Você conhece a prática de benchmarking?

Benchmarking: uma oportunidade na gestão de frotas!

28 de maio de 2021 por Ticket Log em Gestão Empresarial
Voltar

O mercado de negócios está sempre se renovando e mudando em uma velocidade cada vez maior. Alguns conseguem se adaptar e até prever essas mudanças, pois eles usam uma prática chamada benchmarking.

Essa prática de comparação pode ser muito valiosa se sua empresa possui frotas de veículos de qualquer tamanho. Saber como a concorrência está otimizando seus processos é excelente para se manter páreo dentro do mercado.

Nesse artigo vamos entender mais sobre essa prática e aprender a aplicá-la em sua gestão, ainda mais se sua empresa possui algum tipo de frota de veículos. Essa pode ser uma ótima oportunidade para seu crescimento!

O que é benchmarking?

Benchmarking, que em português significa ponto de referência, diz respeito ao processo de pesquisa entre empresas de um mesmo setor. A pesquisa tem como objetivo analisar os produtos, processos, serviços e ações tomadas pela empresa concorrente.

Com esses dados você consegue analisar quais medidas estão funcionando dentro do seu segmento e utilizar isso para melhorar seu próprio desempenho. Mas, para que isso funcione, é preciso de profissionais capacitados para compreender esses dados e aplicá-los em melhorias.

Essa prática facilita a tomada de decisões assertivas e mantém sua companhia com um padrão de qualidade elevado dentro do mercado. Sendo possível prever tendências ou ações que seus concorrentes irão tomar.

Como aplicá-lo na logística de frotas

A primeira coisa que você tem de saber é que não importa o tamanho de sua empresa. Fazer benchmarking é fundamental para qualquer desenvolvimento.

Se sua empresa possui algum tipo de frota ou até mesmo trabalha com isso, então fique atento a essas dicas de como usar o benchmarking nesse segmento para melhorar seus resultados.

Como sempre, é preciso começar com a análise interna, tendo um planejamento consistente e claro. Onde você terá de identificar problemas, definir metas e parâmetros para a comparação posterior de dados. Escolha quais áreas você quer medir.

Com esses dados comece a coletar informações de suas concorrentes, busque por aquelas que são referência em seu segmento. Faça a análise deles e comece um plano de ação de melhorias.

Algumas métricas que sua empresa pode medir sobre o setor de frotas são:

  • Gestão de custos: relacionado a manutenção e cuidado com os veículos. Seu concorrente tem controle das perdas?
  • Gestão de frotas: como são os carros do seu concorrente? Eles usam algum tipo de sistema de gerenciamento? Fazem terceirizações?
  • Tecnologias: que ferramentas estão sendo usadas para facilitar a gestão das frotas? Eles utilizam algum serviço integrado?

Fique atento às boas práticas para não ficar obsoleto dentro do mercado e sempre procure por soluções práticas e fáceis que te ajudem a diminuir gastos e a controlar melhor seus veículos.

Aprendemos a utilizar o benchmarking como uma oportunidade na sua empresa, ainda mais se você utiliza algum tipo de frota de veículos.

Gostou desse post? Deixe seu comentário abaixo e não deixe de conferir nossos outros conteúdos!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *