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3 tendências para os negócios

8 de setembro de 2020 por Ticket Log em Gestão Empresarial
Tendências de negócios pós pandemia

A pandemia de coronavírus (Covid-19) está transformando o mundo. Diversas mudanças estão sendo antecipadas a um ritmo acelerado.

Um dos principais mercados que vem se reinventando é a gestão de frotas. Considerando que estar na rua faz parte do negócio, falamos aqui no blog da Ticket Log no início da pandemia como as empresas estão lidando com o coronavírus.

Depois de seis meses de pandemia, quais tendências podemos esperar para os negócios e o universo de gestão de frotas pós Codiv-19? Hoje vamos falar sobre três delas:

  • Aceleração Digital
  • Conexão Empresa & Propósito
  • Cadeia Positiva

Para ficar por dentro de tudo, confira nossas lives no Circuito Macrotendências do Novo Natural da Ticket Log

Aceleração digital

Devido às restrições do isolamento social e com diversos negócios não podendo operar fisicamente, vivemos hoje uma verdadeira onda de transformação digital. Muitas empresas estão migrando para o online, realizando vendas via Whatsapp, aplicativos e redes sociais.

Mas para que a aceleração digital seja um processo positivo e traga frutos à empresa, é cada vez mais importante desenvolver uma mentalidade empreendedora e de inovação.

Para isso, é preciso contar com o engajamento da alta liderança, buscar provar o valor das novidades rapidamente e disseminar a cultura da inovação internamente.

“É uma mentalidade de testar novos formatos, de perder o medo de errar, de testar rápido, de corrigir rota”. Giovanna Fiorini, Coordenadora de Open Innovation na Endeavor Brasil, organização que apoia o empreendedorismo, na Live 1 – Aceleração Digital.

Falando especificamente sobre a realidade de empresas de frotas, gestores sentem que a transformação digital vem desempenhando um papel importante para a agilização de processos, fortalecimento da segurança, resolução de problemas e implementação de mudanças.

“A gente precisa de agilidade na análise de orçamentos, por exemplo. Com a solução de manutenção e abastecimento (da Ticket Log), a gente ganhou muita agilidade. A ferramenta digital e a automação ajuda muito o gestor nesta questão”, Ivan Vieira, gestor de frotas da JAD LOG.

“É humanamente impossível gerir todo o pessoal como se fazia há alguns anos. A gente precisa de tecnologia para gerir os resultados e propor novas ideias. Aplicamos recentemente o app do condutor, também da Ticket Log, que possibilita em tempo real que a gente identifique se o condutor está com algum problema e se podemos resolver. Deu uma agilidade para a gente conversar com quem está na ponta o tempo todo”, Estefânia Mota, gestora de frotas da Três Corações. 

Além disso, todo mundo sente que a aceleração digital vem impactando também as relações humanas. Mas de maneira positiva ou negativa?

Será que, neste novo cenário, as pessoas estão mais solidárias ou mais individualistas?

“O interesse por ajudar é uma  tendência na plataforma do Google Trends aqui no Brasil e no mundo. ‘Como posso ajudar’ é uma das expressões mais buscadas logo depois da pandemia. Então, acho que nos mobilizamos e estamos mostrando que podemos fazer a diferença”, Anelise Duarte, diretora de Rede Merchants da Ticket Log.

“Muitas coisas que já estavam evoluindo estão acontecendo em uma velocidade muito maior. Sobre a questão das relações humanas, no final, eu achei à conclusão de que quem é generoso fica ainda mais generoso. Quem é generoso e tem empatia tende a ficar muito mais aguçado esse lado”, acredita o sócio da Fundação Gol de Letra e empreendedor social Raí.

Conexão empresa & propósito

Qual a conexão entre empresa e propósito? Por que esta é mais uma tendência do novo normal pós-pandemia do Covid-19? E o que tem a ver com mobilidade?

Propósito humano acontece quando realizamos aquilo que acreditamos ser o melhor para a nossa vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, levando em conta nossos valores e nossa felicidade. As duas esferas (trabalho e vida pessoal) estão intimamente ligadas.

“As pessoas acham que propósito é algo muito difícil ou inacessível. Mas, simplificando bastante, propósito é entender qual é a vida que vale a pena ser vivida. 

Qual a história que eu quero contar para meus filhos e netos? Que mundo e que legado quero deixar para eles? O que eu devo fazer que está alinhado com os meus valores e vai me ajudar a chegar no meu propósito?” Eveline Tomazi, especialista em coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching, na Live 2 – Conexão Empresa & Propósito.

Quando falamos em propósito de empresa, este conceito vai além dos objetivos financeiros. O propósito explica o que move a empresa, ou seja, de que maneira esta organização impacta positivamente no mundo.

No âmbito da gestão de frotas, o propósito tem muito a ver com o uso consciente de recursos para processos mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e econômico. Para isso, é necessário ter ações ativas.

“A gente busca a utilização de maneira consciente quando a gente instrui o condutor para que dirija sempre de forma defensiva, para que respeite o pedestre, não exceda o limite de velocidade, inibe a utilização do veículo fora do horário de expediente para evitar o desperdício”.Alessandra Neiva, Supervisora de Logística na empresa A Geradora.

“As duas coisas andam bem juntas. A economia está diretamente relacionada ao consumo consciente. Porque se eu melhoro a performance do veículo em relação ao combustível, eu vou economizar e ser mais consciente”. Vinicius Cardoso, Gerente de Frotas na Energisa.

Cadeia positiva

Por fim, outra tendência cada vez mais forte para o ecossistema de negócios no mundo pós-pandemia é o estabelecimento de elos entre todas as áreas da empresa e todos os participantes da cadeia produtiva.

Tudo isso para que a atividade fim seja entregue ao mercado de maneira competitiva e excelente. Mas como estabelecer uma? Como tomar decisões que estimulem uma cadeia de valor positiva? Onde fica a gestão de frota nisso tudo?

A chave para que a cadeia positiva aconteça é investir continuamente em boas conexões, parcerias e alianças, seja com áreas internas da empresa ou com outras organizações.

Aqui, na Ticket Log, nossos principais agentes são nossos clientes, nossa rede credenciada de postos e oficinas, nosso parceiros de mobilidade e fornecedores.

Uma das principais parcerias é com a GolSat, especialista em telemetria para gestão de frotas, com a qual estabelecemos uma relação de ganha-ganha:

“Tanto a GolSat quanto a Ticket Log são pioneiras na integração entre combustível e telemetria. Do lado da GolSat, a gente enriquece nossas informações de telemetria com dados de abastecimento. E do lado da Ticket Log, acontece a mesma coisa: as informações de abastecimento e manutenção são enriquecidas com os dados de telemetria. A palavra-chave é integração.” Sérgio Jábali, Head de Inovação e Produtos na Golsat, na Live 3 – Cadeia Positiva.

Conclusão

Quer saber mais das tendências que emergem no ecossistema de negócios de gestão de frotas e caminhar com a gente em direção ao mundo em reinvenção após a pandemia?

Acesse a página da Ticket Log e conheça nossas soluções de mobilidade! 🙂

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