Esse é o trecho de uma matéria disponível na 1ª edição da “Mobilidade em Revista” , publicação bimestral e  distribuição nacional. Leia a partir da página “29”, na editoria “Sou Mobilidade”. Para conferi-la na íntegra, basta fazer o download da publicação ou ler a versão on-line.

Falta de tempo, redução de custo e deslocamento serviram de inspiração para o lançamento do Easy Carros, há menos de dois anos. Trata-se de um aplicativo gratuito e disponível para smartphones, criado para conectar proprietários de veículos e gestores de frotas a serviços automotivos.

Com o aplicativo, o usuário solicita por celular lavagens ecológicas e à seco, higienização, polimento, troca de óleo, limpeza de motor, cristalização de vidros, entre outros serviços, além de marcar horário e local em que deseja ser atendido. Fora a comodidade delivery, a lavagem é realizada com produtos que dispensam ou reduzem o uso de água. O resultado consiste numa economia de até 500 litros de água por limpeza, suficiente para o consumo diário de pelo menos quatro pessoas, de acordo com a recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas). Desde o lançamento do aplicativo, mais de 11,5 milhões de litros de água foram economizados, segundo dados da empresa. Com o uso da ferramenta, usuário também economiza tempo e evita o deslocamento no trânsito, que contribui para minimizar os problemas de mobilidade de uma grande cidade como São Paulo.

A ideia do Easy Carros surgiu em 2015, quando Fernando Saddi, CEO da empresa, resolveu adaptar um modelo de aplicativo para serviços de táxi já existente no mercado, para serviços de prevenção e manutenção de veículos. A falta de tempo e de bons profissionais disponíveis serviram de inspiração para fundar a startup, que rapidamente ganhou visibilidade e usuários. “Trabalhamos com foco em sustentabilidade e com o objetivo de mudar a forma como o brasileiro se relaciona com seu carro, proporcionando redução de custos e praticidade em todos os aspectos”, explica.

Segundo Saddi, a plataforma beneficia tanto usuários quanto os prestadores de serviço, pois agrega valor para os dois lados. Todos os profissionais especializados em estética automotiva, chamados de Easy Carristas, recebem treinamentos e são certificados pela startup. “Os prestadores passam por um processo de filtro inicial e depois por treinamentos e testes para garantir qualidade de atendimento e serviço. Se o usuário não ficar 100% satisfeito, recebe seu dinheiro de volta”.

O aplicativo reforça a onda de serviços compartilhados, em que a tecnologia faz a ponte entre quem presta e quem precisa do serviço. Grandes estruturas estão cada vez mais raras e a customização e atendimento personalizado fazem diferença na hora da contratação.

O carro próprio está entre os sonhos de consumo dos brasileiros, junto com casa e viagens. Ter um veículo à disposição é uma grande vantagem, mas, o que muita gente esquece, é que os cuidados com o veículo exigem tempo e investimento.

O aplicativo funciona nos smartphones com os sistemas iOS ou Android e nos navegadores automotivos. Na plataforma, o usuário pode solicitar um atendimento em qualquer endereço de 32 cidades de quatro estados do país. “Em algumas horas, o profissional aparece no local e é possível solicitar que o serviço seja feito na garagem de casa, do escritório ou onde o cliente quiser”, explica Saddi.