Quer mais informações sobre nossas soluções? Fechar

Quer mais informações sobre nossas soluções?

Saiba mais sobre nosso programa de crédito de carbono e Plataforma Compense!

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigada pelo contato!

Voltar

Gases de efeito estufa: o que são e como fazer a sua parte na empresa

6 de novembro de 2020 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Gases de efeito estufa

Chamamos de gases de efeito estufa um conjunto de substâncias presentes na atmosfera, entre elas: CO2, CH4, N2O, O3, halocarbonos e vapor d’água.

Os gases de efeito estufa se tornaram um problema sério nas últimas décadas por conta dos efeitos no Meio Ambiente e a aceleração das mudanças climáticas.

Na verdade, a origem do problema começou há muitos anos, a partir da industrialização e a emissão em larga escala de substâncias poluentes. Porém, é agora que estamos sentindo os efeitos nocivos no planeta.

E é por isso que o assunto ganhou destaque nos últimos anos e precisa ser debatido cada vez mais para encontrarmos as melhores soluções com urgência!

Quais os efeitos do gases de efeito estufa?

Os gases de efeito estufa causam o aquecimento global — ou seja, a elevação da temperatura média em várias regiões do globo.

Por que isto acontece? Estes gases “acima de nós” funcionam como uma estufa (como o nome sugere), retendo parte dos raios de sol em forma de radiação e impedindo que o calor vá embora da atmosfera.

Para você ter uma ideia, a Organização Meteorológica Mundial calcula que a temperatura média mundial aumentou em torno de 1,1ºC desde que começaram as emissões na era industrial.

Consequências das mudanças climáticas

As consequências das mudanças climáticas são devastadoras. O aumento da temperatura é somente um dos primeiro sintomas do problema, que traz consigo outros efeitos e catástrofes relacionados ao clima:

  • aumento da temperatura dos oceanos;
  • derretimento de geleiras;
  • maior incidência de tornados, furacões e ciclones;
  • mudanças nos regimes de chuva e estiagem;
  • seca e desertificação de ambientes naturais;
  • desmoronamentos e inundação de regiões costeiras;
  • destruição de habitats e morte de animais;
  • extinção de espécies ameaçadas.
  • entre outros.

Os cientistas também identificam relação entre as mudanças climáticas e a pandemia atual do coronavírus (Covid-19). A preocupação é que mais emergências de saúde como esta aconteçam nos próximos anos se as mudanças nos padrões do clima avançarem.

Quais são os maiores emissores de gases de efeito estufa?

As principais fontes de emissão de gases de efeito estufa são as indústrias que utilizam a queima de combustíveis fósseis para gerar energia e os automóveis movidos a gasolina ou diesel.

Queimadas de florestas para a extração de matéria-prima e o desenvolvimento da pecuária também estão entre os maiores emissores de gases de efeito estufa.

Por isso, a principal solução para frear o aquecimento global é reduzir as emissões a nível mundial, combatendo o desmatamento e substituindo o uso de combustíveis fósseis por fontes de energia limpa (eólica e hidráulica, por exemplo).

É um esforço de conscientização que vem sendo feito por governos, empresas e instituições, expresso em iniciativas globais como o Acordo de Paris e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

Como fazer sua parte como empresa?

Você também pode adotar práticas que colaboram com o meio ambiente no dia a dia em casa e no trabalho. Aqui vão algumas dicas:

  • diminuir o uso de carro e automóveis;
  • optar por fontes de energia renováveis (como etanol);
  • praticar a direção responsiva e consciente;
  • priorizar a eficiência energética de equipamentos eletrônicos;
  • usar transporte público e modais de transporte alternativos;
  • flexibilizar rotinas de trabalho e manter jornadas em Home Office;
  • evitar desperdício de energia apagando luzes, tomando banhos curtos, desligando o ar condicionado, tirando eletrodomésticos e equipamentos da tomada quando fora de uso, etc.

Para ir além e tornar a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas uma prática alinhada à política da sua empresa, também vale se informar sobre como fazer inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Aqui na Ticket Log e Edenred Brasil, este é um compromisso público que assumimos há 10 anos publicando o inventário anual de GEE em registro público sob as diretrizes da metodologia do Programa Brasileiro do GHG Protocol.

Além disso, recebemos o Selo Ouro no GHG, reconhecimento que reforça a nossa transparência na gestão e nosso compromisso com o meio ambiente e questões climáticas.

Em função dessa auditoria, recebemos a certificação Selo Ouro no GHG.

Você também quer fazer mais e contribuir para o Meio Ambiente fazendo a gestão das emissões de gases de efeito estufa da sua empresa?

  • Participe do Programa Crédito de Carbono da Ticket Log, certificado pela VCS (Verified Carbon Standard), e se comprometa a substituir o uso de combustíveis fósseis por fontes renováveis em suas frotas flex.
  • Compense as emissões de gases de efeito estufa da sua frota ou até mesmo de outras fontes de emissão de seu inventário através da nossa Plataforma Compense.

Venha fazer sua parte e ajudar na sustentabilidade do planeta, por nós e pelo futuro das novas gerações! 🙂

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *