Por causa da atual situação, seu carro está ou esteve parado na garagem por semanas? E no caso de empresas que estão com veículos parados também? Fique atento, porque os veículos parados precisam de alguns cuidados de manutenção!
Enquanto a situação não normaliza, veja o que fazer com os carros que estão ociosos nesse período e como manter eles em dia para quando a operação voltar com tudo!
Limpeza dos veículos
Quando um veículo fica parado por muito tempo, começa a acumular sujeira e poluição na lataria… O resultado é que a pintura começa a deteriorar mais rápido.
Por isso, a recomendação é continuar a fazer lavagens periódicas, mesmo que o carro não esteja em uso. Também é bom passar cera na lataria depois da lavagem para evitar o acúmulo de poeira.
E não é porque o veículo está parado que você pode esquecer a parte interna, certo? É importante retirar quaisquer resquícios de comida, embalagens, papel e o que for para evitar o cheiro ruim dentro do carro.
Aspirar o estofado também é um cuidado recomendado. E para fazer a limpeza durar, a dica é guardar os carros em uma garagem fechada ou cobertos com capas protetoras.
Higienização das superfícies
A gente já falou aqui no blog sobre a importância dos cuidados de higiene em relação ao coronavírus para quem precisa sair de casa, como motoristas e frentistas que continuam trabalhando.
Mas vale ressaltar que alguns desses cuidados são válidos também para manter os veículos que agora estão parados livres de bactérias, vírus e qualquer micro-organismo prejudicial à saúde.
A indicação é desinfetar as superfícies de contato de motoristas e passageiros, como volante, marcha, freio de mão, maçanetas e dispositivos eletrônicos. Assim, você garante que os veículos fiquem 100% limpos e seguros para os próximos usos!
Cuidados com os pneus
Os pneus são um dos equipamentos que mais sofrem quando o veículo fica parado por muito tempo…Pode acontecer deles ficarem murchos ou até deformados. O que fazer nesses casos?
Bem, a solução mais simples é calibrar. Nossa dica é que você consulte o manual do carro e verifique a capacidade máxima de calibragem dos pneus antes de realizar o serviço.
Outra prática que ajuda a não deformar os pneus é dar algumas voltas com o carro de vez em quando, mesmo que seja só na garagem. Agora, se os veículos forem ficar parados por muitos meses, o ideal é colocar eles suspensos em cavaletes.
→ Veja também como as empresas de frota estão lidando com a operação nesse momento. Afinal, estar na rua faz parte do negócio.
Tanque vazio
Não é recomendado deixar combustível no tanque se o veículo ficar parado por mais de 3 meses, porque o produto pode estragar. E combustível estragado pode prejudicar o motor do carro.
Se você quiser fazer o esvaziamento do tanque por conta própria, utilize uma bomba de sucção para retirar o combustível e deposite num recipiente apropriado.
Lembre que o óleo lubrificante também estraga, então fique atento para sua validade. Se estiver próximo da data de vencimento, o melhor é retirar o fluido.
E a bateria?
Você já deve ter ouvido falar que os veículos desligados também consomem bateria, e é verdade mesmo! Mas o que fazer então durante a quarentena?
Uma opção é desconectar os cabos da bateria nesse período em que o carro está sem uso. Só tem um detalhe: é importante procurar a ajuda de um especialista para fazer isso. Caso contrário, você pode comprometer sua segurança e o funcionamento do veículo.
Outra alternativa é manter o veículo ligado por uns 10 ou 15 minutos toda semana. Aqui, tem que tomar cuidado para escolher um local bem aberto e arejado, já que a fumaça liberada pelo carro é altamente tóxica.
Conclusão
Não relaxe os cuidados com a sua frota durante a quarentena. A manutenção preventiva dos veículos é muito importante para que sua operação possa voltar com todo vapor depois desse período conturbado!
Aproveite esse momento também para arrumar a casa com iniciativas para organizar a gestão de frotas!