Frentista pronto para encher o tanque do carro

Encher o tanque: mitos e verdades

14 de janeiro de 2020 por Ticket Log em Abastecimento
Voltar

Quem nunca se perguntou se vale mais a pena encher o tanque ou abastecer aos poucos?

Nesse post, vamos te ajudar a sanar algumas das principais dúvidas relativas ao abastecimento. Vem que a gente te mostra!

Abastecer pouco a pouco prejudica o sistema de combustão?

Verdade! Para entender por que tanta gente acredita que é melhor andar sempre com o tanque cheio, você tem que entender o básico sobre a mecânica do seu veículo.

Mesmo nos melhores postos, a gasolina ainda contém algumas impurezas, que podem danificar o motor do carro a longo prazo.

Quando o tanque está mais vazio, especialmente na reserva, essas “sujeirinhas” se acumulam no fundo do tanque, o que prejudica o sistema de combustão do veículo. Por isso, quando você for abastecer, dê preferência por deixar o tanque sempre mais cheio!

Encher o tanque economiza gasolina?

Verdade! Quem dirige há algum tempo com certeza já se perguntou os fatores que influenciam no nível de gasolina. Isso porque, quando o tanque está cheio, a impressão é que o ponteiro demora muito mais para abaixar do que quando o tanque está vazio.

Isso ocorre devido à evaporação do combustível, que acontece de maneira mais rápida quando há mais espaço no compartimento do tanque. Ou seja, mais um ponto de economia para quem anda sempre de tanque cheio!

Ah, se você quiser saber mais sobre como economizar e ter controle do abastecimento, é só conferir nosso guia completo sobre cálculo de combustível 🙂

Encher o tanque até a boca é prejudicial para o veículo?

Verdade! Mesmo que seja recomendado andar com o tanque mais cheio, não significa que você deva enchê-lo sempre até a boca. O reservatório está preparado para comportar apenas uma determinada quantidade de combustível, indicada pelo “clique” dado pela bomba de gasolina.

Se o frentista for além dessa recomendação, pode danificar o cânister, válvula que filtra os gases poluentes emitidos pelos veículos. Isso acontece pois a gasolina sobe acima do nível indicado pelo próprio motor e invade o dispositivo, que é feito para receber apenas substâncias em estado gasoso.

Por isso, nada de ir até a loja de conveniência durante o abastecimento: fique sempre de olho na quantidade de combustível que está sendo injetada no veículo!

Abastecer de uma vez só ajuda na gestão de frotas?

Verdade! Além de contar com todas as vantagens acima, encher o tanque ainda garante despreocupação para todos os envolvidos na gestão de frotas.

O condutor pode realizar suas tarefas do dia tranquilo, por exemplo, sem ter que se preocupar com uma possível falta de combustível (o que pode acarretar multa se acontecer em via pública, inclusive).

O gestor de frotas, por sua vez, tem certeza de que um possível abastecimento emergencial com um preço mais alto não acontecerá, garantindo a manutenção dos valores já previstos no orçamento e evitando gastos extras.

Pratique economia no dia a dia

Agora que você já sanou suas principais dúvidas sobre abastecimento, que tal botar essas dicas em prática? Lembrando que a economia não vem apenas na quantidade de combustível, mas também no bom funcionamento e manutenção do seu veículo. 🙂

5
Like Love Haha Wow Sad Angry
121

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. André Jurado disse:

    Boa! Gostei de saber. Sempre achei que fosse mito ter que encher o tanque!!???? O chato vai na hora de abastecer!!????

  2. ARMSTRONG LUIZ E DIAS disse:

    Sempre encho o tanque acima do clic de cheio, não farei mais isso, boa dica.

    • Ticket Log disse:

      Ótimo saber estas dicas, não é? Seu veículo agradece e você corre menos riscos de manutenção no cânister com essa recomendação! Abraços da Ticket Log!

  3. Rogério Carvalho disse:

    andar com tanque cheio é carga, o carro fica mais pesado e consome mais combustível. pois ja vai exigir mais aceleração nas saídas. E existe o canister para os gases do combustível serem condensados e direcionado para combustão assim ajudar na economia de consumo. então rodar com taque cheio consome mais combustível.