Saiba tudo sobre turnover

O que é turnover e por que ela é importante para sua empresa

29 de setembro de 2021 por Ticket Log em Gestão Empresarial
Voltar

Os funcionários da empresa são extremamente importantes para que os resultados e objetivos sejam alcançados. Mas, o segredo para manter uma gestão eficiente é retendo e atraindo talentos. Para saber sobre a renovação dos colaboradores, existe um termo que está se popularizando na gestão: o turnover.

O turnover é um cálculo que indica fatores como a porcentagem de substituição de funcionários antigos por novos e traz uma visão mais ampla sobre esse fator importante. Quer entender mais sobre o turnover e como ele pode ser um ótimo aliado em sua gestão? Continue a leitura desse artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é turnover?

Turnover nada mais é, que a taxa de rotatividade dos colaboradores. Esse dado é calculado baseado no número de funcionários que entram e saem da empresa, em um período de tempo, geralmente em um ano.

Essas taxas são normais nas empresas, mas caso esse número seja alto, é importante rever outros aspectos, pois uma organização com uma grande rotatividade pode não ser produtiva e eficiente. Esse comportamento pode significar uma administração ruim, insatisfação dos colaboradores, ausência de motivação, entre outros fatores.

No entanto, uma taxa turnover baixa demais também não é um bom indicativo. Isso pode significar que sua empresa está estagnada, o que traz consequências nas relações com clientes e até entre os próprios colaboradores entre si.

O turnover se divide em alguns tipos que especificamente atendem diferentes requisitos e calculam diversos indicadores.

Tipos de turnover

Como falamos, cada turnover traz indicadores importantes para a empresa. Por isso, é importante estar atento aos tipos de turnover, sendo eles:

  • Turnover voluntário: Aquele que é iniciado pelo funcionário, por exemplo, quando ele aceita outra oferta de trabalho;
  • Turnover involuntário: Aquele que a própria organização inicia, por exemplo, demitir um colaborador pelo seu desempenho;
  • Turnover funcional: O funcional é a saída dos funcionários de baixo desempenho ou aqueles que possuem habilidades mais fáceis de substituição;
  • Turnover disfuncional: Esse turnover costuma ser prejudicial, pois acontece quando um colaborador com uma habilidade difícil de substituir acaba saindo da empresa.

Como calcular essa taxa?

O cálculo do turnover é bastante simples e o seu resultado é muito importante. Os integrantes nesse processo são:

  • Número de admissões;
  • Número de demissões;
  • Total de colaboradores na empresa.

Após recolher esses números, some a quantidade de entradas e saídas da empresa, divida por 2 e pelo número de funcionários total e, por último, multiplique por 100. Dessa maneira, o turnover já será apresentado em porcentagem e você poderá saber qual a taxa de rotatividade da empresa.

Por exemplo:

Turnover = 14 + 4/2 = 9/100 = 0,9 x 100 = 9%

Qual a importância do turnover para a empresa?

Entender e calcular o turnover nas organização fará uma grande diferença na gestão, afinal, uma alta taxa significa maiores gastos com colaboradores, perda de produtividade e enfraquecimento da cultura organizacional como um todo.

Para que isso não aconteça, realize pesquisas de satisfação com os funcionários, tenha mais atenção com os processos de seleção, retenha mais talentos com um ambiente saudável, não esqueça de motivar os colaboradores e preze sempre pela qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Agora que você já sabe mais sobre o turnover, seus tipos e importância, reúna todos os dados, faça os cálculos e comece a pensar em um plano de ação para que seus colaboradores se mantenham motivados e eficientes!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *