gestão da mobilidade

Gestão da Mobilidade para Empresas: Guia Definitivo

6 de março de 2017 por Ticket Log em Mobilidade
Voltar 0

Gestão da Mobilidade é um conceito que pretende promover o transporte sustentável e gerir a demanda do uso dos automóveis para um transporte mais eficiente e integrado. As medidas de Gestão da Mobilidade não exigem necessariamente grandes investimentos financeiros e podem ter um elevado custo-benefício.

Gestão da mobilidade é um fator importante na sua empresa? Se você deseja ter uma equipe produtiva e satisfeita, deveria ser. Mesmo.

Você sabe qual impacto das decisões da sua empresa acerca do transporte da equipe? De forma direta ou indireta, a mobilidade dos funcionários interfere tanto nas vendas quanto no controle das despesas no fim do mês.

No atual contexto de intensas transformações em como a população se relaciona com os meios de transporte públicos e privados, gestão da mobilidade é uma peça chave para gerir tanto os recursos humanos quanto as finanças de uma organização em busca de maiores resultados.

Faça um diagnóstico da sua gestão de veículos e veja como economizar com uma mobilidade inteligente.

Este guia irá ajudá-lo a compreender melhor este conceito e como você pode usá-lo estrategicamente para aplicar soluções sustentáveis ao dia a dia da sua organização.

Boa leitura!


Gestão da Mobilidade: definição

A definição de gestão da mobilidade, aprovada pela Plataforma Europeia para a Gestão da Mobilidade (EPOMM – European Platform on Mobility Management), envolve as medidas que promovem o transporte sustentável e gerenciam a procura da utilização de automóveis, alterando as atitudes e o comportamento dos seus usuários.

Na essência da Gestão da Mobilidade estão medidas brandas e profundas. As brandas (como a informação e a comunicação, a organização de serviços e a coordenação de atividades de diferentes parceiros) reforçam a eficácia das profundas no âmbito do transporte urbano (por exemplo, novas linhas de metrô, estradas e ciclovias).

Vamos exemplificar! Em uma cidade em que a Gestão da Mobilidade está bem implementada:

  • Se percebe campanhas e ações de incentivo do deslocamento a pé, de bicicleta e de transportes públicos;
  • Se dispõe de um serviço de aluguel de carros compartilhados (carsharing) à porta de sua casa;
  • Pode-se consultar um centro local de mobilidade para planejar viagens de lazer e turismo envolvendo o transporte público;

Estes são alguns exemplos de como as medidas de Gestão da Mobilidade raramente estão isoladas; pelo contrário, surgem cada vez mais integradas em campanhas de informação em conjunto com infraestruturas, políticas de preços ou regulamentações.

No âmbito das empresas, a lógica é a mesma. Realizando uma gestão estratégica e conectada da mobilidade dos seus funcionários e mercadorias você contribui por um transporte mais sustentável, eficiente e com múltiplas possibilidades.


8 Benefícios da Gestão da Mobilidade Estratégica

gestão da mobilidade

Confira abaixo a lista das principais vantagens em realizar uma gestão mais sustentável e integrada da mobilidade na sua empresa:

1) Melhor Qualidade de Vida dos funcionários

Oferecendo mais possibilidades para atender às necessidades de deslocamento dos funcionários, você garante mais conforto e agilidade à rotina de cada um. É necessário que a empresa considere as diferentes realidades dos funcionários para promover mais disposição à sua equipe.

2) Aumento da produtividade

Uma equipe produtiva precisa ser especialista em gerenciar o recurso mais importante do dia a dia: o tempo. Otimizar o tempo de deslocamento é investir em mais eficiência e eficácia para as operações da sua empresa. O resultado desse investimento aparece junto com o atingimento das metas ao fim de cada ciclo.

3) Redução do risco de acidentes de trabalho

Durante o percurso da residência ao local de trabalho, é o principal momento em que os funcionários estão sujeitos a acidentes e outras situações de risco. Se preocupar em fornecer a assistência adequada para eventuais manutenções nos veículos em situações emergenciais, por exemplo, deve ser uma prioridade para o conforto da sua equipe.

4) Redução do número de faltas e atrasos;

Atrasos e faltas atrasam o calendário de atividades e comprometem a produtividade das operações de uma empresa. A gestão estratégica da mobilidade confere um planejamento e múltiplas possibilidades para otimizar o deslocamento dos colaboradores mediante às condições de trânsito e dificuldades com os meios de transporte.

5) Redução da rotatividade de pessoal

Reduzir a rotatividade de funcionários é uma consequência de melhores condições de trabalho. A otimização de tempo, processos e recursos relativos à gestão de veículos pode interferir diretamente na satisfação e comprometimento do colaborador com a empresa.

6) Redução dos custos com mobilidade

Economia sempre será um dos focos para uma gestão estratégica, não é? Reduzir os custos e melhorar os resultados é um dos resultados da aprimoramento da mobilidade de uma empresa.

7) Maior disponibilidade

Para evitar custos desnecessários e impactos nas operações diárias da empresa, planejamento e acompanhamento integral do desempenho da frota de veículos é essencial.

8) Redução da pegada de carbono

Economizando em viagens, utilizando o combustível mais adequado, e otimizando o uso de veículos você não somente melhora a produtividade e reduz os custos da sua empresa: você está contribuindo para uma rotina mais sustentável que gera menos danos à natureza.

Quer saber mais sobre como você pode contar com as soluções integradas para melhorar o controle e a gestão de seus veículos? Fale agora com um especialista em gestão da mobilidade.


4 Passos para Gestão da Mobilidade Estratégica

1) Tenha um Painel de Gestão de Abastecimento

Com uma ferramenta que fornece relatórios completos sobre os seus veículos você terá controle total da sua frota. O balanço completo da sua gestão da mobilidade deve conter os seguintes registros:

  • Valores de despesa;
  • Litros consumidos;
  • Preço por litro;
  • Quilometragem rodada;
  • Custo por quilômetro rodado;
  • Quilômetro rodado por litro;
  • Emissão de GEE (Gases Efeito Estufa) por veículo.

Com um painel de gestão de abastecimento, é possível o acompanhamento da performance dos veículos e dos condutores, para aplicar ações de melhoria, aumentando a segurança e a disponibilidade da frota.

2) Use Telemetria para acompanhar a sua frota

Não tem como pensar em gestão de veículos sem falar em sistema de telemetria e gestão de abastecimento. Mais do que monitoramento de dados, a telemetria veio para ficar e avança em sistemas cada vez mais completos para gerenciar toda operação logística do negócio.

Há 15 ou 20 anos, a telemetria era relacionada à função de acompanhar o trajeto de cargas e as ações do motorista. Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia de dados, é possível ir muito além e fazer a diferença dentro das empresas tanto em segurança quanto em produtividade.

3) Automatize processos

Para uma gestão eficiente, é necessário a economia de tempo para agilizar processos e focar no que é prioridade: pensar na evolução do negócio.
Automatização na gestão de abastecimento implica na centralização do pagamento em um único fornecedor, ganhando tempo e segurança financeira. Evitar a necessidade de registro de todas as despesas de veículos e do reembolso dos motoristas não só dinamiza o dia a dia como gera mais conforto para os funcionários.

4) Facilite o acesso a serviços de manutenção

Com uma equipe sempre nas ruas, uma atenção especial ao suporte para manutenção e outros tipos de serviços veiculares é responsabilidade do gestor.

Facilidade de verdade é ter a resposta para todas essas necessidades sempre à mão. Contar uma rede credenciada para atender seus veículos 24h por dia é muito fácil com a Ticket Log.

A Ticket Log possui a maior cobertura de estabelecimentos credenciados do mercado, localizados em pontos estratégicos para maior simplicidade na sua rotina. São mais de 18 mil oficinas e postos credenciados, cobertura completa para atender seus motoristas onde e quando precisarem.


Conclusão

gestão da mobilidade

Uma gestão da mobilidade efetiva necessita de soluções integradas para a gestão de abastecimento e suporte à frota de veículos.

A ferramenta mais completa do mercado para gestão da mobilidade é o Ticket Fleet, da Ticket Log. Com ela você melhora a gestão de abastecimento dos veículos da sua empresa e reduz as despesas com combustível.

O Ticket Fleet conta com ferramentas de Telemetria, que potencializa o desempenho dos veículos e atua nos custos invisíveis da frota, oferecendo maior segurança ao motorista e ao patrimônio.

A garantia de preço justo em peças e mãos de obra na hora da manutenção ou revisão resulta em maior economia e produtividade. Só a Ticket Log possui a rede credenciada capaz de fornecer o suporte para os seus veículos a qualquer momento.

Como é feita a gestão da mobilidade da sua empresa? Conte sua experiência nos comentários!

Solicite já um orçamento para implementar o Ticket Fleet na sua empresa e comece hoje uma gestão inteligente da mobilidade.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *