Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Como economizar gasolina dos carros da sua empresa?

14 de dezembro de 2022 por Ticket Log em Abastecimento
como economizar gasolina

A economia de combustível é essencial para reduzir custos e otimizar os valores de funcionamento da sua empresa. Mas você sabe as melhores dicas de como economizar gasolina?

Atualmente, o custo do combustível pode representar uma grande parcela nos gastos de uma empresa. Com o aumento dos preços, é importante buscar alternativas mais econômicas na hora de abastecer o veículo, ainda que isso implique mudar certos comportamentos.

Descubra aqui algumas dicas de como economizar combustível para gastar menos na hora de abastecer os veículos da sua frota.

Dicas de como economizar gasolina

Seja gasolina, diesel ou etanol, é fundamental buscar mais economia na hora de abastecer, assim como mudar alguns hábitos para diminuir o consumo dos veículos. Por isso, selecionamos abaixo algumas dicas de como economizar gasolina e outros combustíveis na direção. Acompanhe!

Faça a troca de marchas corretamente

Quando você troca as marchas na rotação correta, mantém o giro do motor compatível à marcha escolhida. Desse modo, o motor precisa de menos combustível para funcionar adequadamente, favorecendo a economia.

Mantenha as manutenções em dia

Com a manutenção de veículos em dia, o motor consome menos combustível, além de ter uma vida útil maior. Por isso, cheque regularmente a necessidade de trocar os filtros de combustível, de óleo, de ar e a substituição das velas e de outros componentes.

Invista em uma plataforma de controle de combustível

Outra forma de economizar combustível é realizar o controle de abastecimento e automatizar os processos da empresa. Afinal, com a automação dessas análises, fica mais fácil identificar problemas e encontrar as melhores soluções.

A telemetria veicular, por exemplo, consegue ajudar na gestão de frotas, colhendo os dados de cada veículo para que o gestor possa detectar oportunidades para otimizar seu negócio.

Use o ar-condicionado apenas quando for necessário

O ar-condicionado permite uma direção mais confortável, mas pode ser um grande vilão para a economia de combustível. Se o carro tiver menos cilindradas, ele gasta mais com o ar ligado. Por isso, evite usá-lo quando não for necessário.

Evite acelerar com o carro desengatado

Hoje em dia não é mais preciso aquecer o motor antes de sair, pois a maior parte dos propulsores já contam com injeção eletrônica. Portanto, esquentar o motor em carros com injeção eletrônica ajuda a desgastar as peças e aumentar o consumo de combustível.

Evite o peso desnecessário

Se o veículo estiver muito pesado, o consumo de combustível será maior, pois o motor precisa de mais força para colocar o automóvel em movimento. Então, é importante respeitar o limite do carro e evitar sobrecarregá-lo.

Calibre regularmente os pneus

Outra atitude essencial é garantir que os pneus estejam com a calibragem adequada, afinal, a pressão correta diminui o atrito com a via e melhora a direção, exigindo menos do motor.

Faça o alinhamento e o balanceamento periódico

Fazer o alinhamento e o balanceamento periodicamente desgasta menos os pneus, além de evitar trepidações ao rodar. Isso melhora o desempenho do veículo, evitando ainda o consumo exagerado de combustível.

Não acelere com o carro parado

A aceleração com o veículo parado é algo desnecessário e que contribui para que o tanque esvazie mais rápido. Além de evitar esse comportamento, uma maneira de economizar mais gasolina é absorver o trânsito e desacelerar o carro aos poucos, antes de frear.

Com o veículo engrenado, mas sem aceleração, a injeção eletrônica manda uma quantidade menor de combustível para o motor.

Evite acelerar e frear o carro bruscamente

Esse tipo de direção mais brusca e agressiva, além de ser um perigo para o motorista, seus passageiros e as pessoas ao redor, também é um problema para quem deseja mais economia de combustível.

Para impedir o desgaste do motor, é necessário trocar as marchas de forma mais suave, também evitando colocar força excessiva no acelerador.

Mantenha uma velocidade constante

Andar por vias em que é possível manter uma constância durante a direção ajuda a economizar combustível. Ou seja, quanto mais acelerações e freadas, mais o motor consome gasolina, etanol ou diesel.

Como economizar combustível na cidade?

Para economizar combustível rodando na cidade, é necessário ter alguns cuidados e mudar certos comportamentos.

É comum que o consumo seja maior em áreas urbanas, pois há mais semáforos, obrigando os motoristas a pararem e acelerarem mais vezes. Por isso, é importante planejar rotas com o tráfego mais livre e escolher os melhores horários para estar em algumas vias.

Como economizar combustível nas estradas?

As estradas costumam ser mais livres e permitem uma velocidade mais constante quando em condições normais.

Porém, é válido tomar certos cuidados para economizar mais, como fazer a troca de marchas adequadamente e evitar altas velocidades com as janelas do veículo abertas, pois isso aumenta o consumo de combustível.

O que é mito na hora de economizar combustível?

Existem alguns mitos a respeito da economia de combustível que, além de não ajudar, podem colocar em risco a segurança do motorista e do veículo.

Confira abaixo alguns dos principais mitos:

  • “Deixar o carro no ponto morto em descidas”: além de não ajudar na economia, pode prejudicar o desempenho do veículo;
  • “90 km/h é a melhor velocidade para economizar combustível”: não existe uma velocidade específica para diminuir o consumo de combustível;
  • “Gasolina aditivada rende mais”: na realidade, a gasolina aditivada vai trazer benefícios em longo prazo, aumentando a eficiência do motor, mas isso não é sentido logo nos primeiros abastecimentos.

Manutenções para economizar combustível

Como visto, a manutenção periódica ajuda a manter o veículo mais eficiente, evitando o consumo desnecessário de combustível. Por isso, listamos abaixo algumas manutenções que devem ser feitas frequentemente para driblar o desperdício:

  • faça a troca do óleo dentro do período indicado;
  • preste atenção a possíveis vazamentos;
  • tenha cuidado com o amortecedor e dê preferência a peças novas ao fazer a troca;
  • verifique a limpeza e a eficiência das velas de ignição;
  • mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia.

Plataforma digital que ajuda a economizar combustível

Como mencionamos, adotar uma plataforma de gestão de frotas também ajuda a economizar combustível, pois o monitoramento e controle de gastos dos veículos é facilitado.

Com a solução, é possível acompanhar a performance de quem está dirigindo, os quilômetros rodados, o tempo de parada, as acelerações e freadas bruscas e verificar os postos de abastecimento que oferecem o melhor custo-benefício.

Além disso, é possível criar estratégias para o abastecimento, como restringir horários e locais. Há ainda a possibilidade de contratar serviços de manutenção e assistência 24 horas. Dessa forma, você evita que algum veículo fique muito tempo parado, atrasando a demanda.Gostou das nossas dicas? Então, conheça a Ticket Fleet: a melhor opção de como economizar gasolina na sua empresa.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *