Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Entrevista Exclusiva com Ricardo Makoto

29 de março de 2017 por Ticket Log em Gestão Empresarial
Ricardo Makoto, Diretor Comercial da eFleet.

O papel do gestor de frotas já não é o mesmo. Atualmente, não basta saber a composição da frota e quanto ela consome mensalmente. É preciso ir além. Cada dia mais estratégico, esse profissional tem sob sua responsabilidade um tema muito importante: a mobilidade. Além do deslocamento de ponto A à B, o Gestor de Mobilidade gere pessoas, custos, demandas e estratégias.

Para sabermos um pouco mais sobre essa mudança de cenário, conversamos com Ricardo Makoto, Diretor Comercial da eFleet Gestão de Frotas e Mobilidade.

Quais as tendências para 2017 em relação à gestão de frotas e mobilidade?

Em 2016 estive na NAFA (maior evento global de gestão de frotas realizado em Austin-Texas) e existe uma tendência mundial muita discutida atualmente no Brasil que refere-se à transição da profissão do “gestor de frotas” para “gestor de mobilidade”. Neste novo e complexo cenário, o profissional substitui atividades operacionais que podem ser automatizadas, por uma gestão estratégica focada na eficiência de custos e na valorização da segurança, possibilitando assim, geração de resultados sustentáveis.

Dentre as importantes atividades deste novo gestor, caberá definir a escolha do melhor modal para determinado tipo de sua operação, dois conceitos atuais muito interessantes, são o carsharing e o veículo elétrico.

No primeiro caso, existe uma grande oportunidade de alavancar a produtividade da frota corporativa ao não estatizar um carro a uma única pessoa e promover o compartilhamento. Não tenho dúvidas que ao analisarem a ociosidade de seus veículos no horário comercial, as rodagens off job (provavelmente não previstas na política de frotas corporativa) e correlacionar o impacto deste alto custo no regime orçamentário, todas empresas promoverão uma mudança cultural.

No segundo, acredito que ainda falta incentivo e apoio de órgãos corporativos e governamentais, para uma possível frota de veículos leves elétricos, reduzindo a emissão de poluentes e o impacto ambiental.

Para completar, além da administração das variáveis de modais já ditos, a mobilidade envolve outro importante agente que estarão sob a responsabilidade deste profissional. As vidas que estarão ao volante a serviço da sua marca, e as que podem por elas, serem impactadas neste crítico e violento trânsito nacional.

Quando consideramos a atuação das pessoas no universo da gestão de frotas, percebemos o quanto a atuação deste gestor se tornou mais vital e complexa ao longo do tempo.

Como você enxerga a responsabilidade do indivíduo em relação a mobilidade dentro da sociedade?

Temos um problema cultural no Brasil, muitas pessoas ainda não entenderam que vivemos em meio a um “inaceitável” cenário de guerra em nossas ruas e precisamos trabalhar com o objetivo de gerar valor social através da promoção da educação no trânsito e estruturar ações de reversão sustentáveis a curto, médio e longo prazo. A rigorosidade nos critérios de condução deve começar nas organizações que possuem grandes frotas, o condutor que se capacitar a dirigir de forma segura, será um multiplicador de boas praticas que influenciarão os demais e assim, estará promovendo a construção do valor social.

Como você observa o movimento das empresas em relação a mobilidade e boas práticas no trânsito?

É natural que num momento de crise econômica, as empresas olhem com mais afinco para dentro de casa e busquem oportunidades, ao fazerem isso notarão que os custos com a gestão de frotas estará entre os 5 maiores orçamentos de sua organização, infelizmente a maior parte delas ainda não deram conta da importância desta gestão

Este cenário vem mudando nos últimos anos nas empresas com frotas corporativas em parcerias com players especializados, estando atentos a este novo mercado e constituindo integrações de serviços. A estruturação de uma frota sustentável, através do investimento em telemetria para gestão de custos e monitoramento comportamental para educação/capacitação dos seus respectivos condutores, afinal são eles que levam o nome da companhia em seus veículos.

E em relação ao cenário da pessoa física, como você acredita que a questão da segurança no trânsito pode ser desenvolvida?

Tudo pode ser desenvolvido, o que faz a diferença é o método. Para o mercado de pessoas físicas, acredito que a tecnologia também tem ajudado muita gente através de aplicativos específicos que direcionam melhores caminhos em meio ao transito intenso, alertam sobre velocidade máxima na via, acidente a frente, buraco na pista e necessidade de acender os faróis.

A crítica com relação a alguns destes aplicativos, deve-se aos proibidos alertas sobre blitz policiais que reduzem a eficiência da auditoria da lei, pois somente com a rigorosidade na aplicação destas os resultados poderão de fato ser eficientes.

Os comentários estão desativados.