Quero conhecer! Fechar

Quero conhecer!

Receba mais informações sobre abastecimento.

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigada!

Voltar

O que é RPM e como influencia na performance da frota

21 de dezembro de 2022 por Ticket Log em Gestão de Frotas
O que é RPM

Você sabe o que é o RPM do motor? Sigla para o termo “rotação por minuto”, trata-se de um dos indicadores mais importantes do motor do automóvel. Ele pode ser visualizado dentre os itens do painel automotivo durante a condução do veículo.

No artigo de hoje aqui no blog da Ticket Log, saiba em mais detalhes o que é o RPM e como ele influencia na performance da frota — e entenda por que você deve ficar atento a este indicador no painel!

Como funciona o RPM?

Também chamado de “contagiro”, o RPM indica o número de giros do virabrequim —  uma pequena peça dentro do motor que transmite força para os demais componentes do veículo. O movimento do virabrequim é originado a partir do sobe e desce constante do pistão.

O indicador do RPM possui um apontador que vai do número 1 ao 8 (e que indica a contagem de giros), além de uma estampa com o número x1000 (ou seja, o número é multiplicado por mil).

Além disso, olhando para o painel automotivo, o motorista pode observar que há símbolos com diferentes cores relacionados ao indicador RPM do motor. As cores servem para alertar o condutor sobre a situação da rotação. Veja:

  • Na luz verde, tanto a rotação quanto a aceleração estão corretas. Não há motivo para preocupação.
  • Na luz amarela, sinal de que a rotação não está com funcionamento ideal, o que pode desgastar o motor.
  • Na luz vermelha, sinal de alerta! Pode haver alguma falha no sistema, com risco de comprometer o motor. Exceto em casos de ultrapassagem ou esforço excessivo do veículo.

Como monitorar o RPM?

Atualmente, há uma série de softwares, aplicativos e tecnologias disponíveis no mercado, voltadas especialmente para a gestão de frotas, que podem fazer o monitoramento do RPM do motor.

Inclusive, esses sistemas de telemetria veicular são capazes de realizar a aferição correta de todos os componentes de sua frota, bem como apontar aqueles que têm andado no vermelho.

Aqui, uma sugestão que vale a pena ser seguida, é a aplicação de treinamentos constantes, visando conscientizar os motoristas acerca da economia. Afinal, não é só a empresa quem ganha nessas situações, os próprios colaboradores podem se beneficiar.Sem mencionar o fato de que, vantajosa financeiramente, a implementação desse tipo de cultura também pode salvar vidas, em conjunto com manutenções de veículos.

Como o RPM influencia na performance da frota?

O RPM do motor controla o limite de potência da marcha, impedindo que haja troca de velocidade no período errado. Quando o motorista aumenta a marcha, a RPM vai diminuindo.

Dessa forma, um dos principais benefícios de controlar o RPM e assegurar que está tudo correto na rotação é que esse simples indicador acaba evitando forçar o motor. E todo motorista sabe que, quanto mais se exige do motor do veículo, mais combustível é consumido. Vale ressaltar que o RPM também é um grande aliado para garantir a integridade do motor, evitando perdas e danos que podem gerar prejuízo econômico.

→ #SeLiga na dica da Ticket Log: que tal acompanhar o preço da gasolina e outros combustíveis online? Veja o que é o nosso índice de preços de combustíveis (IPTL) no artigo acima!

Então, para quem está à frente da gestão de frotas, é sempre importante lembrar que o controle do RPM acaba impactando em um melhor desempenho dos veículos e, consequentemente, a melhorar a performance financeira da frota como um todo.

Considerações finais

O RPM é um grande aliado tanto para o controle de motoristas quanto para o acompanhamento da performance e dos indicadores de frota pela gestão. Por isso, a dica é ficar sempre de olho nele e nas informações necessárias para valorizar seus veículos!

Confira também outras dicas de direção eficiente em nossa plataforma E-learning de treinamento!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 6 comentários

  1. Daniel lima disse:

    exelente informacão

    • Ticket Log disse:

      Ficamos felizes que você tenha gostado, Daniel. Continue nos acompanhando nas redes sociais para ver mais conteúdos como esse. Abraço!

  2. Adailton disse:

    Muito boa explicação

  3. ADILSON E.OLIVEIRA disse:

    Bom dia. Muito bem explicado e claro.