Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Conheça os tipos de manutenção para veículos urbanos

28 de julho de 2021 por Ticket Log em Manutenção de Frotas
Conheça os principais tipos de manutenção

A gestão de frota envolve diversas atividades, inclusive estar atento sobre a manutenção e funcionamento dos veículos. Saber quais os tipos de manutenção e qual a sua importância garante a segurança dos colaboradores e é crucial para o entendimento das necessidades da frota.

A manutenção dos veículos está ligada a sua produtividade e eficiência, além de afetar principalmente as questões financeiras. Mas, você conhece quais os tipos de manutenção para veículos de frotas? Sabe quais as diferenças entre elas? Acompanhe o artigo e entenda mais sobre as manutenções preventiva, preditiva e corretiva. Boa leitura!

Quais os tipos de manutenção?

Cada frota possui uma necessidade diferente, por isso, cada veículo integrante poderá precisar de uma manutenção específica. São três tipos de manutenção e para que você não fique com nenhuma dúvida sobre esse assunto, vamos explicar cada uma delas!

Manutenção preventiva

Como o nome diz, a manutenção preventiva serve para prevenir possíveis problemas. Elas são realizadas antes de qualquer problema ou ocorrência, evitando uma série de situações que podem colocar em risco o colaborador que utiliza o veículo diariamente e dificultar o trabalho no geral.

Com ela, é possível reduzir custos, melhorar o controle da gestão das atividades do dia a dia, manter a equipe bastante produtiva e ainda prevenir acidentes e outras ações que poderiam afetar a produtividade da equipe.

Manutenção preditiva

Esse tipo de manutenção pode ter um custo maior, mas cumpre o papel de antecipar qualquer acidente com uma boa vistoria e verificação dos equipamentos. Nesse caso, o maior intuito é monitorar as condições mecânicas dos veículos, analisando seu desempenho através de rastreadores, itens que fazem testes de vibração e uma inspeção visual.

Para esse tipo de manutenção ser plenamente efetiva, é necessário contar com uma equipe treinada e, apesar de ser mais cara, a longo prazo ela é capaz de reduzir os custos com outras manutenções consideravelmente.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é uma das mais conhecidas e provavelmente a menos recomendada na gestão de frotas. Ela é o tipo de manutenção que não é planejada e geralmente acontece quando a manutenção preventiva ou preditiva não é realizada anteriormente.

Na corretiva, você como gestor gasta mais recursos para conseguir colocar o veículo em funcionamento, justamente por ter pressa para que o problema seja solucionado. Esse reparo, algumas vezes, pode não ser feito da forma correta e acabar acarretando em mais prejuízo, o que não é favorável.

Qual a importância de realizar manutenções nos veículos da frota?

As manutenções mais recomendadas são as preventivas e preditivas, afinal elas ajudam a economizar recursos e manter a eficiência da frota. Ao optar por averiguar o estado do veículo, fica muito mais fácil de reparar os problemas e não coloca em risco nenhum colaborador.

Aqui na Ticket Log é possível encontrar as melhores oficinas mecânicas para realizar qualquer tipo de manutenção da frota. Nossa solução para gestão de manutenção mantém todas as informações de maneira clara e simples para que o seu carro não fique parado e também para que ele não seja uma dor de cabeça na gestão.

Viu como cada tipo de manutenção pode influenciar no seu bolso e na gestão da sua frota? Agora, faça uma análise dos seus veículos e realize as manutenções periodicamente. Assim, tudo funcionará perfeitamente e todos os colaboradores serão beneficiados.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *