Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

O que fazer com veículos parados durante a quarentena?

5 de maio de 2020 por Ticket Log em Manutenção de Frotas
Carro estacionado sendo vistoriado por homem

Por causa da atual situação, seu carro está ou esteve parado na garagem por semanas? E no caso de empresas que estão com veículos parados também? Fique atento, porque os veículos parados precisam de alguns cuidados de manutenção!

Enquanto a situação não normaliza, veja o que fazer com os carros que estão ociosos nesse período e como manter eles em dia para quando a operação voltar com tudo!

Limpeza dos veículos

Quando um veículo fica parado por muito tempo, começa a acumular sujeira e poluição na lataria… O resultado é que a pintura começa a deteriorar mais rápido.

Por isso, a recomendação é continuar a fazer lavagens periódicas, mesmo que o carro não esteja em uso. Também é bom passar cera na lataria depois da lavagem para evitar o acúmulo de poeira.

E não é porque o veículo está parado que você pode esquecer a parte interna, certo? É importante retirar quaisquer resquícios de comida, embalagens, papel e o que for para evitar o cheiro ruim dentro do carro.

Aspirar o estofado também é um cuidado recomendado. E para fazer a limpeza durar, a dica é guardar os carros em uma garagem fechada ou cobertos com capas protetoras.

Higienização das superfícies

A gente já falou aqui no blog sobre a importância dos cuidados de higiene em relação ao coronavírus para quem precisa sair de casa, como motoristas e frentistas que continuam trabalhando.

Mas vale ressaltar que alguns desses cuidados são válidos também para manter os veículos que agora estão parados livres de bactérias, vírus e qualquer micro-organismo prejudicial à saúde.

A indicação é desinfetar as superfícies de contato de motoristas e passageiros, como volante, marcha, freio de mão, maçanetas e dispositivos eletrônicos. Assim, você garante que os veículos fiquem 100% limpos e seguros para os próximos usos!

Cuidados com os pneus

Os pneus são um dos equipamentos que mais sofrem quando o veículo fica parado por muito tempo…Pode acontecer deles ficarem murchos ou até deformados. O que fazer nesses casos?

Bem, a solução mais simples é calibrar. Nossa dica é que você consulte o manual do carro e verifique a capacidade máxima de calibragem dos pneus antes de realizar o serviço.

Outra prática que ajuda a não deformar os pneus é dar algumas voltas com o carro de vez em quando, mesmo que seja só na garagem. Agora, se os veículos forem ficar parados por muitos meses, o ideal é colocar eles suspensos em cavaletes.

→ Veja também como as empresas de frota estão lidando com a operação nesse momento. Afinal, estar na rua faz parte do negócio.

Tanque vazio

Não é recomendado deixar combustível no tanque se o veículo ficar parado por mais de 3 meses, porque o produto pode estragar. E combustível estragado pode prejudicar o motor do carro.

Se você quiser fazer o esvaziamento do tanque por conta própria, utilize uma bomba de sucção para retirar o combustível e deposite num recipiente apropriado.

Lembre que o óleo lubrificante também estraga, então fique atento para sua validade. Se estiver próximo da data de vencimento, o melhor é retirar o fluido.

E a bateria?

Você já deve ter ouvido falar que os veículos desligados também consomem bateria, e é verdade mesmo! Mas o que fazer então durante a quarentena?

Uma opção é desconectar os cabos da bateria nesse período em que o carro está sem uso. Só tem um detalhe: é importante procurar a ajuda de um especialista para fazer isso. Caso contrário, você pode comprometer sua segurança e o funcionamento do veículo.

Outra alternativa é manter o veículo ligado por uns 10 ou 15 minutos toda semana. Aqui, tem que tomar cuidado para escolher um local bem aberto e arejado, já que a fumaça liberada pelo carro é altamente tóxica.

Conclusão

Não relaxe os cuidados com a sua frota durante a quarentena. A manutenção preventiva dos veículos é muito importante para que sua operação possa voltar com todo vapor depois desse período conturbado!

Aproveite esse momento também para arrumar a casa com iniciativas para organizar a gestão de frotas!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *