Maio amarelo: cuide da vida em primeiro lugar

Maio Amarelo: curta a jornada, curta o tempo, valorize a vida!

3 de maio de 2021 por Ticket Log em Mobilidade
Voltar

Com a chegada de maio entramos também na época de conscientização no trânsito com o Maio Amarelo. Este movimento nasceu de uma parceria dos órgãos públicos em conjunto com a sociedade com o intuito de chamar atenção para os altos índices de mortos e feridos no trânsito do mundo todo.

O maior objetivo dessa ação é trazer esse tema em destaque e realmente engajar a população sobre a importância do tema com ações e propagandas educativas sobre a segurança no trânsito. Conta com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade como: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil.

O mês de maio foi escolhido pois em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Já a cor amarela foi escolhida pois simboliza atenção e também faz referência a sinalização de advertência no trânsito.

Dicas para se usar no trânsito

Fique atento nas seguintes dicas para você ajudar a tornar o trânsito mais seguro para todos e use-as durante todos os meses do ano não apenas no Maio Amarelo:

  • Mantenha a manutenção do veículo em dia e faça inspeções preventivas;
  • Posicione-se no banco com as costas firmemente apoiadas no encosto para aumentar o conforto e em casos de acidentes diminuir os riscos de lesões graves mantendo a postura adequada;
  • Mantenha a distância de segurança de outros veículos, principalmente os de grande porte, na estrada e no meio urbano;
  • Faça a ultrapassagem apenas em locais permitidos e com total segurança, prestando atenção redobrada ao seu redor, principalmente se a pista for de mão dupla;
  • Sempre que for mudar de faixa, sinalize com as setas e espere alguns momentos para fazer a mudança com segurança;
  • Mantenha a velocidade máxima permitida para aquela pista, pois quanto maior a velocidade maior será o dano causado em caso de acidentes;
  • O excesso de velocidade também pode causar diminuição no campo de visão do motorista e dessa forma diminuir as chances de reação rápida mediante algum imprevisto;
  • Em caso de congestionamentos muito longos procure desligar o carro, além de economizar combustível você ainda ajuda o meio ambiente;
  • Em tráfegos muito pesados o número de distrações é imenso, por isso evite o uso do celular ou discutir com algum passageiro, por exemplo.
  • Para evitar colisões traseiras procure ampliar a distância entre os veículos e se for frear faça de forma progressiva;
  • Se estiver numa pista sem boa visibilidade reduza a velocidade e se mantenha calmo sem fazer manobras bruscas;
  • Se for dirigir em dias chuvosos, evite frenagens bruscas e procure deixar os pneus regularizados;
  • Em vias rurais ou estradas precárias procure dirigir devagar e com cuidado;
  • E não se esqueça, caso você seja dono de uma empresa que possua frotas, mantenha seus funcionários treinados nas boas práticas do trânsito.

Use soluções inteligentes

Está claro que o Maio Amarelo ajuda a disseminar as práticas de direção eficiente e consciente, que reduz gastos inesperados, diminuem o índice de acidentes e minimizam impactos ambientais para as empresas que trabalham com algum tipo de frota. Por isso a Ticket Log firmou parceria com CEPA Mobility Care, uma multinacional com expertise em formação de condutores e gestão de riscos.

Juntos eles criaram a plataforma de E-learning “Direção Eficiente”, voltada para a educação de condutores, com foco em comportamento e inteligência emocional para reduzir os riscos no trânsito e melhorar a performance. Ela é pioneira no mercado nesse tipo de capacitação e foi feita especialmente para ajudar gestores de frotas a diminuir a taxa de perdas com problemas no trânsito.

Esta é uma solução que você vai querer ter em sua empresa, pois além de contribuir para a diminuição de mortes no trânsito, será um investimento com grande retorno positivo, tanto financeiro como em vidas humanas.

Quer entender mais sobre essas dicas e ainda conhecer outras? Baixe nosso e-book sobre o assunto clicando aqui!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *