Semana Nacional do Trânsito: transformações na mobilidade e na gestão
22 de setembro de 2020 em MobilidadeEstamos na Semana Nacional do Trânsito, que é celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.
O 22 de setembro também marca o Dia Mundial sem Carro, uma data que leva à reflexão sobre o uso excessivo do automóvel no mundo inteiro e os possíveis prejuízos ao Meio Ambiente.
Diante destas duas datas tão importantes, tivemos a oportunidade de debater soluções para mobilidade urbana e o papel da gestão de frotas no quinto encontro do Circuito Macrotendências do Novo Natural da Ticket Log!
Confira o bate-papo no vídeo com Ana Paula, gerente de relacionamento na Ticket Log, Roberta Ferreira, gerente de Inovação e Novos Produtos ALD Automotive, e Rafael Peres, coordenador de Frotas da Souza Cruz:
O que significa mobilidade em 2020?
Vivemos em um mundo acelerado. O ecossistema de 2020 traz informações com muito mais rapidez e demanda que sejamos ainda mais eficientes.
Por isso, podemos falar em dois principais pilares da mobilidade nos tempos atuais:
Ir e vir com rapidez
Agilidade e economia de tempo são palavras de ordem. Estamos diminuindo o uso de modais tradicionais, como carros e o transporte público convencional, para optar por modais alternativos e mais eficientes.
Trazendo um exemplo prático: nos últimos 10 anos, dobrou a quilometragem exclusiva dos modais de média e alta capacidade (como metrô, BRT e trem) no Brasil.
Ou seja, não é mais uma utopia falar sobre modais alternativos, seja para transporte público ou bicicleta. Esta é uma demanda da realidade atual, que demonstra uma mudança de cultura da sociedade.
Soluções de levar e buscar
Precisamos cada vez mais que as informações venham até nós. Não só os apps de delivery de comida, mas também farmácia, documentos, mercado etc.
Logo, para tudo que é possível “levar e buscar”, existe uma solução eficiente e econômica hoje em dia.
Transformações na gestão de frotas
Diante deste cenário, a área de frotas também está se transformando.
Ganhando um novo conceito e propósito, muito mais ligado às pessoas e conectados aos valores da empresa para direcionar a sua atuação, estratégia e operação.
Sendo assim, os antigos gestores de frotas estão assumindo novos papéis e desafios, passando a gerenciar a mobilidade de tudo (pessoas, mercadorias).
Isso quer dizer que a gestão de exceção ficou no passado. Agora temos uma gestão preditiva e consciente, pensando na empresa e nas pessoas.
Veja o depoimento de Rafael Peres, coordenador de Frotas da Souza Cruz, que atua desde o cultivo até a distribuição do produto:
“Trabalhamos o mindset dos condutores. Tivemos que conscientizá-los de que deixamos de ter o bem físico (o carro) e passamos a ter mobilidade. Nosso time aqui tem a missão de fazer uma gestão de frotas eficiente para promover condições de mobilidade para as diretorias de marketing e operações diárias com qualidade e segurança.
(Por isso) a análise de indicadores é importantíssima. Contamos com a parceria da Ticket Log através do painel de autogestão e usamos a análise desses indicadores para fazer ajustes, criar planos de ação, melhoria contínua e para podermos planejar o futuro”.
Rafael Peres, coordenador de Frotas da Souza Cruz (Live Mobilidade)
Com tantas mudanças, ocorre também a valorização do papel do gestor de frotas, que se torna cada vez mais estratégico e relevante.
“A área de frotas está se transformando. Ganhando um novo conceito e propósito, muito mais ligados às pessoas e conectados aos valores da empresa para direcionar a sua atuação, estratégia e operação.”
Vinicius Cardoso, gerente de Frotas na Energisa (Live Conexão x Propósito)
“Hoje, quando a gente pensa no nosso negócio, a gente se vê mais como uma empresa que oferta uma estratégia em mobilidade do que de fato gestão e terceirização de frotas.
Quando a gente entra nessa história de mobilidade, a gente entra em novos conceitos de futuro que nos apontam para micro modais, ou para outras soluções de mobilidade que podem ou não conversar com o universo do carro.
Então, o número de carros na frota da ADL tem crescido, mas isso não nos impede de explorar outros meios e outras formas, porque no final do dia a gente quer ser estratégico em mobilidade. A gente quer ser super assertivo sobre a necessidade das pessoas e qual é a melhor oferta que a gente pode de fato dar.”
Roberta Ferreira, gerente de Inovação e Novos Produtos ALD Automotive (Live Mobilidade)
Veja os principais conceitos ligados à nova mobilidade
- Gestão de Pessoas;
- Gestão de Frotas;
- Disponibilidade;
- Acesso/Inclusão;
- Deslocamento;
- Não-deslocamento;
- Carros/Modais;
- Mobilidade Urbana;
- Mobilidade Corporativa;
- Sustentabilidade;
- Conectividade;
- Delivery;
- Cidades e Pessoas.
Conclusão: a Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade
A Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade para pensar de maneira inovadora e sustentável a mobilidade para o seu dia a dia e a sua empresa.
Além disso, aproveite e acesse a página da Ticket Log e conheça nossas soluções de mobilidade conectadas ao novo mundo! ?