Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente: conteúdos, filmes e séries

5 de junho de 2020 por Ticket Log em Mobilidade
Voltar

5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente — data para repensarmos coletivamente nossa relação com o planeta e celebrarmos as iniciativas positivas que vêm para contribuir com a causa!

Por isso, selecionamos uma lista de conteúdos, filmes e séries incríveis que tratam do assunto para você refletir neste Dia Mundial do Meio Ambiente. Confira no final da postagem!

Mas antes, gostaríamos de reforçar o pacto da Ticket Log e do Grupo Edenred com a pauta do Meio Ambiente. Recentemente, fomos uma das 61 empresas participantes do Estudo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), que investigou como as empresas vêm contribuindo com o Acordo de Paris.

Apostamos no conceito de Economia Regenerativa: nosso valor está no impacto positivo que podemos gerar junto às pessoas e ao planeta. O respeito a toda forma de vida sempre foi e sempre será um valor muito forte para a Ticket Log.

Acreditamos também na importância do consumo consciente, baseado em práticas que colaboram com o Meio Ambiente e que são capazes de fazer a diferença a médio e longo prazo.

Como nós estamos contruibindo para a pauta?

Trazendo o discurso para a prática, a Ticket Log elabora o Inventário de Emissões de GEE (gases de efeito estufa) na metodologia do GHG Protocol desde 2010 e o torna público através do Registro Público de Emissões.

Além disso, disponibilizamos para nossos clientes soluções que permitem gerenciar melhor as emissões das suas frotas.

Na Edenred, há um esforço conjunto para trabalhar a temática das mudanças climáticas através da estratégia global de sustentabilidade (People, Planet e Progress).

Para o pilar Planet, estabelecemos uma meta para ajudar a reduzir 52% das emissões de GEE globais até 2030. Nossa meta é aceita pela SBTi (Science Based Targets Initiative), que valida metas baseadas na ciência, respeitando as premissas do Acordo de Paris.

Também nos comprometemos a instalar pelo menos um eco-serviço para mobilidade sustentável e combate ao desperdício de alimentos em todas as unidades da Edenred até 2030. Além disso, 70% das nossas soluções devem ser projetadas ecologicamente.

Por que é urgente pensarmos no Meio Ambiente?

Em meio ao turbilhão de mudanças que a pandemia do coronavírus gerou, a pauta do Meio Ambiente reaparece como uma das reflexões centrais do momento que estamos vivenciando.

Não é a toa que acontecem emergências de saúde como a que o mundo enfrenta agora. Mudanças climáticas e pandemias têm tudo a ver, uma vez que existe uma forte correlação entre as mudanças nos padrões de clima e nos habitats naturais e as mutações que fortalecem os vetores de doenças.

Sabemos que os supostos impactos positivos da pandemia (diminuição da poluição atmosférica e dos cursos de água) não serão sustentáveis a longo prazo, já que partiram de uma desaceleração forçada da atividade econômica, e não de uma consciência ambiental coletiva.

Por isso, este é o momento de enxergarmos os efeitos das mudanças climáticas e o papel de cada um frente a esse problema que é coletivo e global.

Temos alguns conteúdos aqui no blog da Ticket Log que sugerem práticas que você pode adotar na sua rotina ou na sua empresa para contribuir com a causa. Confira:

10 produções do cinema para você entender melhor o assunto!

Nossas práticas de contribuição para a causa ambiental devem estar embasadas em conhecimento e consciência  a respeito do problema. Além disso e dos conteúdos em nosso blog, os filmes e séries ajudam a esclarecer outros pontos importantes sobre o tema!

Selecionamos 10 produções cinematográficas renomadas que tratam sobre o Meio Ambiente e que você não pode deixar de assistir! Confira:

1 – Seremos História?

Neste documentário, Leonardo di Caprio nos leva à linha de frente da batalha contra as mudanças climáticas, conversando com algumas das pessoas mais proeminentes na causa como Barack Obama, Bill Clinton, John Kerry e o Papa Francisco. (2016)

2 – O amanhã é hoje: o drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas

“O amanhã é hoje” mostra que os impactos do clima já alcançaram todos os brasileiros, seja na cidade, no campo ou na floresta. Gente de todos os cantos do Brasil: nada nem ninguém escapa. Por isso, neste web documentário, seis brasileiros de cinco estados diferentes contam como as mudanças climáticas impactaram suas vidas.

3 – Nosso planeta

Esta série documental apresenta imagens nunca vistas. O ambicioso documentário, lançado em abril de 2019, traz a beleza natural do planeta Terra e mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas as criaturas vivas. Disponível na Netflix.

4 – Amazônia eterna

O documentário apresenta projetos com propostas bem-sucedidas no uso da Floresta Amazônica de maneira sustentável, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas. Disponível em www.amazoniaeterna.com.br/.

5 – Minimalismo

“Minimalismo” trata sobre as coisas que realmente importam para termos uma vida com mais propósito. Dois amigos de infância mostram na prática como fizeram a transição de “carreiras de sucesso” para uma vida mais significativa e feliz. Então, o documentário entrevista pessoas que acreditam que bens materiais não trazem felicidade, e aborda a questão: menos é mais? Disponível na Netflix.

6 – Oceanos de plástico

Quando um documentarista descobre que os oceanos do planeta estão repletos de plástico, ele investiga os impactos da poluição ambiental. Disponível na Netflix.

O diretor de animação peruano Alois di Leo apresenta o curta-metragem de 12 minutos que mostra a forma lúdica com que os seres humanos podem se conectar à natureza. “Caminhos dos gigantes” se passa em uma floresta de árvores gigantes, onde Oquirá, menina indígena de seis anos, passa a entender o ciclo da vida. Sendo assim, o filme explora as forças da natureza e a ligação humana com a Terra e seus elementos.

Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido em um supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Ou seja, o filme segue-o até seu verdadeiro final, em um lixão, onde crianças disputam alimentos que sequer serviam de alimento para os porcos.

9 – Wall-E (Infantil)

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. Por isso, o plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar a Terra. Então, Wall-E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Disponível no Google Play, Youtube Premium e Globo Play.

10 – Terra

Em essência, “Terra”  trata da história natural da humanidade e da nossa existência no planeta. O filme revive a única jornada de uma espécie que, entre milhões de outros, evoluiu e emergiu das muitas fases de crescimento da Terra.

0
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *