Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Semana Nacional do Trânsito: transformações na mobilidade e na gestão

22 de setembro de 2020 por Ticket Log em Mobilidade
Semana nacional do trânsito

Estamos na Semana Nacional do Trânsito, que é celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

O 22 de setembro também marca o Dia Mundial sem Carro, uma data que leva à reflexão sobre o uso excessivo do automóvel no mundo inteiro e os possíveis prejuízos ao Meio Ambiente.

Diante destas duas datas tão importantes, tivemos a oportunidade de debater soluções para mobilidade urbana e o papel da gestão de frotas no quinto encontro do Circuito Macrotendências do Novo Natural da Ticket Log!

Confira o bate-papo no vídeo com Ana Paula, gerente de relacionamento na Ticket Log, Roberta Ferreira, gerente de Inovação e Novos Produtos ALD Automotive, e Rafael Peres, coordenador de Frotas da Souza Cruz:

O que significa mobilidade em 2020?

Vivemos em um mundo acelerado. O ecossistema de 2020 traz informações com muito mais rapidez e demanda que sejamos ainda mais eficientes.

Por isso, podemos falar em dois principais pilares da mobilidade nos tempos atuais:

Ir e vir com rapidez

Agilidade e economia de tempo são palavras de ordem. Estamos diminuindo o uso de modais tradicionais, como carros e o transporte público convencional, para optar por modais alternativos e mais eficientes.

Trazendo um exemplo prático: nos últimos 10 anos, dobrou a quilometragem exclusiva dos modais de média e alta capacidade (como metrô, BRT e trem) no Brasil.

Ou seja, não é mais uma utopia falar sobre modais alternativos, seja para transporte público ou bicicleta. Esta é uma demanda da realidade atual, que demonstra uma mudança de cultura da sociedade.

Soluções de levar e buscar

Precisamos cada vez mais que as informações venham até nós. Não só os apps de delivery de comida, mas também farmácia, documentos, mercado etc.

Logo, para tudo que é possível “levar e buscar”, existe uma solução eficiente e econômica hoje em dia.

Transformações na gestão de frotas

Diante deste cenário, a área de frotas também está se transformando. 

Ganhando um novo conceito e propósito, muito mais ligado às pessoas e conectados aos valores da empresa para direcionar a sua atuação, estratégia e operação.

Sendo assim, os antigos gestores de frotas estão assumindo novos papéis e desafios, passando a gerenciar a mobilidade de tudo (pessoas, mercadorias).

Isso quer dizer que a gestão de exceção ficou no passado. Agora temos uma gestão preditiva e consciente, pensando na empresa e nas pessoas. 

Veja o depoimento de Rafael Peres, coordenador de Frotas da Souza Cruz, que atua desde o cultivo até a distribuição do produto:

Trabalhamos o mindset dos condutores. Tivemos que conscientizá-los de que deixamos de ter o bem físico (o carro) e passamos a ter mobilidade. Nosso time aqui tem a missão de fazer uma gestão de frotas eficiente para promover condições de mobilidade para as diretorias de marketing e operações diárias com qualidade e segurança.

(Por isso) a análise de indicadores é importantíssima. Contamos com a parceria da Ticket Log através do painel de autogestão e usamos a análise desses indicadores para fazer ajustes, criar planos de ação, melhoria contínua e para podermos planejar o futuro”.

Rafael Peres, coordenador de Frotas da Souza Cruz (Live Mobilidade)

Com tantas mudanças, ocorre também a valorização do papel do gestor de frotas, que se torna cada vez mais estratégico e relevante.

“A área de frotas está se transformando. Ganhando um novo conceito e propósito, muito mais ligados às pessoas e conectados aos valores da empresa para direcionar a sua atuação, estratégia e operação.” 

Vinicius Cardoso, gerente de Frotas na Energisa (Live Conexão x Propósito)

“Hoje, quando a gente pensa no nosso negócio, a gente se vê mais como uma empresa que oferta uma estratégia em mobilidade do que de fato gestão e terceirização de frotas. 

Quando a gente entra nessa história de mobilidade, a gente entra em novos conceitos de futuro que nos apontam para micro modais, ou para outras soluções de mobilidade que podem ou não conversar com o universo do carro. 

Então, o número de carros na frota da ADL tem crescido, mas isso não nos impede de explorar outros meios e outras formas, porque no final do dia a gente quer ser estratégico em mobilidade. A gente quer ser super assertivo sobre a necessidade das pessoas e qual é a melhor oferta que a gente pode de fato dar.”

Roberta Ferreira, gerente de Inovação e Novos Produtos ALD Automotive  (Live Mobilidade)

Veja os principais conceitos ligados à nova mobilidade

  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Frotas;
  • Disponibilidade;
  • Acesso/Inclusão;
  • Deslocamento;
  • Não-deslocamento;
  • Carros/Modais;
  • Mobilidade Urbana;
  • Mobilidade Corporativa;
  • Sustentabilidade;
  • Conectividade;
  • Delivery;
  • Cidades e Pessoas.

Conclusão: a Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade

A Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade para pensar de maneira inovadora e sustentável a mobilidade para o seu dia a dia e a sua empresa.

Além disso, aproveite e acesse a página da Ticket Log e conheça nossas soluções de mobilidade conectadas ao novo mundo! ?

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *