Quero saber mais! Fechar

Quero saber mais!

Conheça nossas soluções de abastecimento

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigado! Um especialista entrará em contato.

Voltar

Encher o tanque: mito ou verdade?

3 de abril de 2023 por Ticket Log em Abastecimento
Frentista pronto para encher o tanque do carro

Encher o tanque ou não encher o tanque? Questõs sobre o abastecimento ainda é um assunto delicado entre os motoristas, e a variação de preços de combustível pode impactar de muitas formas o trajeto e a frota. 

Para fazer render e economizar, é preciso conhecer as verdades sobre o abastecimento.

Embora o abastecimento seja algo completamente comum na rotina de um condutor, muitos ainda não estão atentos a informações que podem impactar diretamente no seu bolso – ou, neste caso, no caixa da sua empresa.

Pensando nisso, trouxemos os mitos e as verdades sobre encher o tanque, assim como dicas de economia para a frota.

Boa leitura!

Mitos e verdades sobre encher o tanque do veículo

Seja um motorista experiente ou um condutor recém habilitado, muitas pessoas ainda não conhecem os macetes e atitudes que envolvem o tanque de gasolina do carro. 

Existem muitos mitos e verdades que rodeiam o ato de abastecer, e por isso, trouxemos informações que vão fazer a diferença quando chegar no posto de combustível!

Abastecer pouco prejudica o sistema de combustão?

Sim, abastecer pouco prejudica o sistema de combustão do veículo!

Isso porque a gasolina e qualquer outro combustível possuem impurezas em sua composição, e estas impurezas podem danificar o motor do carro a longo prazo

Quando o tanque está mais vazio, especialmente na reserva, essas substâncias se acumulam no local, prejudicando o sistema de combustão.

Por isso, o ideal é quando abastecer, optar por deixar o tanque um pouco mais cheio, e, se possível, sempre abastecer antes do veículo chegar na reserva.

Encher o tanque economiza gasolina?

Com certeza! Você já percebeu que o ponteiro demora a baixar quando o tanque de gasolina está cheio?

Esse fenômeno de economia acontece porque quando o tanque está cheio, a evaporação do combustível é menor, visto que não tem espaço para os gases transitarem. 

Já quando há mais compartimento no tanque, a evaporação vai ocorrer mais rapidamente, e, portanto, gerar uma perda de combustível.

Ou seja, quem prefere encher o tanque acaba economizando combustível e não vai precisar abastecer com tanta frequência!

Encher o tanque até a boca é prejudicial para o veículo?

Sim! Mesmo que o ideal seja andar com o tanque cheio, não significa que deva enchê-lo até a boca. 

O reservatório está preparado para comportar apenas uma determinada quantidade de combustível, indicada pelo “clique” dado pela bomba de gasolina.

Se o frentista ultrapassar essa recomendação, ele pode acabar danificando o canister, que é uma válvula que filtra os gases poluentes emitidos pelos veículos. 

Isso acontece pois a gasolina sobe acima do nível indicado pelo próprio motor e invade o dispositivo, que é feito para receber apenas substâncias em estado gasoso.

Abastecer de uma vez só ajuda na gestão de frotas?

Ajuda sim! Porque além de dar tranquilidade ao motorista, que não precisará se preocupar com a falta de combustível ao iniciar o dia, ou precisar fazer paradas não planejadas para abastecer, também garante facilidade ao gestor de frotas.

Assim, o gestor tem certeza que não precisará lidar com um abastecimento emergencial com valores acima dos previstos, e, portanto, garantirá o orçamento previamente planejado e evitando gastos extras.

Maneiras práticas de economizar na hora de abastecer

Encher o tanque é bom para o veículo?

Com a alta nos preços dos combustíveis, é importante saber como economizar no abastecimento, especialmente para quem lida com frotas corporativas – independente do tamanho dela! 

Manutenção do veículo em dia

A primeira dica para garantir a economia de combustível é manter a revisão automotiva do veículo sempre em dia. Isso porque peças como velas, filtros, pneus e fluidos afetam a performance do motor, e quando eles estão em bom estado, exigem menos desempenho, demandando menos gasolina.

Ainda, com a manutenção em dia, é possível detectar problemas de antemão, evitando vazamentos e reduzindo custos, visto que peças extremamente danificadas precisarão ser trocadas e com urgência, aumentando os gastos.

Utilização de apps/sites

Hoje em dia existem muitas tecnologias que facilitam a vida dos condutores e gestores, e elas podem ser grandes aliadas da economia de combustível. 

Sites e aplicativos focados na gestão de frotas oferecem informações de postos com preços mais baratos, locais próximos do motorista e seus preços já estão no mercado e prontos para serem utilizados. 

Quem tem o produto de gestão de abastecimento da Edenred ainda conta com uma inteligência artifical que recomenda boas práticas para garantir mais economia. 

Com o chat GPT super em alta, vale contar com inteligências similares na gestão de veículos, inclusive para monitorar a quantidade de vezes que um motorista está abastecendo. 

Isto pode indicar, por exemplo, que ele está optando por não encher o tanque, e já mencionamos que andar o carro com baixo volume de combustível é prejudicial, certo?

Gestão de abastecimento

Por fim, uma dica importante para quem quer economizar no combustível, é optar por uma plataforma de solução de abastecimento.

A Ticket Log, do grupo Edenred, é a empresa mais completa do mercado de gestão de frotas e mobilidade. 

Com as soluções disponíveis é possível ter o controle de gastos da frota em um só lugar, além de garantir economia, já que haverá mais transparência em relação aos custos e evitará o mau uso do dinheiro. 

Conclusão

Com as informações corretas, agora você já sabe quais são as verdades que rodeiam o abastecimento dos veículos, e está pronto para colocar as dicas em prática no seu dia a dia e da sua frota.

Para economizar, o ideal é priorizar o tanque cheio e estar com a manutenção sempre em dia, além de poder contar com a Ticket Log para auxiliar no seu processo de gestão de frotas, abastecimento e redução de custos!

Leia também:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 19 comentários

  1. Igor disse:

    Bom dia esse cartão e só para pessoas jurídica ou física também pode adiquiri

  2. André Jurado disse:

    Boa! Gostei de saber. Sempre achei que fosse mito ter que encher o tanque!!???? O chato vai na hora de abastecer!!????

  3. ARMSTRONG LUIZ E DIAS disse:

    Sempre encho o tanque acima do clic de cheio, não farei mais isso, boa dica.

    • Ticket Log disse:

      Ótimo saber estas dicas, não é? Seu veículo agradece e você corre menos riscos de manutenção no cânister com essa recomendação! Abraços da Ticket Log!

  4. Rogério Carvalho disse:

    andar com tanque cheio é carga, o carro fica mais pesado e consome mais combustível. pois ja vai exigir mais aceleração nas saídas. E existe o canister para os gases do combustível serem condensados e direcionado para combustão assim ajudar na economia de consumo. então rodar com taque cheio consome mais combustível.

  5. José Martins Jucá disse:

    Obrigado, é sempre bom a cada dia ter mais conhecimento; porque enquanto vivermos aqui neste mundo físico, estamos em um processo evolutivo, adiquerindo conhecimento, vivendo esperiências humanas, até que se cumpra os dias de vida do nosso corpo mortal, e só assim voltaremos para a nossa verdadeira pátria, ou seja, para o mundo espiritual de onde viemos. Um forte abraço para todos.

  6. Gustavo Woltmann disse:

    Muito boa essas dicas. Gostei.

  7. Luciene soares disse:

    Amei as dicas , obrigada

  8. Sérgio Coelho disse:

    Show a dica.

  9. Jair Gonçalves de Oliveira disse:

    Satisfeito com todos os detalhes.

  10. Marcelino disse:

    Obrigado pelas dicas
    Sou gestor de frota
    Normalmente controlo o combustivel usando a regra de 3 simples e o nivel standard do consumo da viatura aos 100 km e claro fazendo sempre tanque cheio…
    Pergunta como faria o controlo se os abastecimentos nao sao sempre tanque cheio??
    Aguardo feedback
    Cpts