Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Neutralidade climática: nosso compromisso com o Brasil

7 de maio de 2021 por Ticket Log em Mobilidade
Conheça o que a Ticket Log faz para promover a neutralidade climática

Desde 2020, movimentos encabeçados pela CEBDS vem pressionando o governo em prol de uma agenda ambiental positiva. A Ticket Log juntamente de diversas outras empresas, apoiam estes movimentos que vem cobrando do governo medidas para preservação ambiental, como a diminuição do desmatamento ilegal da Amazônia e outros biomas brasileiros; a preservação da biodiversidade, à minimização do impacto ambiental no uso de recursos naturais e à economia circular e de baixo carbono.

Por isso, em abril de 2021 o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) enviou novamente ao governo, com assinaturas de CEOs de mais de 30 empresas, um posicionamento onde reitera uma meta mais ambiciosa para o Brasil sobre a neutralidade climática.

O documento com o título “Neutralidade Climática: Uma grande oportunidade” diz que ao atingir a neutralidade climática em 2050 o Brasil terá ganhos comerciais,  reputacionais, ambientais e em economia. Como a geração de empregos verdes e investimentos crescentes em soluções de baixo carbono, tendo poder de negociação mais sólido frente a seus principais competidores e com incentivo à redução dos gases de efeito estufa (GEE).

O governo havia firmado anteriormente este compromisso internacionalmente para 2060, porém nos dias 22 e 23 de abril houve a Cúpula de Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, que reuniu 40 lideranças, mostrando ao mundo mais do que o retorno das Américas ao Acordo de Paris.

Durante este evento, o Brasil apresentou o compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, antecipando a meta anterior em dez anos – além de reafirmar o objetivo de zerar o desmatamento ilegal até 2030, que já constava da NDC brasileira.

O CEBDS teve papel preponderante nessa articulação: as empresas brasileiras estão vocalizando, desde o ano passado, a urgência de se frear o desmatamento ilegal e de usar nossas tecnologias para fomentar uma transição mais rápida rumo à economia verde.

Entenda mais sobre a neutralidade climática

Neutralidade climática tem haver com uma série de mudanças radicais na economia que os governos se dispõem a fazer para eliminar combustíveis fósseis e outras fontes de emissões de CO². Este tipo de ação se dá tanto no setor de transporte, industrial, alimentício e energético.

Eles se comprometem a compensar o carbono emitido com medidas de proteção climáticas severas, por exemplo, para cada tonelada de CO² emitido deve-se tomar medidas correspondentes, como o plantio de árvores.

Sendo de responsabilidade de todos, diversas empresas de setores privados vem tomando medidas para que se consiga atingir essa meta até o ano de 2050.

Ticket Log na busca pela compensação de carbono

A Ticket Log, é uma empresa líder de mercado na gestão de frotas urbanas com quase 1 milhão de veículos em seu portfólio, sendo corresponsável pelas emissões de GEE desta frota. Por isso, seu compromisso com a sustentabilidade de seu negócio é peça chave para atingir a neutralidade climática.

Desde 2010, a Ticket Log já reportava seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de acordo com o GHG Protocol. Ela tem compensado suas emissões utilizando a solução de mercado “Plataforma Compense”, programa que possibilita a mitigação das emissões de gases de efeito estufa aos seus clientes.

E por isso em 2016 ela começou sua parceria com a CEBDS, fazendo parte ativamente do grupo de trabalho de Mudanças Climáticas. Recentemente passou a integrar a Força Tarefa para ações climáticas no setor privado, se tornando uma das protagonistas no combate às mudanças climáticas e também na busca pela neutralidade climática.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *