Etanol ou Gasolina? Fechar

Etanol ou Gasolina?

Baixe agora a planilha gratuita!

Obrigado!

Obrigado! Você também pode utilizar o APP Ticket Log para saber o melhor combustível para seu veículo. Entre em contato para saber mais!

álcool ou gasolina?

Gasolina ou etanol: qual compensa mais?

16 de janeiro de 2019 por Ticket Log em Abastecimento
Voltar

Você abastece seu carro com gasolina ou etanol?

Gasolina ou etanol. Qual combustível compensa mais? Ultimamente, grande parte dos motoristas tem se perguntado e pesquisado sobre isso. Mas por quê?

O aumento no valor da gasolina está quase beirando um caos coletivo, e esse é um dos motivos principais.

Por causa disso, o álcool etílico, também conhecido como etanol, começa a aparecer nas rodas de conversa como uma solução para economia nos gastos com combustível.

Mas você conhece as diferenças, os prós e contras de cada uma dessas opções?

É importante lembrar: para optar por um desses combustíveis, é necessário possuir um carro flex que permita os dois tipos de abastecimento.

Se isso já é uma realidade para você e sua empresa, confira neste artigo que preparamos as vantagens e desvantagens do álcool e da gasolina, e dicas para economizar.

Boa leitura!

Quando compensa usar gasolina?

álcool ou gasolina qual é o melhor para o motor?

A gasolina é o principal combustível do mundo. Ela é composta por diversos hidrocarbonetos que evaporam conforme a temperatura e não há comprovações reais de que ela é a melhor opção para o motor do seu carro.

No entanto, inúmeros outros fatores realmente podem influenciar para o motor, como: a limpeza das impurezas do motor, a manutenção e a oxidação natural com o tempo.

Então, se a gasolina não ajuda ou é melhor para o motor do carro que o álcool, vale a pena abastecer com ela?

A gasolina dá ao carro maior autonomia e eficiência energética.

No entanto, a gasolina é um combustível derivado do petróleo e de origem fóssil. Isso faz com que ela seja um bem finito e também um dos maiores responsáveis pela poluição das grandes cidades e emissora de gases de efeito estufa.

Mesmo assim este tipo de combustível sempre é a opção mais cara e o preço não para de subir.

Por gerar mais autonomia ao carro com o tanque cheio, a gasolina sempre costuma ser a melhor opção quando o objetivo é percorrer longas distâncias sem a necessidade de abastecer com frequência.

Mas um cartão combustível pode facilitar essa gestão das despesas e você já sabe disso. 

Com o aplicativo Ticket Log você otimiza seu tempo e potencializa o desempenho do veículo. Você pode consultar qual é o melhor combustível e localizar o posto mais próximo.

Economizar em combustível depende de vários fatores e você deve estar atento a todos eles. Faça uma simulação agora mesmo!

Quando compensa usar o etanol?

alcool ou gasolina, etanol é melhor?

O Álcool Etílico, ou Etanol, diferentemente da gasolina, pode ser produzido a partir de várias matérias-primas e suas emissões são consideradas neutras ao meio-ambiente.

Este fato, aliado ao seu preço sempre mais baixo, se comparado a gasolina, pode ser os dois grandes trunfos que influenciam na escolha deste tipo de combustível.

No Brasil, o álcool é produzido utilizando a cana-de-açúcar, que passa por todo um processo até virar combustível.

Isso faz com que essa opção já tenha vários adeptos, afinal, além de mais barata e por se um bem renovável, não tem um fim previsto, como acontece com a gasolina.

Mas existem outras formas de economizar além do preço que você paga pelo combustível.

Você pode utilizar algumas dicas simples como:

  • Usar menos o ar condicionado, pois é um aparelho que utiliza mais o motor do carro;
  • Manter uma velocidade mais constante para não ter que acelerar e frear várias vezes;
  • Calibrar os pneus com frequência para manter o carro andando mais;
  • Andar na rotação correta, ou seja, trocar as marchas no tempo certo para não deixar a rotação tão alta, o que exija mais do carro.

Etanol ou gasolina: desempenho

alcóol ou gasolina? melhor desempenho

Optar por um desses dois tipos de combustível é mais do que uma simples escolha.

Cada uma das opções tem vantagens e desvantagens, de acordo com características que mais tem a ver com a intenção e o modo como o motorista consome o combustível, do que somente com o valor que se paga em cada um.

Entre estas características estão também alguns valores pessoais relacionados à sustentabilidade, além de crenças populares relacionadas ao melhor tipo de combustível para fazer o carro rodar mais e melhor.

Falando em consumo de combustível, o etanol sempre será a opção mais barata – ignorando todos os outros fatores de influência e que não podem ser mensurados.

Já a gasolina, sempre dará mais eficiência energética ao carro.

Para o momento da decisão, o fator financeiro geralmente é o que mais pesa.

Como saber se compensa abastecer com etanol ou gasolina?

álcool ou gasolina: como calcular?

O cálculo mais conhecido para medir estes gastos e entender qual é a melhor opção para você é  baseado no fato de que o etanol entrega cerca de 70% da energia da gasolina como combustível.

Ou seja, um carro abastecido com etanol, em geral, andará 30% a menos do que se tivesse sido abastecido com gasolina.

Em teoria, se o valor do etanol for menor que 70% do valor da gasolina, ele é a opção mais vantajosa. Esta porcentagem é um valor estimado e que varia conforme o modelo do carro.

Como calcular o preço da gasolina em relação ao etanol?

Pegue o preço da gasolina e multiplique por 0,7. O resultado deste cálculo corresponde a porcentagem que informamos de 70% e aí é só comparar este valor com o valor do preço do etanol.

Dica: carros flex podem fazer uma proporção ainda maior de quilômetros por litro usando etanol em relação a gasolina, podendo chegar até em 80%. Nestes casos, a conta muda um pouco e você multiplica o valor da gasolina por 0,8.

Mas não se preocupe: essa conta a Ticket Log faz para você! Criamos um cálculo baseado nos diferentes desempenhos de motor, de variados modelos de automóveis, e estamos disponibilizando tudo pronto em uma planilha para ajudar você a identificar o melhor tipo de combustível para o seu carro. Para baixar, preencha o formulário ao lado e faça a simulação agora mesmo!

Ticket Log oferece, ainda, uma outra forma para você calcular e descobrir qual a opção mais barata para abastecer o seu veículo. Com o aplicativo Ticket Log, você pode acompanhar a performance do seu veículo com os dois tipos de combustível, e tirar sua conclusão. Baixe agora mesmo na Apple Store ou no Google Play!

É possível misturar gasolina e etanol em um carro flex?

Os carros flex podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com etanol e, portanto, não há problema em misturá-los. O sistema flex foi desenvolvido justamente para funcionar com os dois combustíveis separados ou juntos, por isso, não há nenhuma contraindicação em relação à durabilidade do motor. Vale saber que a gasolina brasileira já tem entre 25% e 27% de álcool, conforme determina a lei.

Dependendo das situações de uso, é até recomendável usar parte de gasolina e parte do etanol no tanque. Em países como nos Estados Unidos, por exemplo, é comum encontrar álcool com 15% de gasolina, pois a gasolina aquece mais rapidamente o motor e, por isso, ajuda a dar partida no carro nos dias mais frios.

Qual a diferença entre etanol, gasolina e diesel?

A gasolina é um combustível de origem fóssil. Ela, assim, como o diesel, é composta por frações do petróleo, destiladas em diferentes temperaturas. No entanto, o diesel é um combustível utilizado em veículos de grande porte, como ônibus, caminhão e até mesmo grandes embarcações.

O etanol, por sua vez, é um tipo de álcool. Trata-se de um biocombustível que pode surgir de recursos naturais como a cana-de-açúcar, mandioca, batata e milho, por exemplo.

Etanol ou Gasolina: qual polui menos?

álcool ou gasolina: qual polui menos?

O Etanol é a opção mais responsável com o meio ambiente, pois é feito a partir de matérias-primas renováveis como a cana-de-açúcar, o milho, a beterraba, a aveia, o arroz, a cevada, entre outros.

Sendo um biocombustível, ou seja, renovável, e que não precisa de materiais de origem fóssil como o petróleo – que deriva a gasolina –, é a melhor opção para a sustentabilidade, além de não ter o risco de, um dia, acabar.

São vários os fatores que envolvem a questão de sustentabilidade nos combustíveis, e uma boa forma de mostrar sua preocupação com o meio ambiente é utilizar o veículo de forma consciente.

Na esteira da mobilidade sustentável, as caronas compartilhadas são uma alternativa cada vez mais popular, principalmente entre as novas gerações, que mostram que é possível utilizar o carro de uma forma bastante responsável e ecológica.

Você também pode fazer a sua parte aderindo ao movimento Dia Mundial sem Carro, que incentiva o transporte consciente e o uso de meios de transporte alternativos em defesa do meio ambiente. Afinal, cada um tem seu papel para as mudanças climáticas.

Conclusão

E agora, já se decidiu? Etanol ou gasolina?

Como você deve ter percebido, é necessário entender o modo como você usa o combustível para só depois dar o primeiro passo para uma escolha mais assertiva.

O importante é entender que a economia não está só no preço que você paga, mas no modo como você consome.

Entre etanol ou gasolina não existe vilão ou mocinho.

Existe a sua escolha. De autonomia. De economia.

Escolha a Ticket Log. A única empresa que oferece soluções integradas para o pagamento e gestão de despesas com abastecimento, manutenção e mobilidade.

Além de oferecer o único aplicativo do mercado que possui as três principais funções para o seu acompanhamento e redução de custos: localizador de postos, indicação de combustível para melhor desempenho do veículo e consulta de saldo e extratos.

Solicite agora mesmo uma proposta e facilite a sua gestão de despesas com veículos.

etanol ou gasolina faça uma simulação

3
Like Love Haha Wow Sad Angry
11

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Everaldir Boa Morte disse:

    Vou fazer uma viagem de 600km para ir e vir. Dizem que é melhor usar o Etanol, por causa do preço. O meu carro é uma Spin LTZ 2018.

  2. Gilmar Franco disse:

    Recomendo o uso de uma calculadora ou app para o cálculo rápido do que mais compensa, existem diversos na play store, vou recomendar o meu: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.brunosoaresnepomuceno.alcoolougasolina