Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Redução de custos que sua empresa pode pôr em prática em 2020

10 de dezembro de 2019 por Ticket Log em Gestão Empresarial
Empresário avaliando redução de custos

Práticas diárias e rever processos e orçamentos é a melhor forma de reduzir custos a curto prazo. Para pôr em prática desde já algumas ações efetivas para o corte de gastos excessivos em sua empresa, algumas dicas:

Redução de custos fixos

Internet e telefone

O primeiro passo para reduzir custos com planos de internet e telefone é identificar a real necessidade da empresa: quanto de velocidade precisa? E os telefonemas, são locais ou interurbanos? É mais em conta ter um telefone fixo ou um celular?

Com essas respostas, você pode orçar novamente com as empresas e ter uma nova base de preços para ter certeza que o que sua empresa tem no momento é o ideal ou se está na hora de trocar o plano!

Dica: algumas empresas realizam atendimentos por Skype e WhatsApp e ficam somente com um bom plano de internet, excluindo as contas com telefone fixo.

Água e luz

Aqui, as boas práticas para redução de custos está no investimento em aparelhos e itens mais econômicos e nos cuidados diários. Por exemplo:

  • Optar por torneiras e descargas que não deixem sair um grande volume de água;
  • Trocar as lâmpadas incandescentes por LED;
  • Sempre desligar os eletrônicos que não estão sendo usados;
  • Apagar as luzes ao fechar a empresa;
  • Não deixar os aparelhos em stand-by por muito tempo;
  • Colocar sensores de luz em locais pouco acessados;
  • Investir em ar condicionado mais econômico.

Redução de custos variáveis

Impressões e documentações em papel

Quanto mais arquivos da empresa você conseguir passar para o computador, menor serão os custos com papel e impressão. Muitas empresas usam ferramentas colaborativas, que armazenam todos os documentos em nuvem e facilitam o acesso a todos da equipe, otimizando a rotina.

Alguns bons exemplos são o Google Drive, Dropbox e Onedrive.

Estoque

Se o seu negócio envolve o controle de estoque, saiba que uma forma de reduzir custos é analisando os produtos que estão parados há muito tempo. Na prática, diminuir a produção de produtos que ficam por mais tempo no estoque também evita o gasto com possíveis perdas.

Fornecedores

Também é um bom momento para orçar novamente os preços com outros fornecedores e analisar se a opção atual da sua empresa é a mais vantajosa ou não. Se for uma relação de muitos anos, vale sentar com o seu fornecedor e discutir possibilidades de redução de valores.

Combustível e frota

Vale a pena rever toda a estrutura de mobilidade da sua empresa. Para empresas que possuem frota própria, o ideal é fazer mapear todos os pontos que podem ser melhorados para economizar mais dinheiro e também tempo dos colaboradores. Por exemplo:

  • Otimize as rotas, evite caminhos maiores ou vias mais congestionadas em horários de pique;
  • Manutenção preventivas são uma forma de economizar tanto com serviços emergenciais quanto com o combustível;
  • Mantenha uma rotina de acompanhamentos de gastos;
  • Certifique que o valor gasto com combustível é realmente o necessário.

Dica extra: algumas soluções automatizadas para gestão de frotas ajudam muito no controle de gastos e, consequentemente, na redução de custos. Em nosso guia sobre gestão de frotas você tem informações completas sobre a otimização desses processos!

Dicas de planejamento que ajudam na redução de custos

Além das dicas que trouxemos aqui, um bom planejamento é o que vai nortear suas decisões com mais clareza e garantir que nada inesperado aconteça no controle financeiro.

Nós publicamos recentemente um passo a passo completo para realizar o planejamento financeiro de empresas. Vale a pena a leitura para ajudá-lo e pôr em prática as ações para redução de custos!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *