Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Créditos de carbono: o que são e como funciona o mercado de carbono?

8 de fevereiro de 2023 por Ticket Log em Gestão de Frotas
o que são e como funcionam os créditos de carbono

Os créditos de carbono permitem que as empresas reduzam sua pegada de carbono e se tornem mais sustentáveis. Os créditos são negociáveis em um mercado, permitindo às empresas comprá-los e vendê-los conforme necessário. 

Nos últimos anos, o tema do meio ambiente tem sido cada vez mais discutido em todo o mundo. 

A conscientização sobre a importância de preservar o planeta e a necessidade de mudanças drásticas no modo de vida das pessoas tem sido um dos principais motivos de preocupação. 

É neste contexto que surge o crédito de carbono, uma iniciativa que busca combater as emissões de gases de efeito estufa e incentivar ações mais sustentáveis.

Mas afinal, o que é crédito de carbono e como ele funciona? Esse é um assunto que ainda gera muitas dúvidas, especialmente entre aqueles que estão buscando formas de contribuir para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir bons retornos financeiros. 

E é justamente para responder a essas questões que este artigo foi criado. Aqui, você encontrará um guia completo sobre o crédito de carbono, desde o seu conceito básico até as formas de gerá-lo e lucrar com ele. 

Além disso, descobrirá as vantagens de investir neste mercado e quem são as principais empresas que compram créditos de carbono no Brasil.

Você vai entender:

  • O que são créditos de carbono
  • Como funcionam os créditos de carbono
  • Vantagens e desvantagens dos créditos de carbono
  • Como gerar créditos de carbono com seus veículos empresariais
  • Como comercializar créditos de carbono
  • Move for Good: compensação de carbono para empresas

Boa leitura!

O que são créditos de carbono

O mercado de créditos de carbono é uma iniciativa internacional de proteção ambiental que busca incentivar as empresas e organizações a reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa. 

Esse sistema foi criado com o objetivo de estimular ações concretas de mitigação do aquecimento global, de maneira a estimular a produção de energia limpa e renovável e a preservação dos recursos naturais.

Como funcionam os créditos de carbono

O Crédito de Carbono funciona a partir do registro das emissões de gases de efeito estufa por uma empresa ou organização. A partir daí, é possível medir quanto de dióxido de carbono (CO2) está sendo liberado na atmosfera. 

O próximo passo é implementar medidas concretas para a redução dessas emissões, tais como o uso de fontes renováveis de energia, a implementação de tecnologias mais eficientes, entre outros. 

Quando essas medidas são implementadas e as emissões são efetivamente reduzidas, a empresa pode receber créditos de carbono, que representam as toneladas de CO2 poupadas.

Leia também: Práticas que colaboram com o Meio Ambiente

Quem pode participar do crédito de carbono

Todas as empresas e organizações que desejam tornar sua operação mais sustentável e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa podem participar do programa de créditos de carbono. 

Esse sistema é acessível independentemente do tamanho da empresa, localização geográfica, ou seu estágio de desenvolvimento. 

Ao aderir ao Crédito de Carbono, é possível implementar medidas para compensar as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a luta contra as mudanças climáticas

Além disso, a negociação desses créditos em plataformas nacionais e internacionais amplia a visibilidade da empresa como uma organização comprometida com a sustentabilidade.

Como o crédito de carbono é medido

O Crédito de Carbono é medido em toneladas de CO2 evitadas, ou seja, em quantidade de emissões de gases de efeito estufa que foram poupadas graças às medidas implementadas pela empresa. 

Para calcular esse valor, é necessário ter conhecimento de todas as emissões de gases de efeito estufa geradas pela empresa antes da implementação dessas medidas.

Como o crédito de carbono é vendido

A negociação de créditos de carbono pode ser realizada de duas maneiras: através de leilões internacionais e através de acordos diretos entre empresas. 

Em leilões internacionais, empresas e organizações compram os créditos de outras empresas que têm excesso de créditos gerados. 

Já em acordos diretos, as empresas negociam diretamente com outras empresas que precisam de créditos para compensar suas emissões.

Existem diversos mercados internacionais de negociação de créditos de carbono, como o Mercado de Emissões da União Europeia (EU ETS) e o Mercado de Créditos de Carbono de Chicago. 

No Brasil, existem programas governamentais e plataformas especializadas em negociação de créditos de carbono, como o Programa Nacional de Mudanças do Clima (PNMC) e a Bolsa de Valores de Créditos de Carbono.

Vantagens e desvantagens dos créditos de carbono

Embora o mercado de créditos de carbono seja uma iniciativa válida e fundamental para a sustentabilidade, ainda é um assunto novo e, como tal, gera inúmeros questionamentos. 

Há também preocupações sobre a fraude dentro deste setor. A questão permanece: como podemos garantir transparência ao lidar com um conceito tão desconhecido?

Assim sendo, apesar de ser um projeto que aparenta só ter benefícios, vamos destacar algumas vantagens e desvantagens que ainda fazem parte das discussões em torno do tema.

Vantagens dos programas de créditos de carbono

  • Países já desenvolvidos podem, através a compra de créditos de carbono, reduzir seus débitos no compromisso mundial de redução de emissão de gases de efeito estufa;
  • Para os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, é uma forma de impulsionar a economia, além de garantir a existência de programas voltados ao desenvolvimento sustentável;
  • Impacto direto na redução do aquecimento global, estabilizando o efeito estufa, que há séculos vem crescendo de forma descontrolada.

Desvantagens dos programas de créditos de carbono

  • Com a possibilidade de comprar créditos de carbono para equilibrar suas metas em relação às emissões de gases poluentes, pode ocorrer um incentivo indireto ao aumento da poluição – não atingindo, portanto, os benefícios climáticos esperados;
  • O mercado ainda é muito jovem e, à medida em que se desenvolve, pode haver uma supervalorização dos créditos de carbono, impactando negativamente a economia dos países em desenvolvimento. 

Como gerar créditos de carbono com seus veículos empresariais

A geração de créditos de carbono com sua frota envolve a compreensão e a implementação de medidas que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa relacionadas à ela.

Isso pode ser alcançado por meio de ações como modernização da frota, utilização de combustíveis mais limpos e eficientes, otimização da logística, e cumprimento de regulamentações e políticas públicas relacionadas ao setor. 

O uso de carros elétricos, ainda que possa ser uma realidade distante para a maioria das pequenas empresas, também é uma iniciativa de redução na emissão dos gases poluentes e, portanto, contribui para gerar créditos de carbono.

Ao implementar essas medidas e mitigar o impacto ambiental da sua frota, você gera créditos de carbono que podem ser negociados no mercado de carbono.

Atividades que geram créditos de carbono

As atividades que geram créditos de carbono são aquelas que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a eficiência energética. Algumas dessas ações incluem:

  • Implementação de tecnologias mais eficientes e limpas em veículos: inclui a utilização de veículos elétricos ou híbridos e de sistemas de recuperação de energia, como os sistemas de recuperação de frenagem;
  • Otimização da logística da frota: inclui a revisão das rotas, o uso de veículos compartilhados, e a otimização da carga para reduzir o consumo de combustível;
  • Substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis: inclui a utilização de biocombustíveis, gás natural e energia solar para alimentação dos veículos;
  • Plantio de árvores e outras atividades de reflorestamento: pode ser feito por meio de projetos de reflorestamento, programas de manejo florestal sustentável e outras iniciativas que visam a preservação e restauração de florestas.

Como comercializar créditos de carbono

como comprar e vender créditos de carbono no mercado de carbono

Para comercializar créditos de carbono é necessário seguir uma série de passos e estar de acordo com as regulamentações e normas do mercado de carbono. 

É importante destacar que essas normas podem variar de país para país, mas, em geral, os passos incluem:

  • Obtenção de certificações e verificações independentes para atestar a validade das emissões de gases de efeito estufa e a efetividade das medidas implementadas;
  • Criação de registros eletrônicos que possibilitem a transferência dos créditos de carbono;
  • Identificação de compradores interessados em adquirir os créditos de carbono gerados;
  • Negociação dos valores e condições de compra e venda;
  • Finalização da transação, com a transferência dos créditos de carbono e o pagamento pelos mesmos.

É importante ressaltar que essa é uma área complexa e em constante evolução, por isso, é fundamental buscar assessoria de profissionais capacitados e seguir todas as regulamentações e normas em vigor.

Mercado de créditos de carbono no Brasil

O mercado de carbono ainda está em desenvolvimento e há muitas questões que precisam ser resolvidas. Por exemplo, algumas empresas estão preocupadas com a falta de regulamentação para o mercado de carbono. 

Se uma empresa compra créditos de outra empresa, quem garante que esses créditos foram comprados legalmente? Como se sabe se sua compra é legítima ou não? 

Há também preocupações sobre a fraude dentro deste setor. 

A questão permanece: como podemos garantir transparência ao lidar com um conceito tão desconhecido?

No que se refere ao mercado brasileiro de créditos de carbono, não existe resposta óbvia. Busque informações atualizadas nos sites dos Ministérios do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia ou até mesmo no Ministério da Economia. 

Move for Good: compensação de carbono para empresas

Com o Move for Good, sua empresa pode compensar as emissões de CO2e (dióxido de carbono equivalente) geradas pelos abastecimentos de combustíveis fósseis de sua frota. 

Através da parceria com a GreenPrint, empresa líder em tecnologia ambiental, 100% do valor arrecadado é reinvestido em projetos de reflorestamento e energia renovável certificados globalmente.

Como funciona a compensação de carbono com Move for Good

Se você conta com as soluções de abastecimento e gestão de frotas da Ticket Log, do grupo Edenred, é possível acompanhar as emissões de carbono com base nos litros abastecidos. 

Sua empresa pode compensar até 100% dessas emissões de forma automática, sem trâmites burocráticos ou esforço adicional. 

Vantagens de compensar créditos de carbono com a Ticket Log

Com o Move for Good, sua empresa conta com vantagens exclusivas, como:

  • Facilidade: iniciativa certificada e automatizada, sem trâmites burocráticos e nem esforço para realizar a compensação;
  • Credibilidade: todos os projetos investidos e o Certificado de Compensação Anual são verificados e certificados internacionalmente;
  • Visibilidade: acesso a um portal exclusivo e detalhado para ver o impacto da sua empresa, além de diversas ferramentas de marketing para divulgação e engajamento;
  • Resultado: contribuição real para a preservação dos ecossistemas, reflorestamento da Mata Atlântica e geração de energia renovável.

Acompanhando o impacto ambiental

Com o Compensômetro é possível ver o volume de litros de combustível fóssil compensados pela iniciativa Move for Good. Em 2022, o volume de compensação foi de 2 milhões de litros.

Investimento em projetos certificados globalmente

A Edenred investe em projetos certificados globalmente, como o Projeto Legado das Águas, gerando créditos de carbono para compensar as emissões de sua frota. 

Além disso, como líderes em soluções de mobilidade urbana, o grupo Edenred tem a visão de criar um futuro mais sustentável para todos.

  • REDD CIKEL é um projeto de Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, que tem como objetivo preservar a floresta amazônica e promover a conservação da biodiversidade;
  • REDD+ JARI/PARÁ é um projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal que tem como objetivo promover a conservação florestal e o uso sustentável dos recursos naturais na região do Jari, no Pará;
  • REDD+ PACAJÁ é um projeto localizado na região de Pacajá, no Pará, que busca promover a conservação da floresta amazônica e o desenvolvimento econômico sustentável da região.

Esses projetos são importantes porque contribuem para a preservação da floresta amazônica e a proteção da biodiversidade, além de promover o desenvolvimento econômico sustentável dessas regiões.

Seja uma empresa Edenred Move for Good. Se você deseja conhecer as soluções de abastecimento e gestão de veículos da Ticket Log, fale com um especialista.

Conclusão

Os créditos de carbono são uma importante ferramenta para mitigar o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. 

Além disso, é possível ganhar dinheiro com o crédito de carbono ao vendê-los para empresas que desejam compensar suas emissões de gases de efeito estufa. 

Qualquer pessoa ou empresa que tenha implementado medidas de mitigação de suas emissões pode participar desse mercado. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus colegas para incentivar sua empresa a participar do programa. Conte com as soluções da Ticket Log para otimizar os processos de controle de emissão e compensação de créditos de carbono. Solicite uma proposta!

Separamos outros artigos que também podem ser do seu interesse:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 24 comentários

  1. Luiz ferla disse:

    Boa matéria sobre crédito de carbono

  2. Hildebrando Miguel Saraiva disse:

    Excelente tenho interesse em contribuir de alguma forma, sou técnico em transações imobiliárias, atuando na de regularização imobiliária, venda, administração de imóveis em Belém-Pará

  3. Adonis Milani disse:

    Com reflorestamento de 5008 Há no MT, local sem árvores, poderíamos fazer um projeto ?

  4. Antônio Souza disse:

    Parabéns pela matéria, muito exclarecedora

  5. Renaldo Oliveira de Assunção disse:

    Eu tenho uma área de 1.000ha que comprei no Estado do Pará, toda em mata virgem. Como posso vender esses créditos, mantendo a preservação.

  6. Ernani Simoes Calumby disse:

    quero vender credito de carbono (FLORESTA) como devo proceder.

  7. Gabriel Moura disse:

    Tenho interesse em parcerias para gerar crédito de carbono

  8. Luciano disse:

    Eu tenho placas solares consigo vender meus créditos

  9. Andre carlos tinoco sant Anna disse:

    devemos pensar nas novas geracoes filhos netos se cada um dos de nos plantarmos uma arvore por mes quantas arvores seria plantada em um ano ja comessa ajudando arvores futiferas e muito legal serve para o consumo e para os passaros a onde ajuda no plantil de sementes

  10. FRANCISCO CARLOS RAMIRES disse:

    GOSTEI MUITO DA ABORDAGEM SOBRE ESTE ASSUNTO, SEI QUE REQUER DE MUITO MAIS CONHECIMENTO PARA INICIAR UM APRENDIZADO. ESPERO RETORNO PARA DEFINIR ESTE DESENVOLVIMENTO.

    • Gabrielle Godoy disse:

      Que incrível! Super obrigada pelo elogio. Continue nos acompanhando através do blog e redes sociais, tenho certeza que vai gostar do nosso conteúdo em todos os canais! 🙂

  11. ROBERTO DE ARAUJO PRADO disse:

    TENHO UM RESERVA NO LITORAL PAULISTA, A QUAL ESTA DENTRO DA AREA DE PRESERVAÇÃO.
    ELA ESTA INTACTA, COM DOCUMENTAÇÃO COMPLETA E BEM FORMADA DE AREA VERDE,
    TEM COMO NEGOCIA-LA PARA A COMPRA DE CARBONO OU COISA PARECIDA

  12. Adelaide Daré disse:

    Sim gostei muito esclarecedor. Agora entendi o negócio do crédito de carbono.

    • Edenred Mobilidade disse:

      Ficamos felizes com seu feedback positivo sobre o conteúdo! Continue lendo nosso blog para se manter sempre atualizada, Adelaide! 🙂