Quer saber mais sobre Ticket Car ou Fleet? Fechar

Quer saber mais sobre Ticket Car ou Fleet?

Entre em contato com a gente para tirarmos as suas dúvidas e enviarmos um orçamento!

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Car ou Fleet são perfeitos para simplificar a rotina relacionada a mobilidade e otimizar o seu tempo. Sua solicitação foi recebida por um de nossos especialistas, que entrará em contato em breve.

Voltar

Qual o melhor cartão combustível para funcionários?

25 de junho de 2023 por Ticket Log em Abastecimento
Homem sorrindo e falando no celular

O cartão combustível para funcionários é uma ferramenta que permite o controle e gerenciamento dos gastos com combustível da empresa, ao mesmo tempo em que oferece comodidade e praticidade aos colaboradores.

Com os empreendimentos cada vez mais digitalizados, os processos vêm evoluindo para proporcionar mais autonomia aos colaboradores e ao mesmo tempo auxiliar e deixar mais transparente o controle das despesas para o setor financeiro das empresas.

Dentre essas ferramentas está o cartão combustível para funcionários. Neste artigo, você vai entender melhor o que ele é, seus benefícios, como pode ser implementado nas empresas e dicas das melhores opções de cartão. 

Vamos lá?

O que é e como funciona o cartão combustível para funcionários?

O cartão combustível é uma ajuda de custo previamente calculada e oferecida pelas empresas aos colaboradores, para abastecimento dos veículos.

Organizações que possuem veículos de frota têm altos gastos mensais com o abastecimento e a utilização do cartão serve para equilibrar este custo-benefício através da economia e da gestão estratégica da frota.

O seu funcionamento se assemelha com o de um cartão de crédito e tickets de refeição, por exemplo. Mensalmente, um valor é creditado pela empresa, e o colaborador pode utilizar para o abastecimento e, dependendo da solução também pode pagar serviços veiculares como lavagem, troca de óleo e manutenção do veículo.

Cartão combustível, vale-combustível e vale-transporte, quais diferenças?

As empresas podem utilizar uma ou mais modalidades para auxiliar nos custos de transporte dos colaboradores. Esta decisão parte da análise do caso de cada trabalhador, se sua necessidade é de cartão combustível, vale-combustível ou vale-transporte. Vamos entender as diferenças.

#1 Cartão combustível

O cartão combustível é uma facilidade para que seus funcionários paguem as despesas com transporte e, ao mesmo tempo, centraliza todas as informações no seu sistema de gestão.

Os valores podem ser depositados mensalmente pela empresa para abastecimento e manutenção em geral dos veículos de frota. 

Essa funcionalidade aumenta a autonomia do colaborador e contribui para um melhor gerenciamento dos veículos por parte da empresa, evitando fraudes e gastos desnecessários com os veículos.

#2 Vale-combustível

É um benefício opcional. A empresa destina um valor mensal aos funcionários que utilizam veículo próprio para se deslocar ao trabalho, ou seja, não utilizam vale-transporte. Também é uma excelente opção para os funcionários que utilizam veículo próprio para visitar clientes.

No Brasil, a CLT não regula esse benefício, deste modo, o vale-combustível não pode ser descontado na folha de pagamento. A sua utilização e o modo como ela acontece partem de uma combinação entre empregador e empregado. 

#3 Vale-transporte

É um direito de todos os trabalhadores, previsto na CLT. A empresa tem o dever de arcar com o custo do transporte do funcionário de casa à empresa e vice-versa, não importando a distância, sendo descontado até 6%, ao mês, do salário do empregado. 

Assim, o gestor de frota pode investir seu tempo em análises e decisões estratégicas que contribuam para o resultado do negócio.

Principais benefícios do cartão combustível para funcionários

Nas organizações em que a relação entre empregador e empregado é de confiabilidade, as chances de má gestão do dinheiro diminuem. O cartão combustível para funcionários beneficia ambas as partes, neste sentido.  

Autonomia do colaborador

O cartão propicia liberdade ao trabalhador, que não fica condicionado à autorização da empresa para usá-lo e elimina a necessidade de reembolso por parte da empresa. 

Leia também: Reembolso de quilometragem: O que é? Como calcular?

Controle de dados

O cartão combustível aumenta a segurança e a transparência das movimentações financeiras. Empresa e colaboradores têm controle sobre o saldo e acompanham as despesas em tempo real

Agilidade nos processos

Sem reembolsos e emissões de notas, se desburocratiza as operações financeiras, centralizando os pagamentos. 

