Processos logísticos são um conjunto de atividades fundamentais nas operações empresariais. Eles não incluem apenas o transporte, como ações que vão desde a compra de insumos até a produção e entrega do produto na casa do consumidor.
Ao otimizar os processos logísticos de uma empresa você é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir qualidade ao seu público.
Além disso, um bom fluxo logístico é fundamental para a imagem da marca, oportunizando reconhecimento do mercado.
Neste artigo vamos abordar sobre:
- O que são processos logísticos
- 4 principais tipos de logística
- 5 etapas do processo de logística de uma empresa
- Vantagens dos processos logísticos
- Como organizar os processos logísticos na sua empresa
Boa leitura!
O que são processos logísticos
Nos negócios, a logística se refere aos vários processos envolvidos no planejamento, execução e controle da movimentação e armazenamento de bens e materiais.
O objetivo da logística é garantir que todos os componentes da cadeia de suprimentos fluam de forma suave e eficiente para que as empresas possam operar de forma eficaz.
Existem muitos processos logísticos diferentes que as empresas devem realizar para manter suas operações funcionando sem problemas, como por exemplo:
- gerenciamento de transporte;
- controle de estoque;
- armazenamento;
- embalagem;
- etiquetagem;
- atendimento ao cliente;
- atendimento de pedidos.
Para serem bem-sucedidas, é preciso planejar e executar cuidadosamente todos os aspectos de suas operações logísticas.
Ao simplificar seus processos logísticos, as empresas podem melhorar sua eficiência geral e seus resultados financeiros.
Leia também: Descubra as principais tendências do mercado automotivo!
4 principais tipos de logística
Conheça os quatro principais tipos de logística e entenda como cada uma delas funciona.
Logística de suprimentos
A logística de suprimentos refere-se ao processo de gerenciamento do transporte e armazenamento de matérias primas e insumos. Isso inclui tudo, desde matérias-primas a peças e componentes até produtos finais.
O objetivo da logística de suprimentos é garantir que as mercadorias sejam entregues aos clientes de maneira oportuna, eficiente e econômica.
A logística de suprimentos é uma parte essencial de qualquer operação comercial. Quando bem feito, pode ajudar as empresas a economizar dinheiro, melhorar a eficiência e aumentar a satisfação do cliente.
Logística de produção
A logística de produção é o processo de fabricação de bens, desde o fornecimento de matérias-primas até a disponibilização do produto final aos consumidores.
Uma boa logística de produção garante que os materiais estejam sendo produzidos com eficiência e que os produtos cheguem ao destino final a tempo. Quando deficiente, a empresa enfrentará atrasos, interrupções e erros que podem custar caro.
Logística de distribuição
Logística de distribuição é o termo usado para descrever as várias atividades envolvidas no gerenciamento de mercadorias, desde o momento em que elas saem da fábrica até o momento em que são entregues ao cliente que as encomendou.
Isso inclui logística de entrada e saída, bem como quaisquer serviços de encaminhamento que possam ser necessários.
A logística de distribuição é uma parte essencial de qualquer negócio que depende de produtos físicos, pois garante que as mercadorias sejam entregues no local correto no momento apropriado.
Logística reversa
A logística reversa é o processo de devolução de mercadorias e materiais ao fornecedor original.
Isso pode acontecer por vários motivos, como quando os produtos estão com defeito, quando os itens são danificados durante o transporte ou quando os clientes mudam de ideia sobre uma compra.
Para facilitar a devolução de mercadorias, as empresas precisam ter um sistema de logística reversa bem organizado.
Esse sistema deve incluir instruções claras sobre como as devoluções devem ser processadas, quem é responsável por cada etapa do processo e como os itens devolvidos devem ser armazenados até que possam ser enviados de volta ao fornecedor.
Com um sistema eficiente de logística reversa, as empresas podem acompanhar os itens devolvidos, garantir que eles sejam manuseados adequadamente e minimizar o impacto nas operações.
5 etapas do processo de logística de uma empresa
O processo de logística vai muito além do transporte entre a empresa e o destino final. Envolvem atividades desde a compra de materiais para produção até efetivamente a entrega do produto ou serviço.
Confira as 5 etapas mais comuns que fazem parte de um processo logístico:
1. Recebimento das mercadorias
O recebimento de mercadorias é uma parte importante do processo logístico, pois garante que os produtos corretos sejam entregues ao cliente.
A primeira etapa no recebimento da mercadoria é verificar se todos os produtos listados na fatura estão presentes.
Se algum item estiver faltando, o fornecedor precisará ser contatado e uma nova entrega é agendada.
Quando todos os itens estiverem presentes, eles precisarão ser verificados quanto a danos. Todos os itens danificados precisarão ser devolvidos ao fornecedor para substituição.
Finalmente, os produtos devem ser verificados em relação às descrições correspondentes na fatura para garantir que estejam corretos.
2. Movimentação de cargas
A movimentação de cargas é uma parte fundamental durante a fase de processos logísticos, pois é responsável por levar fisicamente os produtos de um lugar para outro.
Há muitas maneiras diferentes de movimentação de cargas, dependendo do tipo de produto que está sendo transportado. Os métodos mais comuns incluem o uso de contêineres, paletes ou armazenamento a granel.
Os contêineres podem ser empilhados uns sobre os outros e presos com segurança para facilitar o transporte.
Os paletes são frequentemente usados para itens pesados ou grandes que precisam ser levantados com uma empilhadeira ou guindaste. O armazenamento a granel é normalmente usado para líquidos ou produtos secos que são armazenados em tanques ou sacos maiores.
O manuseio de cargas é uma etapa importante no processo logístico, pois garante que as mercadorias cheguem com segurança ao destino.
As empresas devem ter o cuidado de selecionar o método apropriado com base no tipo de produto que está sendo enviado, a fim de evitar danos durante o transporte.
3. Armazenagem de mercadorias
A fase do processo logístico de armazenamento de mercadorias envolve a coordenação e o arranjo de recursos para garantir que os produtos sejam armazenados com segurança e eficiência.
Isso geralmente inclui o uso de um depósito ou outra instalação de armazenamento, bem como embalagem e rotulagem adequadas.
Em alguns casos, medidas de segurança adicionais podem ser necessárias para proteger itens de alto valor.
O objetivo dessa fase é manter os produtos organizados e facilmente acessíveis para que possam ser acessados rapidamente quando necessário.
4. Picking e Packing
Picking e Packing, em tradução para o portugûes significa separar e embalar, são duas etapas muito importantes para garantir que os produtos cheguem aos clientes em perfeitas condições.
A separação é o processo de classificação e preparação do pedido, e a embalagem é a etapa realizada antes do produto ser despachado.
Em ambos os casos, é fundamental cuidar dos produtos para que eles atendam às expectativas dos consumidores.
Ao embalar produtos, é importante escolher o tipo certo de material de embalagem para que os itens sejam protegidos contra danos durante o transporte. Caixas, plástico-bolha e isopor são materiais de embalagem comumente usados.
Ter o cuidado de classificar e preparar os pedidos corretamente, bem como usar materiais de embalagem de alta qualidade, mostrará aos clientes que sua satisfação é a principal prioridade.
5. Expedição
A fase de despacho é responsável por garantir que os materiais e produtos sejam entregues nos locais e horários corretos. Isso inclui a coordenação com fornecedores, clientes e transporte.
Garantir entregas pontuais e precisas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, portanto, as equipes de despacho devem ser altamente organizadas e eficientes em seu trabalho.
Seguindo algumas práticas recomendadas simples, as empresas podem garantir que suas operações logísticas funcionem sem problemas e com eficiência.
Leia também: Monitoramento de frota: saiba o que é e quais tipos existem
Vantagens dos processos logísticos
Há muitos benefícios em implementar processos logísticos para gerentes de frota. Uma das principais consiste na melhoria da eficiência e da produtividade.
Quando feita corretamente, a logística pode ajudar a agilizar as operações e reduzir o desperdício de tempo e recursos.
Leia também: O que considerar no controle de gastos de empresas com frotas
Além disso, uma boa logística pode melhorar a satisfação do cliente, garantindo entregas pontuais e reduzindo a probabilidade de erros ou atrasos.
Finalmente, uma logística eficaz ajuda a fortalecer o relacionamento com os fornecedores, estabelecendo canais de comunicação claros e gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos.
Como organizar os processos logísticos na sua empresa
Em qualquer empresa, gerenciar a logística pode ser uma tarefa complicada e demorada. Há muitas facetas a serem consideradas, como gerenciamento de estoque, transporte, armazenagem e atendimento ao cliente.
Aqui estão algumas dicas para te ajudar a organizar os processos logísticos na sua empresa, confira.
Tenha um fluxograma de processo logístico
Um bom fluxograma de processo logístico mapeará todas as etapas do seu processo, do início ao fim. Isso pode ajudar você a identificar possíveis gargalos ou áreas problemáticas.
Também pode ser uma ferramenta valiosa para treinar novos funcionários ou contratados. Com um guia visual claro, eles poderão entender rapidamente seu processo e se familiarizar com sua operação.
Resumindo, um fluxograma de processo logístico bem projetado pode economizar tempo e dinheiro ao ajudar a agilizar sua operação.
Ofereça treinamentos constantes
Um dos motivos pelos quais é preciso oferecer treinamentos constantes é porque isso ajuda a garantir que os funcionários estejam atualizados sobre as práticas e procedimentos mais recentes do setor.
Dessa forma, você ajuda a melhorar a eficiência e a produtividade dentro da empresa. Além disso, o treinamento de equipe pode identificar possíveis áreas de melhoria dentro das organizações.
Ao oferecer treinamento regular, os gerentes de frota são capazes de garantir que os processos logísticos das empresas sejam o mais simplificados e eficientes possível.
Invista em tecnologia
Outra forma de melhorar a logística da sua empresa é investindo em tecnologia como, por exemplo, um software de gerenciamento de transporte.
Esse tipo de software pode ajudá-lo a planejar e otimizar suas rotas de remessa para que os produtos cheguem ao destino da forma mais eficiente possível.
A Ticket Log conecta empresas e pessoas a uma mobilidade mais inteligente, com o objetivo de valorizar o tempo para fazer mais e melhor uso da vida.
Oferecemos soluções para controle de frota que simplificam e tornam a mobilidade urbana mais flexível por meio de informações e inteligência, para que você possa aproveitar ao máximo seu tempo.
O cartão combustível para empresas Ticket Car torna o pagamento dos serviços de combustível e manutenção mais simples e eficientes, além de centralizar tudo em uma única plataforma de gerenciamento.
Conclusão
Com as ferramentas certas e as melhores práticas implementadas é possível ajudar as empresas a manter uma vantagem competitiva no mercado.
Investir na otimização dos processos logísticos é uma necessidade para todos os negócios.
Além disso, os processos logísticos atuais estão sempre em constantes avanços e é importante estar atualizado para que você possa oferecer aos seus clientes a melhor experiência.
Com a Ticket Log você se mantém atualizado e livre de tarefas de rotina, otimizando tempo e recursos financeiros para investir na sua empresa.
Separamos outros artigos que também podem lhe interessar: