cartão. Ou seja, é possível definir horários e dias para utilizar o benefício e até mesmo definir o valor que será liberado para o motorista realizar o abastecimento.

Como se não bastasse, ainda é possível contar com uma rede de parceiros que possibilitam identificar os postos de combustível com os melhores preços!

Quer saber como contratar? Então acesse agora mesmo e preencha o formulário.

Gostou das dicas? Então conheça aqui outras maneiras de economizar combustível na frota!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *