Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Compromisso com o Meio Ambiente: Inventário anual de GEE

6 de outubro de 2020 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Gases de efeito estufa

Compromisso e transparência na gestão do tema Meio ambiente  e Sustentabilidade marcam a atuação da Ticket Log no mercado.

Desde 2010, elaboramos o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de acordo com GHG Protocol — a metodologia mais utilizada no mundo para entender, quantificar e reportar emissões.

O documento é disponibilizado no Registro Público de Emissões e reconhecido com o Selo Ouro (que ganhamos, novamente, neste ano de 2020), concedido às empresas que recebem verificação de seus inventários por órgãos independentes e que relatam as emissões dos Escopos 1, 2 e 3.

Nosso inventário de 2019 marca a primeira participação da empresa Repom nessa ferramenta de transparência e autoavaliação, e foi lançado no mês de Setembro em evento oficial pela FGV (instituição que coordena a iniciativa no Brasil), coincidindo com as ações da Semana Nacional do Trânsito.

O que é o Inventário de Emissões de GEE?

O Inventário de Emissões com base na metodologia GHG Protocol é um documento público que reforça o compromisso com o meio ambiente e as questões climáticas.

Nele são mapeadas todas as fontes e calculadas as emissões de gases do efeito estufa (como o próprio nome já diz, são gases que contribuem para o efeito estufa e o aquecimento global do planeta) decorrentes das atividades da empresa.

A iniciativa de elaborar e divulgar as emissões de GEE está alinhada ao Pilar Planet da diretriz mundial de sustentabilidade e aos compromissos estabelecidos na Política Ambiental da Edenred Brasil, grupo ao qual a Ticket Log faz parte.

Conheça o compromisso da Edenred Brasil

Na Edenred, mudanças climáticas é um dos temas a serem trabalhados através de uma estratégia global de sustentabilidade baseada em três pilares: People, Planet e Progress.

Para o pilar Planet, estabelecemos uma meta de redução das emissões em que nos comprometemos a reduzir 52% das emissões de GEE globais até 2030.

A meta é validada pela SBTi (Science Based Targets Initiative), que valida metas baseadas na ciência e que respeitam as premissas do Acordo de Paris.

Além disso, até 2030 todas as unidades da Edenred pelo mundo terão que ter, no mínimo, um eco-serviço para mobilidade sustentável e combate ao desperdício de alimentos. Sendo que 70% das nossas soluções devem ser projetadas ecologicamente.

Onde acessar nossos dados?

Os dados a respeito de nossas emissões estão disponíveis publicamente no Registro Público de Emissões da FGV.

Isso significa que qualquer pessoa poderá acessar, reforçando a nossa transparência e comprometimento com o meio ambiente e com estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da empresa.

Principais resultados de 2019

Pontos positivos comparado a 2018:

Edenred

Houve um aumento de 4,8% nas emissões do Escopo 3, que representam 79,9% do volume geral.

Já em relação aos Escopos 1 e 2, que estão relacionadas ao consumo de energia, geradores de energia e combustível, houve redução de 25,4% e 1,3%, respectivamente.

Ticket

Redução em 31% nas emissões em relação ao consumo de energia gás natural no restaurante.

Redução em 60% nas emissões relacionadas ao consumo de gás refrigerante nos equipamentos de ar condicionado e extintores de incêndio.

Ticket Log

Redução em 27% nas emissões em relação ao consumo de energia.
Redução de 58% nas emissões relacionadas ao consumo de combustível.
Redução de 11% nas emissões relacionadas ao deslocamento dos colaboradores relacionadas aos geradores de energia.

Quais as ações da Ticket Log para reduzir seu impacto?

Assim como nos anos anteriores, todas as emissões dos Escopos 1 e 2 foram compensadas por meio da Plataforma Compense, o inovador portal da Ticket Log para compra e venda de créditos de carbono.

A ferramenta possibilita que os clientes calculem o volume de emissões da frota ou insiram informações provenientes dos seus inventários para adquirir créditos de uma variedade de projetos, como o Programa Crédito de Carbono da Ticket Log.

O programa, que está no portfólio de soluções da marca, permite a geração de créditos mediante a redução das emissões de frotas comerciais de veículos flex.

Consequentemente, os resultados destes 9 anos de ações ligadas à sustentabilidade são bastante expressivos e demonstram o impacto positivo do nosso trabalho.

Veja os números:

  • Em 2019, compensamos 623 toneladas de gases de efeito estufa (tCO2e), considerando as empresas Ticket, Ticket Log e Repom.
  • Somando com os anos anteriores (desde 2010), chegamos a um valor total de cerca de 9 mil toneladas de gases de efeito estufa compensadas.

Dicas para contribuir com o Meio Ambiente (e sua empresa)

Contribuir com o Meio Ambiente significa cuidar da gente, do nosso futuro e das novas gerações.

As mudanças nos padrões de clima provocadas pela ação humana ameaçam nossa vida, a existência de milhares de espécies e são uma das causas do surgimento de emergências de saúde como a atual pandemia do coronavírus.

Além de evitar a relação entre mudanças climáticas e pandemia, e todos os efeitos prejudiciais à vida e ao meio ambiente, as práticas sustentáveis contribuem também para os bons resultados da empresa.

Confira algumas dicas para gerar mais economia e ser um aliado do planeta no seu dia a dia:

  • Junte-se à tendência do compartilhamento de caronas;
  • Sempre que possível, opte pelo uso de bicicletas ou transporte público;
  • Vai imprimir? Avalie se é realmente necessário;
  • Tenha consciência na hora de consumir os recursos, como água e energia;
  • Pratique a coleta seletiva de resíduos;
  • Evite o desperdício de alimentos e pratique o reaproveitamento;
  • Ao usar o carro, certifique-se de que a manutenção está em dia;
  • No desenvolvimento dos seus projetos e atividades diárias, considere as emissões como um tema relevante;

Sabe de alguma oportunidade de negócio ou ação interna que possibilite a redução das emissões? Compartilhe conosco!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *