Implementar programas de incentivo na sua empresa é uma maneira de valorizar os colaboradores

Crie programas de incentivo na sua empresa

10 de fevereiro de 2021 por Ticket Log em Gestão Empresarial
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Atualmente um dos principais desafios para quem comanda ou gerencia uma empresa é manter seus funcionários motivados, seja um negócio grande ou pequeno, este problema assombra a mente dos gestores. Por isso, você precisa criar um programa de incentivo.

Esses programas ajudam a reter e desenvolver talentos dentro de sua companhia e ainda melhoram a produtividade. Com os programas de incentivo certos, seus colaboradores se sentirão valorizados e vão ficar mais engajados.

Porque criar um programa de incentivo?

Motivar sua equipe já é uma excelente razão para criar um programa de incentivo em sua empresa. Além de elevar sua produtividade e faturamento, pode ser também uma maneira de reduzir gastos com faltas e novas contratações. Confira mais algumas vantagens que listamos para você:

  • Criar um espírito competitivo;
  • Fortalecer as relações entre os funcionários;
  • Otimiza rotinas operacionais e administrativas;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Transmite uma boa imagem da empresa;
  • Atrai novos talentos.

Para receber o benefício o colaborador precisará cumprir metas estabelecidas pela empresa. Mas, como criar um programa que funcione em minha empresa? Confira abaixo!

Como criar um programa de incentivo na sua empresa?

Ao se pensar em criar esse tipo de programa, antes se faça algumas perguntas:

  • Quanto a empresa estará disposta a investir com o programa?
  • Qual é objetivo a empresa deseja alcançar?
  • Que tipo de problemas o seu colaborador enfrenta no dia a dia?
  • Como o programa de incentivo oferecido pela empresa pode ajudá-lo?
  • O programa escolhido pode trazer algum problema sob a perspectiva da legislação trabalhista?

Com essas perguntas respondidas ficará mais fácil criar metas e saber como ajudar tanto a empresa quanto seus colaboradores. Bom, agora que você já traçou o perfil de seus funcionários e criou metas, é preciso estabelecer quais os incentivos que a companhia irá oferecer.

Confira também mais algumas práticas para a manutenção e inclusão do programa de incentivos:

  • Estabeleça as premiações de acordo com a realidade da empresa;
  • Procure simplificar o processo;
  • Busque por benefícios criativos e vá além apenas da premiação financeira;
  • Estimule a capacitação de seus funcionários;
  • Mantenha uma boa comunicação com sua equipe e transmita corretamente todo o processo do programa;
  • Não atrase a entrega dos benefícios;
  • Dê feedbacks constantemente;
  • Utilize pesquisas de satisfação e de clima organizacional;
  • Comemore os resultados.

A tríplice aliança da motivação

  • Motivação: Um bom programa de incentivo precisa trabalhar diretamente com o que motiva seus colaboradores. Os benefícios oferecidos servirão como um canal para atrair talentos e manter o alto desempenho de seu time;
  • Reconhecimento: Ele está relacionado a valorização de sua equipe de trabalho, por isso, o programa criado precisa ser capaz de mostrar que a empresa reconhece e premia o esforço realizado pelos funcionários;
  • Recompensa: O último pilar é a recompensa, ela mostra a forma com que a empresa retribui a dedicação e o empenho de seus colaboradores.

Tipos de programas de incentivo

A grande maioria acredita que o incentivo acontece apenas por meio de bonificações em dinheiro, mas existem outros tipos que você pode usar e se destacar no mercado. Confira alguns deles abaixo:

  • Prêmios físicos: Nessa categoria se enquadram todos os prêmios “físicos”, como tablets, smartphones e presentes diversos, por exemplo. Os prêmios podem variar de acordo com sua empresa e o objetivo de seu programa;
  • Viagens: A empresa pode oferecer viagens para os colaboradores que atingirem suas metas, sendo individual ou com algum acompanhante, para algum lugar de descanso ou evento relacionado ao ramo de atuação do profissional contemplado;
  • Pontos: Essa pode ser uma ótima opção para empresas que não podem realizar bonificações todas as semanas ou meses. Nela, o funcionário junta uma determinada quantia de pontos e pode ir trocando por prêmios físicos, viagens, ou o que a empresa disponibilizar como recompensa;
  • Cursos: Se você é um profissional que gosta de se manter atualizado para o mercado, esse tipo de premiação é excelente para você. É muito bom aprender constantemente, além de ser benéfico para a empresa também;
  • Vales presentes: Com este tipo de premiação, você disponibiliza uma quantia em dinheiro para que o funcionário gaste em determinada loja parceira, por exemplo. É mais econômico e o colaborador pode escolher algo que lhe agrade.

Viu como um programa de incentivos pode ajudar você e sua empresa a crescer? Quer mais dicas como essa? Comente aqui embaixo o que achou e acompanhe nosso blog!

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