Quero saber mais Fechar

Quero saber mais

Saiba tudo sobre abastecimento. Inscreva-se.

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigada! ?

Voltar

Gasolina preço: Saiba tudo!

12 de maio de 2022 por Ticket Log em Abastecimento

Gasolina preço: Veja todas as novidades

Líquido que ajuda a mover o mundo, a gasolina tem se tornado uma das vilãs com o aumento no preço dos combustíveis. Com preço final formado por 42% de impostos, ela tem pesado no orçamento dos brasileiros. Em relação à qualidade, o combustível comercializado por aqui, apesar do alto teor de álcool, está entre os melhores do mundo em termos de octanagem e teor de enxofre.

Quer saber mais curiosidades sobre a gasolina? Convidamos você a continuar a leitura.

Como é produzida a gasolina?

A gasolina é o produto final de uma longa cadeia produtiva que começa com a extração do petróleo em alto-mar, em poços que podem atingir 7 mil metros de profundidade. Já nas plataformas de petróleo, equipamentos operam 24 horas por dia para remover o petróleo bruto e enviá-lo à terra firme por meio dos chamados navios aliviadores. Nas refinarias, o petróleo passa por uma série de processos químicos e físicos que o purificam, dando origem a diversos produtos como óleo diesel, gás e gasolina. Para a produção de um litro de gasolina, são necessários quatro litros de petróleo. 

Como é formado o preço da gasolina?

O preço dos combustíveis é formado por vários fatores. O petróleo é uma commodity, portanto, sua cotação é em dólar e varia com base na oferta e demanda no mercado internacional. O valor definido pela Petrobras corresponde a 34% do preço final da gasolina, já o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), possui alíquotas fixas, que variam de 25% a 34%, de acordo com o estado.

Você sabia? 

  • De acordo com a consultoria Global Petrol Prices, a Venezuela é o país com a gasolina mais barata do mundo. No levantamento, foram analisados 167 países.
  • O Brasil foi um dos primeiros países a retirar o chumbo da composição da gasolina. O componente não é mais adicionado ao combustível desde 1989.

Quais os tipos de gasolina?

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) reconhece duas classificações de gasolina automotiva vendidas aqui no Brasil: a Comum, com octanagem mínima de 92 RON e a Premium, com octanagem mínima de 97 RON. Entretanto, nos postos é comum ser oferecido três tipos diferentes: gasolina comum, gasolina aditivada e gasolina premium.

Quer economia no abastecimento da frota? Conheça as soluções Ticket Log

Sabia que é possível economizar no abastecimento de sua frota? Com Ticket Fleet você tem acesso à plataforma Sou Log, que indica os postos parceiros mais baratos, além de cashback de 1% toda vez que utilizar. Com a configuração de regras e acompanhamento, sua empresa pode economizar até 20% com custos desnecessários. 

Ticket Car é a forma mais fácil de oferecer ajuda de custo ou benefício aos seus funcionários e ainda economizar. Com ele, é possível evitar o mau uso do dinheiro destinado para combustível, e você ainda acompanha o extrato de uso e gastos, além de ganhar tempo, pois elimina processos manuais de reembolso.

Conheça a Ticket Log, líder no mercado de gestão de frota, com mais de 30 anos de experiência, 36 mil parceiros credenciados em todo o Brasil e 1 milhão de veículos administrados junto com as bandeiras Ticket Fleet, Ticket Cargo e Ticket Car, além de gestão de pedágios e manutenção de frota.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *