Trabalhar em casa é uma tendência. Saiba mais sobre o assunto!

Trabalhar em casa: 5 dicas para manter a equipe unida

27 de maio de 2021 por Ticket Log em Gestão Empresarial
Voltar

A pandemia levou muitas empresas ao home office e por mais que para alguns possa ter sido vantajoso, manter a equipe motivada e unida depois de um ano trabalhando em casa é uma tarefa árdua. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você que é responsável por gerenciar pessoas, unir sua equipe e deixar ela engajada.

Trabalhar em casa pode ser bem exaustivo, pois o colaborador pode acabar atrapalhando seu descanso por misturar o trabalho com a rotina doméstica. Além disso, uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que colaboradores em home office ficam menos motivados do que quando estão no escritório, principalmente se o home office não é voluntário.

Dicas para manter o time motivado trabalhando de casa

Trabalhar em casa não é fácil, ainda mais quando você precisa gerenciar uma empresa e todos esperam que você resolva os imprevistos que podem aparecer. Para isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar com essa tarefa. Confira:

1- Seja mais que apenas um gestor

Para uma boa liderança é preciso se tornar mais que um chefe que apenas transmite informações, é necessário ser humano e compreensivo. Se você procura motivar sua equipe e mantê-la unida é preciso estar presente, ouvindo seus colaboradores com atenção e dando o suporte que eles precisam nesse momento.

2- Tenha momentos de descontração

Reservar alguns momentos do dia ou mesmo da semana para uma descontração em grupo é crucial com seus funcionários trabalhando em casa. Pode ser implementado o minuto do exercício, onde todos param para se exercitar de alguma forma, fazer um happy hour ou até mesmo marcar um horário do cafezinho com o time para ficar jogando conversa fora.

Essa prática é muito importante para evitar uma sobrecarga de trabalho e garantir que todos estejam respeitando seus horários de descanso.

3- Mantenha uma boa comunicação

A comunicação é essencial para a organização de qualquer empresa, principalmente quando muitos colaboradores trabalham em casa. Ter conversas individuais ajudam a manter o time engajado, para alinhamento de pontos e integrar o funcionário aos propósitos da organização.

É importante também manter um espaço aberto à discussões sobre inovações e colaboração interna.

Outro fator indispensável é a necessidade de feedbacks claros e objetivos, mas feitos de forma empática para que o trabalho possa seguir um fluxo que agrade a ambos os lados e que ações sejam tomadas após cada conversa para que o funcionário se sinta ouvido e valorizado.

4- Crie campanhas de incentivo e engajamento

Crie campanhas onde os colaboradores possam se sentir valorizados, com metas e objetivos para que crie um ar de competição saudável na empresa e possa aproximar os membros de um time. As premiações não precisam ser apenas em dinheiro e é possível ainda contar com a ajuda de parceiros para isso.

Quer saber mais como fazer isso? Leia nosso post sobre como criar programas de incentivo na sua empresa!

5- Use a tecnologia a seu favor

Com o cenário atual, todos já estão usando computadores e outros dispositivos smart para trabalhar de casa. Mas pense em usá-los também como um meio de se manter próximo de seus colaboradores.

Como dito anteriormente mantendo uma comunicação por chamadas de vídeo, usando chats para conversas aleatórias entre os times e ainda promovendo encontros apenas para matar a saudade. Outra forma que você pode usar a tecnologia a seu favor é diminuindo a burocracia e simplificando processos para melhorar o clima e aproximar as pessoas.

Vimos que motivação devidamente aplicada se reverte em produtividade, propósito, autoconfiança e qualidade de vida. Tudo que uma organização precisa para o crescimento, sucesso e um bom ambiente de trabalho, seja em casa ou no escritório.

Comente o que achou e como sua empresa faz para manter o time unido!

4
Like Love Haha Wow Sad Angry
21

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Me sinto muito orgulhosa em fazer parte dessa familia que é o grupo Edenred. Qual bom é contar com todos os recursos que a empresa nos oferece para nos sentirmos bem como profissional e como ser humano. Parabéns por tornar nossa jornada mais acessível e leve. #gratidão #ticketlog #edenred