Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

11 dicas para gerenciamento de frota

7 de fevereiro de 2023 por Ticket Log em Gestão de Frotas
11 dicas para gerenciamento de frota

Dicas para gerenciamento de frota são sempre bem-vindas, não é mesmo? Gerenciar uma frota de veículos pode ser uma tarefa complexa e que requer atenção constante. 

É importante que os gestores prestem atenção aos detalhes, para garantir que os veículos estejam em boas condições e que os custos sejam controlados – afinal, as despesas com os carros podem acabar sendo uma surpresa desagradável para os resultados da empresa.

Para ajudar nesta tarefa, separamos 11 dicas para gerenciamento de frota da sua empresa. Essas dicas vão desde a criação de planilhas de controle até a monitoração do desempenho dos condutores. 

Boa leitura!

1. Estabeleça políticas claras de gerenciamento de frota

Essas políticas devem incluir regras e procedimentos para o uso dos veículos, manutenção, segurança, gestão de combustível e outros aspectos importantes relacionados à gestão de frotas. 

É fundamental que as políticas sejam seguidas rigorosamente por todos os envolvidos na empresa, incluindo motoristas, mecânicos, analistas e gerentes de frota

Isso garante que os carros da sua empresa permaneçam em boas condições e que haja transparência e responsabilidade no uso dos veículos e do orçamento destinado para eles.

2. Treine os funcionários envolvidos no gerenciamento de frotas

É importante que todos estejam cientes das políticas da empresa e dos recursos oferecidos na gestão dos veículos. Além disso, o treinamento da equipe pode ajudá-los a lidar com situações de emergência, garantindo a segurança dos veículos e das pessoas envolvidas. 

Manter a empresa a par das últimas tendências do mercado automotivo também é uma forma de estar sempre preparado para lidar com as necessidades do negócio.

No blog da Ticket Log você encontra atualização constante com guias, novidades e dicas para gerenciamento de frota. Compartilhe o canal com seus colegas!

3. Utilize sistemas de gerenciamento de frotas

Otimize a gestão da sua frota de veículos com sistemas de gerenciamento eficientes, como o Ticket Fleet

Com recursos de rastreamento em tempo real, acompanhamento de manutenção, gerenciamento de combustível e custos, você pode ter mais controle e visibilidade sobre o funcionamento de seus veículos. 

Além disso, com a inteligência artificial embarcada na solução, você pode receber relatórios e análises proativas com recomendações para otimizar rotas, reduzir custos com combustível, e muito mais! 

Invista em um sistema de gerenciamento de frotas e amplie a eficiência e rentabilidade dos seus veículos. Entre em contato e solicite um orçamento.

4. Otimize rotas e monitore o desempenho dos motoristas

Outra dica para gerenciamento de frota que impacta diretamente na redução de custos com os veículos é otimizar rotas e monitorar o desempenho dos motoristas.

Você pode fazer isso através da utilização de ferramentas de rastreamento de veículos e soluções completas para gestão de frotas

Leia também: Você sabe o que é dimensionamento de frota? 

Sistemas de monitoramento de frota permitem acompanhar a localização e velocidade dos veículos, bem como a identificação de possíveis problemas de desempenho, como excesso de velocidade ou uso inadequado do veículo. 

Os dados coletados podem ser utilizados para otimizar rotas e melhorar a eficiência do transporte, reduzindo o tempo de viagem e aumentando a segurança dos motoristas. 

5. Implemente a manutenção preventiva e o monitoramento de combustível

Para garantir que seus veículos estejam sempre em boas condições, é importante investir em manutenção preventiva. Isso inclui verificações regulares, troca de peças desgastadas e outras medidas para evitar falhas inesperadas e prolongar a vida útil dos veículos.

Além disso, o uso de sistemas de gerenciamento de frotas, como o Ticket Fleet, permite monitorar o consumo de combustível, acompanhar o desempenho dos veículos e gerenciar os custos operacionais. 

Com o uso deste tipo de solução, é possível estabelecer metas de consumo de combustível e trabalhar para alcançá-las, reduzindo as despesas e otimizando seu tempo.

6. Conheça suas despesas com gerenciamento de frota

Pode parecer óbvio ou até tarefa fácil, mas não é! Empresas que ainda fazem o controle de seus veículos de forma manual podem enfrentar muitos desafios na hora de responder a perguntas como “Quanto você gasta de combustível por mês?”. 

Mantenha os registros atualizados dos veículos, incluindo quilometragem, histórico de manutenção e problemas frequentes. É importante também acompanhar os gastos com combustível e manutenção, a fim de identificar oportunidades de economia. 

A utilização de sistemas de gerenciamento de frotas eficientes pode ajudar nessa tarefa, fornecendo relatórios e gráficos que permitem uma análise em tempo real. 

Pode acreditar: somente tendo maior controle sobre os seus gastos atuais e situações dos veículos da empresa você já consegue economizar. Faça uma simulação de economia e descubra!

7. Elabore previsão e metas de despesas com a frota

Essa atitude é essencial para garantir que a sua frota esteja sempre operando de forma eficiente e rentável. 

Estabeleça limites de gastos com combustível, manutenção e outros custos operacionais, e acompanhe tudo de forma otimizada através de uma ferramenta de gestão

8. Defina indicadores de sucesso para sua gestão de veículos

Como mencionamos, é importante estabelecer objetivos claros e mensuráveis, como reduzir os custos operacionais ou aumentar a eficiência dos veículos. 

Mas não há gráfico ou tabela que vá trazer respostas se você não souber a pergunta. Ou seja: tenha clareza sobre quais são os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que farão sentido acompanhar. 

Isso permitirá que a equipe possa tomar medidas corretivas rapidamente, se necessário, além de otimizar o tempo de análise.

9. Gerencie os custos operacionais

É importante ter uma visão clara dos gastos operacionais para poder tomar decisões mais assertivas. Algumas dicas para gerenciar os custos operacionais da frota incluem:

  • Monitorar os gastos com combustível e identificar formas de reduzi-los;
  • Manter os veículos em boas condições de forma preventiva, evitando reparos caros no futuro;
  • Fazer uma boa pesquisa e escolha de seguros para garantir que a empresa esteja sempre protegida;
  • Implementar um sistema de gerenciamento de frotas que permita acompanhar e controlar esses custos de forma precisa e eficiente.

10. Busque a melhoria contínua no gerenciamento de frota

Identificar oportunidades de melhoria deveria ser um trabalho recorrente: afinal, nada nunca estará perfeito. Às vezes pequenas mudanças, como trocar o posto recomendado para abastecimento dos veículos da empresa, já podem ter grandes impactos na operação – e no bolso! 

11. Colabore com outras áreas da empresa 

Isso significa estabelecer canais de comunicação claros e eficientes entre a equipe de gerenciamento de frotas e outras áreas da empresa, como finanças, logística e recursos humanos. 

Quando essas áreas trabalham juntas para alinhar objetivos e metas, é possível garantir que a gestão dos veículos seja integrada e otimizada, resultando em melhores resultados para a empresa.

Conclusão

Gerenciar uma frota de veículos é uma tarefa complexa e desafiadora, mas existem diversas técnicas e ferramentas disponíveis para ajudar a otimizar os processos operacionais e o controle de custos. 

A chave para o sucesso é estar sempre disposto a aprender e a adaptar-se às mudanças.

E aí, gostou das nossas dicas para gerenciamento de frota? Compartilhe com seus colegas! Comente, também, se você tem outras dicas para dividir com os nossos leitores. ?

Você vai gostar também destes artigos:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *