Você sabe o que é o RPM do motor? Sigla para o termo “rotação por minuto”, trata-se de um dos indicadores mais importantes do motor do automóvel. Ele pode ser visualizado dentre os itens do painel automotivo durante a condução do veículo.
No artigo de hoje aqui no blog da Ticket Log, saiba em mais detalhes o que é o RPM e como ele influencia na performance da frota — e entenda por que você deve ficar atento a este indicador no painel!
Como funciona o RPM?
Também chamado de “contagiro”, o RPM indica o número de giros do virabrequim — uma pequena peça dentro do motor que transmite força para os demais componentes do veículo. O movimento do virabrequim é originado a partir do sobe e desce constante do pistão.
O indicador do RPM possui um apontador que vai do número 1 ao 8 (e que indica a contagem de giros), além de uma estampa com o número x1000 (ou seja, o número é multiplicado por mil).
Além disso, olhando para o painel automotivo, o motorista pode observar que há símbolos com diferentes cores relacionados ao indicador RPM do motor. As cores servem para alertar o condutor sobre a situação da rotação. Veja:
- Na luz verde, tanto a rotação quanto a aceleração estão corretas. Não há motivo para preocupação.
- Na luz amarela, sinal de que a rotação não está com funcionamento ideal, o que pode desgastar o motor.
- Na luz vermelha, sinal de alerta! Pode haver alguma falha no sistema, com risco de comprometer o motor. Exceto em casos de ultrapassagem ou esforço excessivo do veículo.
Como monitorar o RPM?
Atualmente, há uma série de softwares, aplicativos e tecnologias disponíveis no mercado, voltadas especialmente para a gestão de frotas, que podem fazer o monitoramento do RPM do motor.
Inclusive, esses sistemas de telemetria veicular são capazes de realizar a aferição correta de todos os componentes de sua frota, bem como apontar aqueles que têm andado no vermelho.
Aqui, uma sugestão que vale a pena ser seguida, é a aplicação de treinamentos constantes, visando conscientizar os motoristas acerca da economia. Afinal, não é só a empresa quem ganha nessas situações, os próprios colaboradores podem se beneficiar.Sem mencionar o fato de que, vantajosa financeiramente, a implementação desse tipo de cultura também pode salvar vidas, em conjunto com manutenções de veículos.
Como o RPM influencia na performance da frota?
O RPM do motor controla o limite de potência da marcha, impedindo que haja troca de velocidade no período errado. Quando o motorista aumenta a marcha, a RPM vai diminuindo.
Dessa forma, um dos principais benefícios de controlar o RPM e assegurar que está tudo correto na rotação é que esse simples indicador acaba evitando forçar o motor. E todo motorista sabe que, quanto mais se exige do motor do veículo, mais combustível é consumido. Vale ressaltar que o RPM também é um grande aliado para garantir a integridade do motor, evitando perdas e danos que podem gerar prejuízo econômico.
→ #SeLiga na dica da Ticket Log: que tal acompanhar o preço da gasolina e outros combustíveis online? Veja o que é o nosso índice de preços de combustíveis (IPTL) no artigo acima!
Então, para quem está à frente da gestão de frotas, é sempre importante lembrar que o controle do RPM acaba impactando em um melhor desempenho dos veículos e, consequentemente, a melhorar a performance financeira da frota como um todo.
Considerações finais
O RPM é um grande aliado tanto para o controle de motoristas quanto para o acompanhamento da performance e dos indicadores de frota pela gestão. Por isso, a dica é ficar sempre de olho nele e nas informações necessárias para valorizar seus veículos!
Confira também outras dicas de direção eficiente em nossa plataforma E-learning de treinamento!
exelente informacão
Ficamos felizes que você tenha gostado, Daniel. Continue nos acompanhando nas redes sociais para ver mais conteúdos como esse. Abraço!
Muito boa explicação
Bacana,né Adailton?! Para ver mais conteúdos como este continue nos acompanhando. Abraço!
Bom dia. Muito bem explicado e claro.
Que bom que você gostou, Adilson!