Quer conhecer a solução de manutenção da Ticket Log? Fechar

Quer conhecer a solução de manutenção da Ticket Log?

Preencha os dados abaixo e faça o download do material completo!

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Agradecemos o seu interesse na solução Gestão de Manutenção da Ticket Log. Você pode entrar em contato com um de nossos especialistas para conhecer a melhor opção de gerenciamento para o seu negócio!

Voltar

Como fazer manutenção de veículos empresariais

31 de janeiro de 2023 por Ticket Log em Manutenção de Frotas
manutenção de veículos

A manutenção de veículos inclui verificações de níveis de óleo, fluidos e pressão dos pneus, além de inspeções periódicas por um mecânico para identificar e corrigir problemas antes que se tornem graves. 

Ela é essencial para garantir a performance e segurança da sua frota, seja ela composta por carros, caminhões, ônibus ou outros tipos de veículos. A manutenção preventiva é a chave para evitar problemas mecânicos e manter a frota em boas condições. 

Além da segurança e eficácia, a manutenção regular também ajuda a prolongar a vida útil do veículo e preservar seu valor.

Neste post, vamos explorar os principais aspectos da manutenção de veículos, incluindo a importância da manutenção preventiva, dicas e checklists para manter sua frota em boas condições, e como otimizar o seu orçamento sem prejudicar as rotinas de inspeções:

  • O que é manutenção de veículos?
  • Tipos de manutenção veicular
  • Quando fazer a manutenção dos seus veículos
  • Como fazer a manutenção dos veículos da minha empresa?
  • Dica Bônus: Planeje o orçamento da manutenção de veículos
  • Sistemas para gestão da manutenção de veículos

Boa leitura!

O que é manutenção de veículos

o que é manutenção de veículos

A manutenção de um veículo é o conjunto de ações realizadas para garantir o bom funcionamento e a segurança do mesmo. 

Ela é composta por uma série de procedimentos, desde verificações básicas até manutenções mais complexas, que visam garantir que o veículo esteja sempre em boas condições e pronto para uso. 

A manutenção é importante tanto para garantir a segurança dos ocupantes quanto para prolongar a vida útil do veículo e evitar custos desnecessários com reparos. 

É importante seguir as recomendações do fabricante para garantir que a manutenção seja realizada de forma adequada e em períodos regulares. Além disso, é importante ficar atento a qualquer sinal de problema no veículo e levá-lo para uma inspeção veicular o quanto antes.

Tipos de manutenção veicular

Existem quatro tipos de manutenção de veículos, e todos eles são importantes para que você mantenha sua frota sempre rodando! Conheça:

Manutenção de veículos corretiva

A manutenção corretiva é realizada quando já existe alguma falha ou defeito identificado. Esse tipo de manutenção é o mais comum e, geralmente, o primeiro que vem em mente quando falamos em manutenção de veículos. 

O problema, no entanto, é que a manutenção corretiva é, também, a mais cara, pois normalmente custa muito mais reparar ou trocar um item já danificado.

Manutenção detectiva

A manutenção detectiva envolve um conjunto de métodos de avaliação que visam garantir a segurança e o funcionamento de todos os equipamentos

Ela testa o uso a longo prazo e procura por erros que possam causar avarias no futuro. Todos os itens são testados em funcionamento, a fim de detectar falhas e, assim, aumentar a vida útil das peças do veículo.

Um exemplo de manutenção detectiva é a manutenção anual de veículos, ou, ainda, a aplicação do checklist veicular.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva avalia constantemente o funcionamento de cada item e prevê sua vida útil. Com isso, aproveita melhor o tempo do motorista, pois elimina custos com desmontagens desnecessárias e manutenções corretivas.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva consiste em prever a possibilidade de falhas ou necessidades de futuros reparos, antes que o veículo comece a apresentar algum problema. 

Isso reduz a chance de piorar um possível defeito, o que refletiria num custo muito alto para recuperação ou até mesmo na degradação total da peça.

Um exemplo de manutenção preventiva é a troca do óleo de motor, das pastilhas de freio e a calibragem de pneus.

Quando fazer a manutenção dos seus veículos

quando fazer a manutenção de veículos

A periodicidade para uma manutenção preventiva pode variar de acordo com o modelo do seu veículo, do comportamento do motorista e do quanto o automóvel roda.

No geral, recomenda-se que um veículo receba uma manutenção preventiva a cada 6 meses ou 10.000 km rodados, o que vier primeiro.

Porém, a situação onde o carro costuma rodar pode significar uma necessidade de antecipação das revisões. Se você roda com o veículo em uma cidade que costuma ter muito congestionamento, ou anda muito em estradas de chão ou areia, por exemplo, é bom ficar atento e efetuar a manutenção preventiva do seu veículo em períodos mais curtos.

Confira, também, no manual da montadora, a indicação sugerida para as revisões.

Se você utiliza uma ferramenta para controle de abastecimento de sua frota, como o Ticket Fleet, você já conta com a informação de km rodado integrado de forma automática, e assim, é avisado com antecedência da necessidade de uma manutenção preventiva.

Como fazer a manutenção de veículos da minha empresa?

Se você é o responsável pela gestão da frota da sua empresa, deve saber que existem soluções completas para auxiliar na manutenção de veículos. São formas de garantir a disponibilidade de sua frota otimizando tempo e processo para você. Não parece ótimo?

Um exemplo é a solução para controle de manutenção da frota da Ticket Log, onde você pode optar por dois modelos de gestão:

  • Autogestão: através de um sistema, você tem autonomia para controlar seus indicadores, gerenciar sua agenda de manutenção, negociar peças, aprovar manutenções preventivas e centralizar os pagamentos;
  • Terceirização da operação: com essa opção, você terceiriza a operação de manutenção de veículos com técnicos especializados, que cuidarão de tudo para você ganhar tempo e reduzir despesas!

Com ferramenta para auto agendamento, aplicativo que integra a comunicação entre cliente e oficina, dashboard online com indicadores que apontam oportunidades para redução de custos de combustível e controle automático das manutenções preventivas, a Gestão de Manutenção da Ticket Log é a solução mais completa do mercado.

Conheça a solução de manutenção de veículos da Ticket Log

Mas, se você desejar, você pode realizar a manutenção preventiva na sua empresa ou com algum profissional de sua confiança. 

A manutenção preventiva consiste no acompanhamento de alguns itens básicos, que você pode ter como check list padrão para utilizar sempre!

Apenas lembre-se que é extremamente importante respeitar a periodicidade recomendada para as revisões, ok? Agende com antecedência e, se necessário, reorganize o fluxo dos seus veículos, cobrindo os automóveis que estarão na revisão.

Uma manutenção preventiva básica deve assegurar o bom funcionamento e estado dos itens abaixo:

#1 Alinhamento da direção

O desgaste da direção é lento e, por isso, muitas vezes é difícil observar com antecedência. Mas existem sinais que podem ser notados, se você prestar atenção. Assim, você consegue economizar, evitando uma manutenção corretiva.

Um problema nos freios, como a demora para o sistema de frenagem responder, além de ser um risco para o motorista (e todos os demais carros no trânsito) também pode impactar no desalinhamento da direção.

Se você sentir que o volante está mais duro do que o normal, isso também pode significar um problema no alinhamento da direção.

Outro teste que você pode fazer para verificar o alinhamento da direção é soltar o volante, rapidamente, em uma reta. Se o carro “pender” para um lado ou outro, ao invés de seguir retinho, significa que está desalinhado.

#2 Rodízio de Pneus

Este é um dos principais itens para verificar na manutenção preventiva, pois além de impactar em custo, impacta muito na segurança do motorista.

Pneus carecas são extremamente sensíveis, especialmente em dias de chuva, não tendo uma boa aderência e tração ao chão. Com isso, deslizam e podem fazer o carro derrapar ou rodar no meio da estrada, o que é assustador.

Além de verificar as ranhuras do pneu (a lei exige 1,6mm distante do piso), verifique se não tem pedras ou pregos no pneu, que possam acabar furando ou fazendo o pneu perder pressão.

E não esqueça de manter todos os pneus calibrados, inclusive o estepe. Verifique no manual a indicação de libras.

Leia também: Descubra quando trocar os pneus da sua frota

#3 Correias

O motor de um veículo tem diversas correias, cada uma com funções e prazos de validade diferentes entre si. Mas a correia dentada é uma das mais conhecidas e preocupantes.

Se ela arrebentar, o carro para e ainda pode acabar estragando mais peças. Além disso, é uma peça que costuma custar um preço elevado, podendo ser uma dor de cabeça se você for pego de surpresa.

#4 Água e óleo

“Deseja verificar água e óleo?”. Essa é uma pergunta comum enquanto você abastece, certo? E não tem porque não querer: verificando os níveis de água do radiador e de óleo do motor, você mantém seu veículo sempre em dia.

Você pode verificar o nível de água antes de sair da empresa, pois o motor deve estar frio. Se o nível estiver baixo, preencha e acompanhe. 

Se em pouco tempo já reduzir o nível novamente, pode ser que você esteja enfrentando algum outro problema, como um vazamento da bomba d’água.

Já no caso do óleo, o motor não precisa estar frio, mas o carro precisa estar desligado por pelo menos 5 minutos. Assim o óleo desce todo e você consegue verificar o nível, utilizando a vareta de medição.

Além de verificar o óleo, você precisa ficar de olho no filtro de óleo, pois é ele o responsável por filtrar as impurezas geradas pelo motor.

#5 Escapamento

O escapamento do carro serve para reduzir a emissão de gases poluentes e reduzir o barulho do motor. Em caso de algum problema, é fácil identificar. Basta observar ruídos diferentes, cheiro e fumaça saindo do escapamento do veículo. Cada um significa um possível problema e você precisará contar com um profissional para a correção.

#6 Marcha

Verifique o estado da marcha. Se ela estiver mais dura do que o normal, você pode estar frente à falta de fluído de transmissão ou, em uma situação mais problemática, a um desgaste da embreagem.

Se for apenas fluído, basta completar em alguma empresa especializada. Já se o problema for na embreagem, você precisará de um técnico que irá avaliar a situação e recomendar a melhor ação corretiva – que pode envolver a troca completa do kit de embreagem.

#7 Velas

As velas são as responsáveis pela partida. Elas também “deduram” um combustível adulterado e identificam outros problemas existentes no motor.

As velas, junto com os cabos do motor, devem ser trocadas periodicamente, antes de apresentar mal funcionamento. Consulte o manual do seu veículo para verificar a recomendação fornecida pela montadora.

#8 Filtro de ar do motor

manutenção de veículos água e óleo

O filtro de ar do motor é o responsável por filtrar impurezas e jogar ar na câmara de combustão. Um filtro de ar do motor sujo acarreta no aumento do consumo de combustível!

Por isso, fique de olho nesse item, pois além do custo alto em caso de deixar gerar problemas ao motor, ainda tem o prejuízo em combustível.

#9 Filtro de combustível

O filtro de combustível é responsável por eliminar impurezas no tanque ou do combustível. Você consegue saber a situação do filtro ao perceber o desempenho do veículo, como dificuldade no arranque, marcha irregular ou ferrugem.

#10 Itens obrigatórios

Um veículo da empresa precisa garantir que está em cumprimento com a lei. Por isso, verifique os itens obrigatórios e sua validade: triângulo, chave de roda, extintor de incêndio e estepe (com condições de uso).

Se algum item não estiver presente, você pode levar uma multa e, o motorista, pontos na sua CNH.

Dica Bônus: Planeje o orçamento da manutenção de veículos

Planejar um orçamento de manutenção para sua frota é essencial para garantir que seus veículos estejam sempre em boas condições e prontos para uso – sem que você seja pego de surpresa com a conta ao final. 

Existem alguns passos importantes a serem seguidos ao planejar um orçamento de manutenção:

  1. Identificar os veículos que precisam de manutenção: faça uma lista de todos os veículos da sua frota e verifique quais devem passar pela manutenção de forma imediata;
  2. Identificar os serviços necessários: liste os serviços de manutenção necessários para cada veículo, de acordo com o tipo de manutenção exigida;
  3. Estimar os custos: faça orçamentos para estimar os custos com mão de obra, peças e outros materiais;
  4. Planejar o cronograma: estabeleça um cronograma para realizar os serviços de manutenção, seja baseado no tempo desde a última manutenção, seja em função da quilometragem percorrida;
  5. Monitorar e revisar: acompanhe de forma regular o seu orçamento de manutenção para identificar quaisquer problemas ou desvios;
  6. Otimizar o orçamento: negocie preços com fornecedores, faça manutenções preventivas, economize combustível, enfim – busque oportunidades de reduzir ainda mais os seus custos;
  7. Revisar e atualizar regularmente: faça uma revisão anual do orçamento de manutenção e atualize-o de acordo com as necessidades dos seus veículos.

Planejar um orçamento de manutenção adequado é fundamental para garantir que sua frota esteja sempre em boas condições e pronta para uso, além disso, ajuda a evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Sistemas para gestão da manutenção de veículos

Sistemas de gestão de manutenção de veículos são ferramentas que ajudam a gerenciar e planejar as rotinas de inspeção da frota – seja ela do tamanho que for. 

Com eles, as empresas têm acesso a dados importantes sobre seus veículos, como quilometragem, histórico de manutenção, alertas de manutenção necessários e despesas relacionadas. 

Como escolher um sistema de gestão de manutenção de veículos?

Veja outros vídeos sobre a solução de gestão de manutenção em nosso canal do Youtube!

Ao escolher um sistema de gestão de manutenção de frotas, é importante considerar alguns fatores, como a quantidade de veículos na frota, as necessidades específicas da empresa e o orçamento disponível. 

É importante verificar se o sistema é compatível com os veículos da frota e se ele oferece recursos que são importantes para a empresa, como rastreamento de quilometragem, histórico de manutenção e alertas automáticos para manutenção preventiva. 

Também é importante verificar se o sistema oferece suporte e treinamento adequados para garantir que ele seja usado de forma eficiente.

A Ticket Log, do grupo Edenred, é a mais completa do mercado de gestão de frotas e mobilidade. Além das soluções para abastecimento e gestão de pedágio, a solução de gestão de manutenção oferece controle, segurança, economia e rede qualificada. 

Conheça as vantagens de contar com a solução para um controle de manutenção da frota simples e automatizado ou fale com um especialista para saber mais!

Conclusão

Gerenciar a manutenção de veículos pode ser um desafio, mas existem ferramentas e sistemas disponíveis para ajudar a tornar esse processo mais eficiente e econômico. 

Utilizar um sistema de gestão de manutenção, como o da Ticket Log, otimiza processos como acompanhamento da quilometragem, histórico de inspeções, consumo de combustível, disponibilidade da frota e vida útil do veículo.  

Além de alertar sobre novas manutenções necessárias, evitando que esse “pequeno detalhe” caia no esquecimento e prejudique a sua operação. Solicite uma proposta!

Separamos outros artigos que entendemos que podem ser do seu interesse:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 11 comentários

  1. Aline Pessoa disse:

    Gostaria de informações para fazer contrato com a TicketLog, ligo para o número 40024099 qual na secretaria eletrônica e fico na espera.

    • Ticket Log disse:

      Oi, tudo bem com você? Para abrir a solicitação de credenciamento, pedimos que acesse este link: https://www.ticketlog.com.br/credencie-se Antes é importante você entender como funciona o processo de credenciamento. A Ticket Log preza pelo equilíbrio entre quantidade de empresas clientes e estabelecimentos credenciados. Atualmente estamos com a quantidade máxima de credenciados e por isto, infelizmente, não estamos habilitando novos estabelecimentos à rede Ticket Log neste momento. Obrigada! ?

    • Ticket Log disse:

      Solicite uma proposta diretamente pelo nosso site, ela é gratuita e em seguida um de nossos especialistas entrará em contato com você.

  2. Avmar mariano de paula disse:

    REALIZADO VERIFICAÇÃO E A OS 5866696 ESTÁ COM O STATUS DE COBRADA MEDIANTE A TRANSAÇÃO 593.666.653 QUE FOI GERADA NO DIA 10/04/2019, PORÉM ESTÁ COM O STATUS DE CANCELADA E O CANCELAMENTO FOI REALIZADO POR ALGUM RESPONSÁVEL DO SEU ESTABELECIMENTO. ORIENTADO A ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM O CLIENTE ATRAVÉS DO TELEFONE (31) 9133-8348 E SOLICITAR QUE O GESTOR DE FROTAS REALIZE O LANÇAMENTO DE UMA NOVA AUTORIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO PARA A PLACA HMH5071. ALEM DE PASSAR NUMERO DE TELEFONE ERRADO,NÃO FAZEM QUESTÃO NENHUMA DE RESOLVER MEU PROBLEMA

  3. DAYANE SILVA NUNES disse:

    GOSTARIA DE CREDENCIAR MINHA EMPRESA, POR FAVOR ENTRAR EM CONTATO

  4. Thales Oliveira disse:

    Olá boa tarde tudo bem?
    Tenho uma empresa de monitoramento para você saber a todo instante onde esta seu veículo. Tem interesse em conhecer nosso trabalho e caso interessar fazer uma parceria ??

    Contato: 21 96500-8777
    WhatsApp.

  5. José Claudio disse:

    Boa tarde, tenho uma auto peças com a oficina e um cliente com uma grande frota de veículos o qual já presto serviço, eles já tem o cadastro na ticketlog, mas não estão usando porque não tenho cadastro, já solicitei a mais de 4 dias, não tive resposta, tem algum outro canal de atendimento que posso agilizar o credenciamento.

    • Ticket Log disse:

      Entendi, provavelmente você recebeu um nº de protocolo ao final da solicitação e não obteve um contato de credenciamento ainda, certo? Veja como funciona o sistema de credenciamento para entender o processo: A Ticket Log preza pelo equilíbrio entre quantidade de empresas clientes e estabelecimentos credenciados em uma região. Atualmente está com a quantidade máxima de postos credenciados e por isto, infelizmente, não posso habilitá-lo à rede Ticket Log neste momento. Mas fique tranquilo que com seus dados registrados no banco para futuramente entrar em contato caso a capacidade de rede aumente. Estou torcendo para que isso aconteça! ??