O que está por trás das estatísticas?

Os números sobre o trânsito brasileiro andam preocupantes. No último ranking da OMS (Organização Mundial da Saúde), o país ficou em 56º como trânsito que mais mata no mundo, e em 4ª na América Latina, perdendo para República Dominicana, Belize e Venezuela. A média destes países é de 23,4 mil mortes por ano para cada 100 mil habitantes. Em 2010, éramos o 33º no mundo e 5º na América Latina. Em números brasileiros absolutos, são mais de 40 mil mortes/ano e mais de meio milhão de pessoas com invalidez permanente, de acordo com dados do…

Expectativas para gestão de frotas em 2017

Conversamos com alguns clientes e importantes nomes da gestão de frotas para saber, dentre outras coisas, quais as lições aprendidas pelas empresas em 2016 e as expectativas para o segmento em 2017. Mariana Costa, Coordenadora de Operações Comerciais – Singenta “Lidamos com um cenário peculiar. Não estamos nas grandes capitais, nossas equipes estão remotas, espalhadas por cidades do interior brasileiro, onde as condições de deslocamento são mais precárias. Por isso, nosso principal foco é segurança. Precisamos, numa escala crescente, avaliar e qualificar nossa frota. Muitos veículos que aos nossos olhos parecem seguros podem não estar…

Programas de gestão são chave para cortar custos

*Valor Econômico – Por Carmen Nery Com margens apertadas ou até mesmo deficitárias, o setor de transportes de cargas obtém rentabilidade apenas via rigoroso controle de custos. Gastos com combustíveis chegam a representar 30% dos custos variáveis, e os de pneus, até 12%, exigindo um controle preciso. Sistemas para gestão de frotas, portanto, são estratégicos para a redução do consumo de combustíveis e pneus, manutenção das frotas, roteirização, rastreamento e monitoramento da maneira como os condutores dirigem. Outra necessidade premente é o gerenciamento de riscos a fim de mitigar a ocorrência de acidentes e de…

Bons exemplos para seguir

Quem participou do ciclo de palestras realizado na IV Conferência Global Parar 2016 em outubro, na cidade de São Paulo, teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho da NAFA (Northern American Fleet Association). A organização surgiu em abril de 1957 quando um pequeno grupo – 12 pessoas para sermos mais exatos – se reuniu pela primeira vez em Chicago (EUA). Em pauta, a preocupação com educação e organização do setor de transporte (com foco no segmento de frotas) em um País com vocação histórica para questões relacionadas à mobilidade. Um ano…

Gasolina é financeiramente mais vantajosa no Brasil

A gasolina segue financeiramente mais vantajosa para os motoristas de veículos flex. As últimas altas no preço do etanol têm feito com que o derivado da cana de açúcar perca a sua atratividade econômica. Segundo o último levantamento do IPTL (Índice de Preços Ticket Log), quem usou etanol em novembro pagou 1,34% a mais em relação ao mês anterior. De acordo com o estudo, o combustível encerrou o mês a R$ 3,28/l. As maiores altas do etanol foram registradas no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, com 4,53%,…

Antes daquela viagem em família, que tal alguns cuidados prévios?

Com o final do ano chegando, e consequentemente o período de férias, as pessoas começam a organizar suas viagens. É hora de pensar no destino, em arrumar as malas, casa, carro, as crianças e os animais de estimação para este momento em família. Você sabia que existem leis próprias e pequenos cuidados necessários na hora da viagem com crianças e animais? Pensando nesse momento de mobilidade, separamos para você algumas dicas que farão toda a diferença para que sua viagem seja mais tranquila. Cuidados com as crianças Existem cuidados básicos que precisam ser tomados diariamente…

A COP 22 e os desafios da sustentabilidade

A 22ª edição da Conferência das Partes, COP, aconteceu em novembro, no Marrocos (cidade de Marrakesh) e foi marcada por muito positivismo e bons avanços. A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que reúne anualmente os países Parte em conferências mundiais. Suas decisões, coletivas e consensuais, só podem ser tomadas se forem aceitas unanimemente pelas Partes, sendo soberanas e valendo para todos os países signatários. Em 2015, o resultado da COP que aconteceu na França foi o “Acordo de Paris” que estipulou…

Prevenir é sempre melhor que remediar

Falando de automóveis, remediar pode significar custos bem altos com consertos. E na maioria dos casos, estes gastos podem ser prevenidos e evitados. Este tema é sempre bem explorado em épocas de férias, quando as pessoas tendem a pegar seus carros e cair na estrada. No entanto, deixar para pensar na manutenção veicular só nos períodos de férias pode não ser uma boa ideia. Acidentes, peças com defeito, infrações, ser “deixado na mão” são algumas das dores de cabeça que você pode ter se deixar a segurança veicular em segundo plano. Gerir seu próprio veículo…

Entrevista exclusiva: Ana Nassar

O trânsito sempre foi motivo de muito desconforto, principalmente para moradores de grandes cidades. Deslocar-se está cada dia mais complicado, estressante e demorado. A mobilidade nas grandes cidades tomou proporções inimagináveis e já figura em discussões ao lado de temas como saúde e educação, com status de “primordial”. O tema ganhou tanto corpo que foi plataforma política de praticamente todos os candidatos nas últimas eleições municipais. Para falar um pouco mais sobre a mobilidade nas grandes cidades, o blog conversou com Ana Nassar, diretora  de Programa do ITDP – Instituto de Políticas de Transporte e…

Reduzir é palavra de ordem na crise!

Em tempos de recessão, otimizar custos é primordial para a sustentabilidade do negócio. Mas não adianta você sair cortando os gastos da sua empresa se não tiver um plano de gestão financeira muito bem amarrado. Para otimizar, é necessário conhecer exatamente onde estão os gargalos, definir o que é necessário e substituir o que pode ser atualizado. No dia a dia acabamos fazendo tudo sempre do mesmo jeito, pois estamos habituados e acaba sendo “mais rápido”. Tempo, inclusive, é um ativo muito precioso nos dias de hoje e, por isso, aproveitá-lo da melhor maneira possível…