Além disso, a empresa pode definir um limite de gastos mensal para cada colaborador e monitorar em tempo real os gastos com combustível. A ferramenta gera relatórios automáticos, que facilitam o controle das despesas e a prestação de contas.

3 dicas de implementação do cartão combustível para funcionários

A partir do momento em que o gestor decide implementar o cartão combustível para funcionários, é preciso iniciar um estudo sobre como se dará este processo. Por isso, o ideal é ter objetivos definidos, calcular possíveis dificuldades e escolher qual o melhor cartão para realidade da empresa. 

Toda novidade que surge em uma organização demanda preparação e implementação gradual e segura. Separamos três dicas para te ajudar a refletir sobre esses pontos e fazer a escolha que beneficie empregador e colaborador.   

#1 Liste suas dificuldades e objetivos 

Dentre os objetivos da empresa com o cartão-combustível estão a facilidade e a segurança na hora de abastecer e a manutenção dos veículos da frota. Além disso, busca otimizar o tempo do reembolso e as funções administrativas relacionadas ao controle do consumo de combustível, para uma gestão mais inteligente e organizada dos recursos. 

Possíveis dificuldades operacionais podem surgir se não houver um controle efetivo e organizado sobre as receitas e despesas. Montar planilhas financeiras e deixar claro para todos os colaboradores sobre o correto funcionamento do cartão combustível podem ajudar a superar e até evitar problemas.   

#2 Escolha o cartão combustível que melhor atenda suas necessidades 

A escolha do melhor cartão combustível para funcionários vai depender da necessidade do empregador. Com a centralização dos gastos, é mais fácil observar e ter um controle sobre as ações a partir deles, mas antes, é necessário entender como o cartão irá funcionar na sua empresa, por exemplo, nos seguintes pontos:

  • Quais soluções integradas que ele possui;
  • Os serviços que o cartão combustível pode pagar;
  • Quais os recursos de gestão que ele possibilita;
  • Se o sistema possui um aplicativo para celular.

Ao se referir à estrutura que o cartão combustível comporta, fala-se da abrangência que o cartão cobre no quesito de território, a experiência de mercado e a rede credenciada que aceita o pagamento com o cartão.

O cartão combustível da Ticket Log comporta uma rede de mais de 41 mil estabelecimentos credenciados a nível nacional, e tem um histórico de mais de 30 anos de atuação no mercado.

#3 Crie uma política do uso do cartão combustível para funcionários

Depois de conhecer os seus benefícios e a importância da escolha de um cartão que atenda às necessidades da empresa, também é essencial a criação de uma política que regulamente o uso por parte dos colaboradores.

A autonomia que o funcionário adquire com o cartão combustível existe junto com um controle rigoroso das despesas. 

De forma online e em tempo real, o gestor monitora e pode criar uma política de divisão dos colaboradores em categorias, destinando mais ou menos verbas para cada grupo, a partir de uma média mensal de uso. 

Leia também: O que o Chat GPT tem a ver com a gestão de frotas?

Conheça as melhores opções de cartão combustível para funcionários

Tomar algumas decisões e fazer escolhas corretas são algumas das tarefas mais complexas e estratégicas nas empresas.

Aqui, apresentamos duas modalidades e suas vantagens, ambas possuem atendimento especializado, sete dias por semana, 24 horas por dia, via WhatsApp, chat e telefone. Ainda tem o Consultor On-line, com especialistas prontos para atender sua empresa e ajudar na análise de indicadores e construção de planos de ação personalizados, de acordo com a sua necessidade específica.

Ao disponibilizar o cartão combustível para funcionários, é importante analisar qual se encaixa melhor na demanda e necessidade da empresa. Esta escolha auxilia na gerência da sua frota de veículos, seja ela pequena, média ou grande. Conheça abaixo, os principais cartões do mercado:   

Para quem busca separação dos custos do veículo

Além do abastecimento em postos credenciados, esta solução da Ticket Log permite utilizar o cartão para pagar corridas em aplicativos de transporte, táxi e até ônibus. Uma ajuda de custo ou benefício ao funcionário, porém, muito além do abastecimento: esta é a forma mais simples de pagar combustível, serviços e deslocamento.

A modalidade tem como uma de suas principais vantagens a flexibilidade, pois, uma vez em posse do cartão, o colaborador pode pagar outros serviços, como: 

  • bicicleta compartilhada;
  • oficinas;
  • transporte privado;
  • lavagem de veículo;
  • IPVA e multas;
  • fretado;
  • estacionamento;
  • assistência técnica.

São diversas opções em mais de 12 parceiros de mobilidade, ideal para quem busca simplicidade na gestão da despesa.

Os funcionários podem acompanhar saldos, verificar postos parceiros mais próximos e até fazer pagamentos sem cartão por meio do app Minha Mobilidade

Nele, também é possível consultar serviços e parceiros disponíveis, configurar um alerta de vencimento da CNH, alterar a senha do cartão, bloquear e desbloquear, solicitar segunda via e muito mais. Ainda, o app conta com o suporte da EVA, a assistente virtual.

Para a empresa, a opção elimina a necessidade de reembolsos e notinhas, simplifica o acompanhamento das despesas, centraliza e automatiza o pagamento.

Tudo isso otimiza o tempo da equipe, agiliza a gestão operacional, financeira e fiscal, além de atribuir confiabilidade, segurança e eficiência no gerenciamento de abastecimentos.

Com o Sou Log+, plataforma de gestão para acompanhamento das movimentações e gastos, é fácil monitorar e tomar decisões, já que é possível acessar via celular, tablet e computador. 

Para quem procura mais controle nos abastecimentos

A solução mais robusta da Ticket Log permite automatizar funções, como definir regras de abastecimento, restringindo o uso do cartão em locais com os preços mais altos, horários e dias em que pode ser utilizado e até o tipo de combustível. 

Esta opção também fornece recursos digitais para a gestão de abastecimento que objetiva controlar o uso dos custos com combustível. 

Ideal para gestores que querem unir economia, segurança e progresso da empresa, a solução certifica que o dinheiro do negócio terá uma destinação correta. Por meio da plataforma Sou Log+, é possível programar regras de utilização como:

  • dias da semana;
  • horários;
  • preço do combustível;
  • cidades;
  • bairros;
  • postos etc.

Aqui, é possível escolher os parâmetros de utilização do cartão combustível para o funcionário. Caso algum colaborador tente abastecer fora das regras estipuladas, por exemplo, você pode ser notificado para recusar a utilização ou, caso prefira, programar previamente o bloqueio imediato de usos fora das regras.

Por ser um processo automatizado e que elimina reembolsos e notinhas, quem administra ganha tempo para resolver outras questões do negócio. 

Ainda, é possível ter uma completa visão financeira facilitada, como saldo, gasto atual, valores economizados, além de relatórios, extratos e outros dados importantes para a tomada de decisões.

Se precisar, também é fácil obter detalhes das movimentações como identificação do veículo, pessoa que abasteceu, posto, litros e valor de cada utilização. 

Além disso, a solução completa conta com o apoio da inteligência artificial para identificar problemas e oferecer recomendações proativas que auxiliam o gestor a economizar ainda mais!

Conclusão

Agora que você já conhece o que é, como funciona e as facilidades que o cartão combustível para funcionários proporciona, incentivamos a implementação na sua empresa. Vivemos em um período em que tudo acontece muito rápido, por isso, quanto mais pudermos simplificar, mantendo a qualidade e segurança, as chances de sucesso são grandes.

Agora que você já conhece bem as características de cada solução, que tal escolher aquela que mais se adequa à necessidade da sua empresa? Você pode testar qualquer uma delas por 60 dias livres de taxas, fazendo a aquisição de forma online.

Você também vai gostar destes artigos:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 10 comentários

  1. Matheus Araujo disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de estar adicionando o cartão de vocês em nosso sistema de vendas, trabalhamos com as maquinas da Cielo. Tem uma empresa aqui na cidade quem os carros tem o cartão Ticket Fleet e gostaríamos de estar passando ele aqui em nosso posto.

  2. JOSE ROBERTO disse:

    BOM DIA.
    GOSTARIA DE CREDENCIAR MINHA EMPRESA PARA RECEBER ATRAVÉS DOS CARTÕES.

  3. Dayson Cabral disse:

    Bom dia,
    Não consigo entrar em contato. Quero cadastrar minha empresa.

  4. Simone Ludovino disse:

    Bom dia!
    Temos interesse em adquirir o produto, somos revendedores e gostaríamos de aderir a máquina para recebimento pelo cartão ticket fleet.

  5. Lucas disse:

    Olá eu preciso cadastrar a senha do cartão Ticket fleet

    • Ticket Log disse:

      Entendi, neste caso recomendo que você entre em contato com nossa Central de atendimento, através do telefone ?4002 4099 , pois lá conseguimos passar mais informações sobre seu acesso. ?