Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Valor do combustível: veja o preço do combustível

8 de novembro de 2022 por Ticket Log em Abastecimento
valor do combustível

Qual o preço do combustível hoje?

Tanto as pessoas que precisam abastecer o carro para lazer quanto as que têm o veículo como ferramenta de trabalho costumam ficar atentas ao valor do combustível. Devido às variações na cotação do dólar e a fatores externos, os preços acumularam altas no início do ano de 2022.

Entretanto, por conta de uma lei sancionada em junho do mesmo ano, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre os combustíveis foi reduzido e limitado a, no máximo, 18%, o que causou queda nos preços.

Quer entender mais sobre a formação do preço dos combustíveis? Continue a leitura.

Entenda como o preço do combustível é definido

O valor do combustível é composto por diversas variantes, que resultam no preço final na bomba quando você abastece. Entre eles, estão:

  • parcela da Petrobras;
  • impostos federais e estaduais (Cide, PIS/Pasep e ICMS);
  • distribuição e revenda;
  • custos da adição de biocombustíveis.

No caso da adição de biocombustíveis, o diesel tem 10% de biodiesel em sua composição, enquanto a gasolina comum tem 27,5% de etanol anidro.

Outro fator importante que influencia o valor do combustível é a cotação do dólar, afinal, por se tratar de commodity, o petróleo e seus derivados são precificados tendo como base a oferta e a procura internacional.

IPTL: Índice de Preços Ticket Log

Uma das fontes de pesquisa para analisar o preço médio dos combustíveis em todo o país é o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Amplamente utilizado por diversos veículos de comunicação, a métrica tem como base os abastecimentos realizados nos mais de 18 mil parceiros da Ticket Log.

O site IPTL mantém uma listagem atualizada da média de preços e também permite pesquisa de valores médios de outros períodos. Os dados são precisos e confiáveis, pois representam o valor do combustível de uma média de 691.200 transações referentes a 6.336.00 litros abastecidos por dia.

Preço da gasolina pelo Brasil

Para quem deseja descobrir o preço do combustível em todo o Brasil, é possível acessar a ferramenta de pesquisa Log Maps, também disponível gratuitamente pela Ticket Log.

O Log Maps permite, a partir de um mapa, buscar preços de combustíveis atualizados com base em transações recentes processadas pela Ticket Log. Ao acessar a ferramenta, é só escolher o estado, a cidade e o bairro e selecionar até quatro tipos de combustível. Feito isso, é só clicar em “Buscar”. O resultado mostra por local o valor dos combustíveis escolhidos por você.

Confira o preço do combustível

Em todas as regiões do Brasil, é possível monitorar o valor do combustível gasto com os veículos da sua empresa, por meio de sistema de controle de abastecimento.

Existem no mercado soluções para gestão que permitem consultar o histórico de abastecimento de veículos, atribuir parâmetros para abastecimento e diversas outras funcionalidades que ajudam a economizar. Conheça agora a solução ideal de cartão combustível para pequena empresa.Quer saber como fazer o controle de frota de veículos da melhor forma e com o melhor custo? Acesse nosso conteúdo e descubra!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 2 comentários

  1. Carlos roberto da Silva disse:

    Iniciante experiencia