Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

O que é qualidade de vida no trabalho?

23 de março de 2021 por Ticket Log em Gestão Empresarial
Muito se fala, mas você sabe o que é qualidade de vida no trabalho?

Hoje em dia muito se ouve falar sobre a qualidade de vida tanto na vida pessoal quanto na profissional, mas fica a pergunta: o que é qualidade de vida no trabalho? Afinal sabemos que o trabalho ocupa grande parte dos dias das pessoas adultas, então como manter um ambiente saudável e de qualidade para se trabalhar?

Uma coisa é clara: pessoas infelizes estão mais propensas a falhas e a se envolver em conflitos constantemente. Um dos fatores para esse estresse é o tempo de deslocamento para se chegar ao trabalho. Por isso, vamos entender mais sobre este assunto agora. Continue lendo!

Afinal o que é qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho tem haver com as condições de vida oferecidas dentro do ambiente da empresa, correspondendo também ao grau de satisfação das necessidades pessoais que os funcionários conseguem ao exercer suas funções.

Apesar de ser um conceito amplo, ela tem por objetivo encontrar um equilíbrio entre o bem estar do colaborador e da empresa. E, ao contrário do que muitos pensam, ela pode ser implementada em qualquer tipo e tamanho de negócio, principalmente pequenos e médios.

Os gastos para implementar as medidas acabam por ser mais baratas do que arcar com faltas, processos trabalhistas e novas contratações. As mudanças podem ocorrer nos níveis de infraestrutura, higiene, segurança do ambiente e principalmente no nível psicológico e social do ambiente corporativo.

Vantagens

Além de gerar um ambiente mais saudável, você enquanto gestor, consegue manter funcionários motivados, que “vestem a camisa” da empresa, e ainda aumentar a produtividade e lucros. Segundo levantamento da Sodexo, companhias que se preocupam com essa questão, são em média 86% mais produtivas.

É possível perceber também que a empresa que possui esse tipo de programa é mais organizada, com times mais estruturados, proativos e independentes.

O que o deslocamento tem haver com isso?

Mas agora o que o deslocamento do seu funcionário até a empresa tem haver com a qualidade de vida no trabalho? Sendo a causa da maioria dos atrasos em grandes cidades, os colaboradores acabam por já chegarem cansados e estressados, o que atrapalha muito na hora de exercer o serviço.

Obviamente um tempo menor de deslocamento não significa necessariamente mais horas de produção, mas certamente representa horas mais produtivas. Uma vez que se deslocar na cidade pode ser desgastante, tanto fisicamente, para quem usa um transporte público lotado, como mentalmente, para quem enfrenta horas de trânsito no volante.

Dessa forma é inegável que as pessoas perdem muito tempo se deslocando e precisam de soluções de abastecimento para otimizar essa rotina. Como o funcionário já passa por fatores estressantes ao longo do percurso, como trânsito ou distância muito longa, é importante ter alternativas que vão melhorar esse dia a dia dele.

E agora o que devo fazer para ajudar nessa mobilidade?

É claro que você não tem controle do tráfego da cidade, mas tem algumas práticas que você consegue melhorar esse percurso e automaticamente diminuir estresse para seu colaborador.

Para aqueles que moram mais próximos, que tal criar o hábito de ir de bicicleta ou quem sabe a pé? Vale a pena fazer uma pesquisa na empresa e ver quanto tempo seus funcionários levam no trânsito para adotar as melhores medidas cabíveis ao seu negócio para melhorar este aspecto.

A Ticket Log possui soluções que podem otimizar o deslocamento, como o Ticket Fleet, que consiste em controlar o consumo e uso dos recursos de abastecimento da sua empresa. E o melhor: é possível usar o cartão físico ou pelo smartphone do colaborador. Além de ser simples de usar, reduz custos, usa o orçamento de maneira inteligente e melhora a performance.

Ficou claro então que a qualidade de vida no trabalho é um aspecto importante no cotidiano, da mesma forma que a locomoção dos seus colaboradores está diretamente ligada a produtividade e qualidade de vida deles. Por isso, pense em soluções que possam melhorar esse aspecto dentro da carga horária e tenho certeza que sua produtividade irá aumentar!

Acompanhe nosso blog para mais dicas e novidades!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *