Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Terceirização de frotas: vale a pena ou não?

30 de janeiro de 2020 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Negociação na terceirização de frotas

A terceirização de frotas, ou locação de veículos para empresa, é uma tendência que vem se firmando cada vez mais no mercado da mobilidade. Isso porque é consenso que, para reduzir despesas e otimizar tempo, uma gestão de veículos aprofundada e eficiente é essencial.

No post de hoje, vamos te mostrar algumas vantagens e desvantagens de adotar essa prática, além de dicas para descobrir se essa alternativa é ideal para a sua empresa. Vem com a gente!

O que é a terceirização de frotas?

Você já sabe o que é e como fazer gestão de frotas, certo? Então, já está na metade do caminho para entender a terceirização. O que acontece é o seguinte: ao invés de adquirir a frota, a empresa firma um contrato de longo prazo com uma locadora, que concorda em ceder os veículos para uso e, em algumas situações, fornecer outros serviços relacionados.

Vantagens da terceirização de frotas

  • Previsibilidade de custos: a partir do momento em que a gestão de despesas é realizada pela empresa terceirizada, é possível ter uma noção mais exata da quantia necessária para manter a frota;
  • Manutenção e seguro em dia: a empresa terceirizada se responsabiliza pela frota, logo, as burocracias que envolvem a manutenção e a asseguração dos veículos não ficam por conta do contratante;
  • Veículos novos e atualizados: como veículos a serviço tendem a rodar bastante, a renovação da frota ocorre de maneira frequente, assim como a atualização dos modelos.

Desvantagens da terceirização de frotas

  • Descentralização dos processos: com a entrada de um novo agente na gestão, é necessária uma adaptação de fluxos e procedimentos. Como isso é feito através de outra empresa, a comunicação e o alinhamento durante essa fase acabam saindo prejudicados;
  • Menor controle da frota: como o gerenciamento dos veículos é repassado ou dividido com a empresa terceirizada, o contratante perde autoridade na administração de suas próprias operações;
  • Prestação de contas: para que o controle da frota flua da melhor maneira possível, a empresa terceirizada e o contratante devem estar sempre em contato, o que pode representar uma preocupação a mais para o gestor;
  • Aumento de custos: com o intermédio da empresa terceirizada, despesas relativas à manutenção e asseguração da frota podem ser mais altas.

Terceirização de frotas ou melhorias na gestão?

Se você busca por economia de gastos e de tempo com processos relacionados à gestão de frotas da empresa, pode ser que a locação de frotas não resolva todos os problemas. Hoje, várias empresas contam com os sistemas de gestão que acontecem através do controle feito por cartões de serviço (exemplo: cartões para abastecimento e manutenção).

Esse recurso é usado tanto para frota de veículos próprios quanto locados, um indicativo de que as soluções da terceirização de frota são relacionadas a gastos mais específicos (IPVA e seguro), mas não aos recorrentes (abastecimento).

Uma exemplo mais prático é a nossa solução Ticket Fleet, que auxilia o gestor de frotas no controle de abastecimento e manutenção.

Funciona assim: o gestor administra a plataforma e define parâmetros e regras de uso dos cartões para os condutores. Ao mesmo tempo, é possível obter relatórios e dados sobre a frota, para servir de apoio para decisões estratégicas e realizar ajustes em tempo real. E ainda tem várias outras vantagens, olha só:

  • Otimização do tempo: com menos demandas operacionais, é possível se dedicar a aspectos analíticos da gestão;
  • Simplificação do pagamento: todas as transações são centralizadas na plataforma, garantindo o correto uso da verba;
  • Informações sobre custos de combustível: é possível ter acesso a índices atualizados de preço por litro nos postos credenciados;
  • Terceirização da gestão: é possível deixar a gestão do abastecimento com um analista exclusivo contratado pela Ticket Log.

Se você quiser saber mais sobre como essa solução pode te ajudar, preparamos um post explicando por que deixar a gestão de combustível com a Ticket Fleet. Não deixe de conferir!

Seja qual for a maneira escolhida para gerenciar a sua frota, esperamos ter ajudado a tornar sua operação mais eficiente e produtiva. Só assim, com simplicidade, é possível valorizar o tempo e dedicá-lo ao que realmente importa!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *