Grupo de pessoas fazendo acordo em reunião empresarial

Ticket Log é uma das empresas participantes do Estudo CEBDS

13 de fevereiro de 2020 por Ticket Log em Mobilidade
Voltar

Hoje, trouxemos uma novidade: a Ticket Log é uma das 61 empresas que aceitaram dividir com o público como estão integrando as preocupações climáticas em suas estratégias de negócio.

Esse desafio foi proposto pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que conduziu, junto às suas empresas associadas, o estudo “Como as empresas vêm contribuindo com o Acordo de Paris”, que foi lançado na última Conferência do Clima da ONU (COP 25) em dezembro passado na cidade de Madrid.

Saiba mais neste artigo!

O que é o CEBDS?

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável foi fundado em 1997. Esta organização, não estatal e sem fins lucrativos, promove o desenvolvimento sustentável em articulação com os governos e sociedade civil, divulgando os mais recentes conceitos de sustentabilidade e melhores práticas para empresas.

O CEBDS também foi a primeira instituição no País a falar em sustentabilidade, abordando o Triple Bottom Line, que é o tripé composto pelos pilares: econômico, social e ambiental.

Hoje, reúne cerca de 60 grupos empresariais líderes no Brasil, que geram mais de um milhão de empregos diretos.

É também o representante no Brasil do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), uma rede de quase 60 conselhos regionais e nacionais de negócios em 36 países e 22 setores de negócios, com 200 empresas membros em todos os continentes.

Como foi feito o estudo?

As 61 empresas — associadas e não-associadas — de diversos setores, que representam 90% do capital negociado na Bolsa de Valores Brasileira, apresentaram de forma detalhada como estão respondendo às demandas da crise climática, compreendendo tanto os riscos como as oportunidades para negócio. Assim, protagonizando frente ao desafio de uma economia de baixo carbono.

Dessa forma, o CEBDS, em parceria com o CDP (Carbon Disclosure Project) e a WWF Brasil, analisaram como essas companhias estão integrando questões climáticas em tomadas de decisões estratégicas e qual é a contribuição conjunta do setor de negócios para redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), melhorias em prol do meio ambiente e contribuição para o Acordo de Paris.

O Acordo de Paris é um tratado, assinado na COP em Paris no ano de 2015, que tem como objetivo reduzir o aquecimento global. Para isso, o acordo propõe o desenvolvimento de soluções e compromissos aos países para manterem o aumento da temperatura global controlado (abaixo de 2°C).

Porém, todos os esforços são para tentar atingir a marca de 1,5°C de limitação no aumento da temperatura do planeta.

Outras informações sobre o estudo

Veja algumas informações importantes sobre as empresas participantes levantadas pelo estudo:

  • 83% identificaram riscos relacionados às mudanças climáticas.
  • 85% identificaram oportunidades relacionadas às mudanças climáticas.
  • 93% integraram as mudanças climáticas em sua estratégia de negócios.
  • 68% fizeram análise do cenário climático.
  • 30% desenvolveram um plano de descarbonização e 10% estão atualmente desenvolvendo plano de descarbonização a ser concluído nos próximos dois anos.
  • Foi investido um total de 7,7 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de alternativas de baixo carbono.

O que o Estudo CEBDS concluiu?

O estudo do CEBDS levantou diversos indicadores internos das empresas para mapear sua contribuição no movimento contra as mudanças climáticas.

Olhando para a nossa realidade, aqui na Ticket Log, os dados apontam que houve 38% de diminuição em suas emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) no período de 2016 a 2018. Além disso, investimos mais de 1,3 milhões de dólares entre 2018 e 2019 para desenvolver 10 soluções que colaboram para a redução das emissões de GEE.

O impacto estimado dessas iniciativas é uma redução de emissão de 14.158 tCO2e, considerando a operação e a cadeia de valor da empresa.

Reconhecimento pelas boas práticas frente à crise climática

Pioneiros no mercado, nós da Ticket Log investimos, ao longo dos anos, em inovação e tecnologia para o desenvolvimento de soluções para uma economia de baixo carbono, acompanhando o cenário mundial e alinhados à estratégia global de sustentabilidade do Grupo Edenred.

Destacamos duas principais iniciativas que vêm impactando diretamente nossos clientes nesse sentido: nosso Programa Crédito de Carbono e nossa Plataforma Compense.

O Programa Crédito de Carbono incentiva a substituição do abastecimento com combustível fóssil por combustível de fonte renovável em veículos flex de nossos clientes, possibilitando a geração de créditos de carbono. O nosso programa é certificado pelo VCS (Verified Carbon Standard) e foi o primeiro no mundo neste segmento.

Já a Plataforma Compense é a solução que permite aos nossos clientes a comercialização de créditos de carbono e a compensação das emissões de sua frota. Ou ainda, de outras fontes de emissão da empresa.

Também podemos destacar nossa participação há 9 anos no Programa Brasileiro GHG Protocol, onde publicamos voluntariamente nossos Inventários de Emissões de GEE — completos e verificados. Por isso, somos reconhecidos com o Selo de Ouro.

Essas iniciativas estimulam a visão estratégica para temas como o de mudanças climáticas e a cultura para a gestão e compensação das emissões de GEE, fundamentais para enfrentar os impactos da crise climática.

Adquira uma das nossas soluções em mobilidade urbana

Assim como nos preocupamos com práticas sustentáveis, também valorizamos o bem-estar das pessoas. Por isso, convidamos você a conhecer a nossa nova solução: o TED, inteligência artificial para gestão de frotas, que será o seu braço direito em tarefas recorrentes, otimizando seu tempo para outras atividades! Conheça!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *