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Profissional de frotas

O novo profissional de frotas: as facetas da gestão da mobilidade!

1 de outubro de 2020 por Ticket Log em Gestão de Frotas
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As atribuições que estão dentro do escopo do trabalho do gestor de frotas são inúmeras e muito variadas. Por isso, existem profissionais desempenhando diferentes papéis na gestão da mobilidade.

E você, já se deparou com este cenário? Quais atividades estão mais presentes na sua rotina? No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre as principais funções de um gestor de frotas. Ou seria de mobilidade?

1 – Gestão financeira

A gestão financeira inclui não só a administração dos custos envolvidos na operação dos veículos (abastecimento, multas e eventualidades), mas também a gestão financeira e orçamentária da empresa como um todo.

Ou seja, o gestor acaba sendo encarregado do controle de gastos, análise de preços e orçamentos de serviços prestados, análise de custos e oportunidades de economia, entre outros, impactando na rentabilidade também do negócio.

A gestão financeira está intimamente ligada à função do gestor de frotas — como a gestão da manutenção e de pessoas —, e ainda com o foco de monitorar a eficiência do combustível e do veículo.

2 – Gestão de manutenção

Outro tipo de gestão de frota muito importante é a gestão de manutenção. Esta função do gestor está mais ligado aos cuidados e à solução de problemas com veículos. Por exemplo, revisões, manutenções corretivas, disponibilidade da frota, análise do tempo útil das peças e do veículo etc.

A gestão de manutenção trabalha em proximidade à gestão de equipe de forma a prevenir acidentes, garantir a segurança dos motoristas e também mitigar multas.

3 – Gestão de aspectos legais

O acompanhamento de aspectos legais exige um perfil de gestor extremamente atento à legislação para manter a operação funcionando de forma correta.

Inclui o monitoramento dos status de licenciamento anual dos veículos da frota, contratos de seguro, prazos de pagamento de IPVA e seguro DPVAT, situação das CNHs dos motoristas (validade e pontuação), entre outros.

Todos estes aspectos legais devem ser monitorados de perto e com frequência para garantir o cumprimento das normas e evitar problemas que podem prejudicar ou inviabilizar a operação.

4 – Gestão de pessoas

A gestão de equipe diz respeito a todos os aspectos relacionados à liderança e à gestão de pessoas.

Por isso, este aspecto da gestão tem as funções de orientar motoristas, administrar alguns trâmites do dia a dia, avaliar condutas e desempenhos, implementar treinamentos e programas de desenvolvimento.

Além de identificar padrões de comportamento e apontar melhorias para a adoção das boas práticas de direção econômica.

Isso é gestão da mobilidade?

Todos (ou vários) destes tipos de gestão frequentemente estão concentrados em apenas um gestor

Podemos dizer que este é o perfil de gestão holística, com um olhar sobre o todo: financeiro, operacional e de pessoas. Poderíamos então chamar este novo profissional de gestor da mobilidade? O que acha sobre isso? 

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Para a administração de tantas atividades, a Ticket Log traz soluções para uma gestão completa, que ajudam o gestor a reduzir a carga operacional e controlar tudo de forma automatizada e efetiva. Conheça todas as possibilidades que oferecemos e entenda como sua gestão pode ser ainda mais prática e eficiente!

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