Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Revisão automotiva: o que é e como pode ajudar a sua empresa?

23 de novembro de 2022 por Ticket Log em Manutenção de Frotas
Aprenda qual o melhor momento para realizar a revisão automotiva da frota!

Os veículos são essenciais para a realização de algumas atividades. Além de ajudar nas tarefas diárias, eles são fundamentais para que a empresa funcione plenamente. Por essa alta usabilidade, é comum que ocorram algumas manutenções para preservar o automóvel.

Assim, é importante que haja um fluxo de revisão automotiva definido para manter a saúde dos veículos e a eficiência de todo o serviço. Mas, qual será a melhor hora para isso? Aprenda mais sobre a revisão dos carros da sua frota com esse conteúdo exclusivo. Boa leitura!

O que é revisão automotiva

Antes de saber a melhor hora da revisão automotiva, precisamos entender o que é essa ação e por que ela é tão importante para a saúde do veículo.

A revisão do carro é um tipo de manutenção preventiva, ou seja, é aquela que previne problemas antes que eles apareçam. Por ser programada, a revisão é bem mais barata do que os outros tipos de manutenções e ainda evita acidentes.

Sendo assim, investir na revisão automotiva é uma forma de garantir que não ocorram imprevistos que possam atrapalhar as atividades da empresa, além de assegurar que os motoristas tenham uma direção segura.

Qual é a importância da revisão automotiva

A revisão automotiva garante segurança e conforto, além da economia do seu carro. Afinal, por meio dela, é possível monitorar o desgaste dos componentes, evitando imprevistos que podem causar acidentes ou prejuízos ao condutor.

Geralmente, as revisões são feitas a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, porém, esse número pode variar de acordo com o fabricante. O ideal é consultar o manual do veículo.

Um veículo com revisão automotiva completa em dia também costuma consumir menos combustível, já que a vistoria permite garantir uma maior vida útil das peças, deixando-as com as características e funcionamento bem próximos das condições de novo por mais tempo. Por isso, com os componentes em plenas condições de funcionamento, seu veículo terá uma melhor eficiência energética, consumindo menos.

Outra grande vantagem é a valorização do veículo no momento da revenda. Geralmente, carros que possuem todas as revisões automotivas necessárias são bem mais visados e costumam valer mais, graças ao seu histórico positivo.

Confira outras vantagens obtidas ao fazer a revisão automotiva:

  • evita que manutenções corretivas sejam feitas;
  • evita que problemas mecânicos causem prejuízos nas entregas de materiais ou visitas à clientes;
  • livra seu carro de imprevistos, problemas maiores e altos custos de substituição de peças;
  • reduz o desgastes dos componentes, aumentando a vida útil;
  • ajuda a prevenir acidentes causados por falhas mecânicas;
  • evita multas por conta de pneus carecas, lanternas queimadas etc.

Quais são os tipos de revisão automotiva

Dentro das revisões automotivas, existem três principais tipos. Elas são recomendadas de acordo com o estado de conservação e situação de funcionamento dos componentes. Confira!

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção tem o objetivo de reparar ou substituir algum componente do veículo após falha ou inconsistência. Ela sana o problema que prejudica o desenho, a fim de resgatar o funcionamento correto. Geralmente, ocorre por alguma falha na manutenção preventiva e costuma ter um preço maior que a revisão automotiva.

Manutenção preditiva

Nessa modalidade de manutenção, é feita uma análise mais profunda dos componentes do veículo para identificar peças que estão no fim da vida útil ou que sofreram um maior processo de desgaste. São observadas a vibração, temperatura e outros fatores para certificar se há necessidade de intervenções corretivas.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva do veículo (também conhecida como revisão preventiva automotiva) tem como foco se antecipar aos problemas. Por meio dela, são analisadas avarias, desgastes e danos de componentes.

Um exemplo desse tipo de manutenção são as revisões veiculares, realizadas dentro dos prazos estipulados pelas montadoras e que constam no manual. Feita regularmente, a manutenção preventiva ajuda a evitar a manutenção corretiva.

Dicas de revisão automotiva

Cuidado para não perder os prazos

É importante respeitar os prazos, para que as revisões dos veículos que compõem a frota sejam feitas. No caso dos veículos novos, se os limites do manual não forem respeitados, o fabricante pode até cancelar a garantia. Para os veículos com mais tempo de uso, é importante definir padrões para evitar problemas futuros. 

Portanto, estabeleça limites para que as revisões sejam feitas, conversando e compartilhando os prazos com os condutores dos veículos para que cumpram os parâmetros. 

Por exemplo, a cada 10.000 km rodados, o veículo precisa ir à oficina para uma manutenção preventiva. Dessa forma, o bem terá a vida útil prolongada e sua empresa economiza ao evitar manutenções corretivas.

Capacite sua equipe para observar os sinais dos carros

Implante uma cultura para que cada condutor possa cuidar bem do veículo do qual é responsável. Forneça treinamentos para que os colaboradores possam checar visualmente alguns itens da revisão automotiva.

Certifique-se também de que cada motorista esteja apto para observar os sinais do veículo, como algum som ou vibração diferente que possa indicar um problema.

Além disso, é importante que a equipe tenha o hábito de observar alguns componentes antes de sair para uma viagem. Você pode criar uma checklist que deve ser preenchida antes de cada viagem e que inclua a verificação visual de itens como pneus, faróis, motor, nível do óleo etc.

Contrate fornecedores de confiança

Algumas empresas têm oficina para cuidar dos veículos da frota, mas, caso esse não seja o cenário do seu negócio, procure fechar parcerias com fornecedores de confiança.

No processo de pesquisa, vale pedir referências de clientes para se certificar da qualidade do serviço. Dependendo da quantidade de veículos, é possível até negociar um desconto em troca da fidelidade.

Como garantir uma boa revisão automotiva

Dentro da revisão automotiva, algumas partes do carro precisam de uma maior atenção por parte dos mecânicos. Esses itens não podem ficar de fora de uma boa manutenção preventiva. Por isso, confira agora quais são os pontos essenciais para uma excelente revisão automotiva!

Troca de óleo

O óleo é muito importante para a saúde dos carros no geral, principalmente aqueles que fazem parte de uma frota. Esse lubrificante é responsável por evitar o atrito entre as peças do motor e prevenir seu desgaste.

Cada fabricante tem a sua recomendação sobre a troca de óleo, mas, geralmente, a cada 10.000 km rodados, o lubrificante deve ser renovado. Lembre-se de verificar a qualidade do óleo e dos filtros. Assim, você garante que a revisão dure mais tempo.

Freios

Os freios têm relação direta com a segurança de um carro. Tendo em vista a proteção no trânsito, as pastilhas e o fluido devem ser verificados com muita atenção na hora da revisão automotiva. Além disso, essas partes do carro precisam de vistorias constantes, sendo necessária a troca, de acordo com a usabilidade do veículo.

Alinhamento e balanceamento

Os pneus são essenciais para que os carros funcionem. Eles dependem também do balanceamento correto para evitar desgaste e, consequentemente, mais queima de combustível. Na hora da revisão automotiva da frota, não se esqueça de alinhar os pneus corretamente e garantir mais segurança para os condutores.

Qual a melhor hora da revisão

Como citamos, o momento mais adequado para a revisão dos carros é a partir dos 10.000 km rodados. Essa alta quilometragem já garante que o carro entregou tudo o que podia e, caso não seja tratado, a possibilidade de surgirem problemas pode ser alta.

Por isso, você gestor de frotas, deve contar com um controle atencioso nesses quilômetros, garantindo sempre a saúde do carro e a segurança do colaborador.

Como fazer gestão de manutenção

Ter um controle total das manutenções dos veículos da empresa é uma tarefa árdua, caso você não tenha uma ferramenta prática para te ajudar nesse processo. Você pode contar com a solução de gestão de manutenção que te dá acesso às seguintes informações da frota direto na palma da sua mão.

Controle de manutenção preventiva

De forma automática, você tem dados sobre a quantidade de quilômetros rodados e sabe a hora certa da revisão automotiva dos carros da frota.

Painel de indicadores-chave

Tem acesso a um dashboard on-line, que informa oportunidades de diminuição de custos.

Automatização financeira

Com um pagamento centralizado, você recolhe as notas e organiza os impostos pelo sistema, de uma forma prática e simples!

Venha saber mais sobre essas opções e garanta que a revisão automotiva dos veículos da sua empresa seja feita de um jeito seguro e muito confiável.

Achou nosso conteúdo útil? Então, aproveite para acessar outro blog post e saber tudo sobre controle de combustível!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 10 comentários

  1. roserval de araujo rocha disse:

    gostaria de fecha oficina

  2. GLICERIO MOREIRA disse:

    GOSTARIA DE FAZER UMA TRASFERENCIA DE ESTABELECIMETO

    • Ticket Log disse:

      Olá, tudo bem? Você pode ligar para o telefone ? 4002 4099 e digitar 4 para conversar com um atendente. Qualquer dúvida, seguimos à disposição pelo Instagram ou pelo Facebook. Obrigada!

  3. Laura Silva disse:

    A alteração de limite desixa de funcionar quando não tem expediente bancário?

    • Ticket Log disse:

      Olá, tudo bem? Você pode ligar para o telefone ? 4002 4099 e digitar 4 para conversar com um atendente e tirar todas suas dúvidas. Qualquer dúvida, seguimos à disposição pelo Instagram ou pelo Facebook. Obrigada!

  4. Luis disse:

    Olá, utilizam algum sistema de tabela de referencia de manutenção de veículos como uma base de consulta para evitar cobranças indevidas?

    • Ticket Log disse:

      Olá, tudo bem? Você pode ligar para o telefone ? 4002 4099 e digitar 4 para conversar com um atendente. Ele vai explicar tudo que você precisar saber sobre a Ticket Log. ?

  5. HERBERT MARINHO CORDEIRO JUNIOR EIRELI disse:

    PRECISO MIM CREDENCIAR TICKET LOG

    • Ticket Log disse:

      Para abrir a solicitação de credenciamento, pedimos que acesse este link: https://www.ticketlog.com.br/credencie-se Antes é importante você entender como funciona o processo de credenciamento. A Ticket Log preza pelo equilíbrio entre quantidade de empresas clientes e estabelecimentos credenciados em uma região. Atualmente estou com a quantidade máxima de credenciados e por isto, infelizmente, não estou habilitando novos estabelecimentos à rede Ticket Log neste momento. Obrigada! ?